Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Filho de Lula é o maior acionista da Petrobras #boato

Filho de Lula é o maior acionista da Petrobras #boato

Filho de Lula é o maior acionista da Petrobras, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Descobriram que a Petrobras pertence a uma empresa que tem nome estrangeiro, mas é do Brasil. E o maior acionista da empresa é o filho do ex-presidente Lula.

Ao contrário de eleições recentes (que focaram na questão da corrupção), uma das questões que mais vai influenciar o voto neste ano é a econômica. O preço dos combustíveis, por exemplo, está virando motivo para a escolha dos candidatos. Neste sentido, um texto está viralizando na internet.

Um vídeo de um homem em um carro aponta que “descobriram” que o maior acionista da Petrobras é, olha só, o filho do presidente Lula. Ele aponta que ele seria a pessoa com maior fatia de uma “empresa com nome estrangeiro”, mas de brasileiros. O sujeito apontou, ainda, que eles receberam 900 bilhões. Leia a transcrição do arquivo que circula por aí:

Confira o desmentido em vídeo:

Transcrição: Então descobriu que a empresa estrangeira investidora na Petrobras que meio que manipula o preço né do barril de petróleo no Brasil né que virou lei que era para ser em dólar na gestão do temer, essa empresa não é estrangeira. É uma empresa com o nome estrangeiro só que é formada por brasileiros, a maioria deles políticos e filhos de político e descobriram que o maior acionista dessa empresa quem é o filho do Lula.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vai dar coco vai dar coco, só Jesus. É o Brasil gente só maracutaia tem 900 bilhões eu acho que é para dividir Entre esses caras. esse supostos acionistas. Por isso que a gente tá sofrendo. E aí é para dar, o presidente Bolsonaro abriu CPI aí para por aí se vai dar coco agora. Tem notícias no Deezer e Spotify anunciando também

Versão 1: Filho de Lula e um dos melhores acionistas da Petrobras. Vai vendo Brazil Versão 2: MAIOR ACIONISTA DA PETROBRAS, É O FILHO DO LULA, NÓS OTÁRIO !! Versão 3: MAIOR ACIONISTA DA PETROBRAS, FILHO DO LULA !! Versão 4: FILHO DO LULA ESTÁ ATRÁS DOS AUMENTOS DOS COMBUSTÍVEIS? GEORGE SOROS TAMBÉM? Urgente exigimos a CPI da Petrobras e prisão desta quadrilha URGENTE

Filho de Lula é o maior acionista da Petrobras?

A história já começou a se espalhar com todas as forças entre grupos bolsonaristas. Só que só há dois detalhes: o vídeo não apresenta qualquer prova e não é verdade que o filho de Lula é o maior acionista da Petrobras.

A mensagem, o história e as notícias recentes já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. O texto tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, não é de hoje que surgem boatos na internet relacionados a “posses” do filho de Lula. Há fake news clássicas como a que apontava que o “Lulinha” seria o dono da Friboi, acionista da Sinovac, de ilhas e fazendas.

Ao buscar por notícias sobre o assunto “filho de Lula” ser dono da Petrobras, nada encontramos. Na realidade, o maior acionista da empresa, de acordo com a própria página da empresa, é o governo federal. Depois disso, a lista é seguida pelo BNDES e por acionistas estrangeiros. Não há qualquer filho de Lula ou mesmo uma “empresa privada” na lista de acionistas.

É importante citar que a pessoa do vídeo dá outras informações erradas. Uma delas, óbvia, é que aponta que os acionistas lucraram R$ 900 bilhões. O valor (mais da metade do PIB do Brasil) nem cabe numa situação dessas. No último ano, a Petrobras (toda a empresa) teve lucro de R$ 106,6 bilhões.

A segunda é a que aponta que “Bolsonaro” abriu um CPI da Petrobras. Primeiro, Bolsonaro não abre CPI alguma. As Comissões Parlamentares de Inquérito são abertas pelo Congresso. Ou seja: por senadores e deputados. Segundo, a CPI ainda não foi aberta.

Resumindo: a informação que aponta que o filho do ex-presidente Lula é o principal acionista da Petrobras é falsa. A pessoa que falou no vídeo não se baseou em nenhuma fonte confiável e basta uma busca para vermos que a informação não se sustenta.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso