Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Universidade da Austrália descobriu em abril de 2023 que a ivermectina cura a Covid-19 em 48 horas #boato

Universidade da Austrália descobriu em abril de 2023 que a ivermectina cura a Covid-19 em 48 horas #boato

Universidade da Austrália descobriu em abril de 2023 que a ivermectina cura a Covid-19 em 48 horas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma universidade da Austrália descobriu, agora em abril de 2023, que a ivermectina cura a Covid-18 em apenas 48 horas.

A pandemia já arrefeceu, a vacinação já de mostrou eficaz, mas ainda tem negacionista que fica espalhando fake news sobre os imunizantes. Hoje, vamos falar de uma história que aponta para um suposto “estudo bombástico”.

De acordo com mensagens que estão se espalhando na internet, uma universidade da Austrália teria descoberto em abril de 2023 que a ivermectina cura a Covid-19 em 48 horas. Leia algumas das mensagens que estão circulando online (elas estão circulando junto com um vídeo):

Versão 1: Per-review estudo feito por universidade na Austrália a Abril de 2023 descobriu que a ivermectina elimina o coronavírus em 48horas. Fico pensando quantas vidas poderiam ter sido salvas, mas preferiram  politizaram o vírus,  trancar pessoas, criar o pânico, fizeram caixões de palanque tudo para atingir o Governo Bolsonaro. A mentira tem perna curta, a verdade vindo à tona.

Versão 2: Estudos feitos pela universidade da Austrália. Comprova que a Ivermectina combate o coronavirus em 48 horas. Tantas vidas vidas poderiam ser poupadas se a esquerda. Não tivesse politizado o vírus para colocar a culpa das mortes no governo Bolsonaro. Per-review estudo feito por universidade na Austrália 🇦🇺em Abril de 2023🦘descobriu que a ivermectina 💊elimina o coronavírus🦠 em 48horas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 3: IVERMECTINA: ESTUDOS de ABRIL 2023 declaram que em 1 única dose de Ivermectina é suficiente para eliminar o Vírus Covid 19 em menos de 24 hs.
👉Quem tomou Ivermectina pode se dar os Parabéns, eu lamento muito pelos que se foram, quando o tratamento é tão simples !  Versão 4:💥📢IVERMECTINA: ESTUDO REVISTO POR PARES (ABRIL 2023) DESCOBRIU QUE MESMO UMA ÚNICA DOSE DO FÁRMACO PODERIA ELIMINAR COVID EM MENOS DE 48H💥

Universidade da Austrália descobriu em abril de 2023 que a ivermectina cura a Covid-19 em 48 horas?

A história se espalhou com todas as forças na internet. Porém, a tese foi inviabilizada por dois detalhes: o estudo é antigo, já foi refutado e, não, a ivermectina não cura a Covid-19.

Apesar da empolgação de algumas pessoas falando que o estudo em questão ocorreu em abril de 2023, o estudo australiano, mais exatamente da Universidade Monash, foi realizado no início da pandemia, em abril de 2020.

Foi justamente este estudo que serviu como pedra fundamental para a hipótese de que a ivermectina poderia curar a Covid-19. Porém, descobriu-se com o passar do tempo que o medicamento se mostrou ineficaz contra doença (o que é uma pena, aliás). Em julho de 2020, o Boatos.org falou sobre a tese. Relembre:

O tal estudo citado na história, de fato, existiu. Mas o percurso completo da pesquisa e os resultados não foram exatamente assim como a publicação está divulgando. O artigo “A droga ivermectina aprovada pela FDA inibe a replicação da SARS-CoV-2 in vitro”, que resultou de um estudo sobre a ação da ivermectina sobre o novo coronavírus, foi publicado no início de junho de 2020 na revista Antiviral Research. O trabalho foi uma parceria entre pesquisadores da Universidade Monash e do laboratório de infecções virais do Hospital Real de Melbourne, na Austrália.

O fato é que a ivermectina foi sim capaz de inibir a replicação do novo coronavírus… em células in vitro (isto é, dentro do laboratório). Uma publicação da pesquisa no site da Universidade Monash alerta para a não automedicação, uma vez que o estudo mostrou eficácia somente em células in vitro, não em humanos. É importante ressaltar também que a dosagem que se mostrou eficaz nessa investigação é 50 a 100 vezes maior do que o limite considerado seguro para o ser humano.

No final de junho de 2020, a Universidade Monash anunciou que havia recebido recursos para o desenvolvimento ou continuação de cinco projetos da instituição. Um deles foi o estudo sobre a ivermectina. Com os fundos da pesquisa garantidos, os cientistas começaram a investigar mais a fundo a ação da ivermectina sobre o novo coronavírus (tentando confirmar o mecanismo de ação da substância e também sua combinação com outros medicamentos em potencial). A partir disso, os pesquisadores estão trabalhando no chamado ensaio clínico de fase II acelerado. Isto é, a avaliação da eficácia terapêutica da substância, a relação dose/resposta e a determinação da dose terapêutica apropriada. Ainda não se sabe quando os testes ficarão prontos. Ou seja, é cedo para dizer que a ivermectina pode ser usada com segurança e eficácia em quadros de Covid-19. A única coisa que sabemos com certeza, até o momento, é que não existem pesquisas que comprovem os benefícios da ivermectina no combate ao novo coronavírus.

Vale apontar que entre julho de 2020 e junho de 2023, nada mudou em relação à ivermectina e a Covid-19. O remédio continua sendo ineficaz contra a doença e, como falamos lá no início do texto, a pandemia já arrefeceu, a vacinação já se mostrou eficaz, mas ainda tem negacionista que fica espalhando fake news sobre os imunizantes.

Resumindo: é falso que um estudo na Austrália de 2023 comprovou que a ivermectina cura a Covid-19. O estudo ocorreu em 2020 e já se descobriu que o fármaco não é eficaz contra a doença.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm