Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mensagem que afirma que a FDA está recomendando a ivermectina para o tratamento da Covid-19 distorce a realidade

Mensagem que afirma que a FDA está recomendando a ivermectina para o tratamento da Covid-19 distorce a realidade

FDA passou a recomendar ivermectina contra a Covid-19 nos EUA, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – História aponta que a agência reguladora dos EUA, a FDA, está recomendando o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19

  Análise

A pandemia da Covid-19 transformou o mundo entre 2020 e 2022. A doença causou milhares de mortes, medo e isolou as pessoas. Não só isso, a pandemia também trouxe um boom de desinformação na internet.

Mas as fake news não acabaram junto com a pandemia. De acordo com uma história que está circulando por aí, a FDA, agência reguladora dos Estados Unidos, teria recomendado o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19. Confira:

Vídeo: é falso que decreto permite confisco de doações para colocar "selo do PT"

Versão 1: “FDA AUTORIZA USO DA IVERMECTINA. O QUE FOI QUE MUDOU? O ILUSIONIMO ESTÁ CHEGANDO AO FIM. QUE OS RESPONSÁVEIS PAGUEM PELO QUE FIZERAM COM A HUMANIDADE – NUREMBERG 2.0 __________________________________________”.

Versão 2: “FDA AUTORIZA MÉDICOS AMERICANOS A TRATAR COVID COM IVERMECTINA! O QUE MUDOU?”. Versão 3: “Depois do massacre de centenas de milhares nos últimos 3 anos, o FDA agora passa a recomendar a ivermectina para tratar a COVID-19… Será que com a enxurrada de evidência refutando a insana campanha deles contra o antiviral, eles estão passando a temer judicialização? Vamos ver”.

A história gerou um enorme burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e lembroudo enorme histórico de fake news sobre o assunto. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que uma universidade da Austrália descobriu que a ivermectina cura a Covid-19 em 48h. Também a que indicava que o diretor da Anvisa teria criticado a vacina contra a Covid-19 e recomendado a ivermectina e, por fim, a que apontava que o Japão teria declarado que a ivermectina seria mais eficaz que as vacinas.

A partir disso, separamos três perguntas para desvendarmos essa história: 1) A FDA passou a recomendar a ivermectina contra a Covid-19? 2) O que ocorreu entre a FDA dos EUA e os médicos que defendem a ivermectina? 3) Devemos tomar a ivermectina contra a Covid-19?

Checagem

FDA passou a recomendar a Ivermectina contra a Covid-19?

Não. Na realidade, a FDA apenas reconheceu a autoridade do médico para receitar a ivermectina off-label (para casos em que o medicamento não foi estudado e desenvolvido). Em seu Instagram, a médica doutora Luana Araújo ressaltou que o caso foi retirado de contexto. Usando uma publicação da FDA no Twitter, ela explicou que a FDA aprovou o uso da ivermectina, em alguns casos, em humanos e animais.

Porém, em nenhum momento, a FDA aprovou ou autorizou o uso do medicamento em humanos para tratar a Covid-19. A própria FDA segue ressaltando a falta de segurança e eficácia da ivermectina na Covid-19. Além disso, a doutora Luana Araújo também destacou que a própria FDA fez um duro trabalho no combate à desinformação sobre o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19, desaconselhando o seu uso nesses casos.

O que ocorreu entre a FDA dos EUA e os médicos que defendem o remédio?

De forma bastante suscinta e objetiva: a FDA foi obrigada a reconhecer a autoridade do médico na prescrição da ivermectina off-label. Há algum tempo, um grupo de médicos entrou com um processo contra a FDA por acreditar que a agência estaria interferindo ilegalmente nesse direito, após repetir e recomendar que a ivermectina não fosse usada para o tratamento da Covid-19. Ou seja, a questão tem a ver com o direito do médico poder ou não receitar o medicamento e não que o medicamento funcione para essa situação.

Devemos tomar a ivermectina contra a Covid-19?

Definitivamente não. Hoje, temos as vacinas que reduzem (e muito) o risco de morte e de complicações pela doença. No geral, descanso, cházinho e remédios para dor ou possíveis infecções associadas são o suficiente para se recuperar bem da Covid-19. Em casos onde haja complicações, um tratamento mais intensivo se faz necessário. Por isso, se tiver sinais da doença, vá até o hospital, faça o exame e consulte com um médico para saber o melhor tratamento para você.

Não é necessário tomar ivermectina ou qualquer outro remédio que se apresente como milagroso na prevenção ou tratamento da doença. Na maior parte dos casos, a Covid-19 se comporta como a gripe e, em poucos dias, os sintomas vão embora. Em março de 2021, quatro pessoas que haviam feito uso do “kit Covid”, incluindo a ivermectina, foram diagnosticados com hepatite medicamentosa e entraram para a fila nacional de transplantes, na espera por um novo fígado. Não existem evidências científicas robustas que suportem o uso da ivermectina contra a Covid-19. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e a farmacêutica Merck, responsável pela fabricação do medicamento, afirmaram que a ivermectina não apresentou bons resultados no combate à doença e que os estudos que mostravam benefícios apresentavam problemas metodológicos e de relevância.

Conclusão

Enganoso 😈

A FDA não recomendou o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19. Na realidade, a agência reguladora dos EUA apenas reconheceu a autoridade dos médicos em receitarem a ivermectina off-label (para casos em que ela não foi estudada e desenvolvida). A FDA foi obrigada a reconhecer esse direito, porque um grupo de médicos entrou com um processo contra a agência reguladora, afirmando que ela estaria interferindo ilegalmente nesse direito após recomendar, de forma recorrente, que a ivermectina não fosse usada para o tratamento da Covid-19. Com isso, a FDA reconheceu o direito do médico prescrever a ivermectina off-label, mas não recomendou e nem autorizou o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19. A FDA segue desaconselhando o uso do medicamento nesse caso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm