Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Drauzio Varella, Nobel de medicina, diz que se gasta mais com silicone do que com Alzheimer #boato

Drauzio Varella, Nobel de medicina, diz que se gasta mais com silicone do que com Alzheimer #boato

Boato – Dr. Drauzio Varella, que ganhou Nobel de Medicina, criticou investimentos em remédios para a virilidade masculina e silicone. Ele disse que se gasta mais com isso do que com tratamento para Alzheimer. 

Conhecido por suas participações em quadros do Fantástico da Rede Globo, o Dr. Drauzio Varella ficou famoso por tratar de assuntos como câncer, obesidade e Alzheimer na televisão aberta.

Segundo uma mensagem que circula online, a dedicação do oncologista na divulgação de conhecimentos medicinais no Brasil resultou em um Nobel de Medicina. O texto afirma ainda que, durante o discurso, Drauzio criticou os investimentos em remédios para virilidade masculina e silicone. A mensagem viralizou em espanhol e foi compartilhada no Brasil como a “frase do ano” do oncologista. Confira na tradução:

A frase do ano, dita pelo prêmio Nobel de medicina. Essa frase já foi dita pelo ganhador do Prêmio Nobel de Medicina (o ancologista  brasileiro Drauzio Varella). No mundo atual esta se investindo cinco vezes mais em remédio para verillídade masculina e silicone para as mulheres do que na cura do mau de alzheimer. Daqui a alguns anos teremos velhas de seios grandes e velhos de PINTOS DUROS, mais que não se lembrarão para que serviram. Dr. Dráuzio Varella.

Drauzio Varella, Nobel de medicina, diz que se gasta mais com silicone do que com Alzheimer?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem se espalhou muito na internet e fez muita gente compartilhar a hashtag #soliverdades. Mas será mesmo que Drauzio ganhou o Nobel da Medicina e fez a tal crítica? A resposta é não. Entenda os porquês.

O primeiro motivo está no fato de que a mensagem carrega as principais características de boatos online. É vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Sem contar com o fato de que o médico é constantemente envolvido em boatos. Por aqui, já passaram histórias envolvendo alertas sobre o câncer, política e até o nome do oncologista.

Além disso, Drauzio Varella nunca ganhou o Nobel de Medicina. Vale dizer que a tal “frase do ano” já circula há algum tempo na internet. Ao buscar pelo tema, encontramos registros desde 2012. Na época, o E-farsas (site que também desmente boatos na internet) explicou o caso. Segundo o site, a equipe do médico desmentiu a informação: “não! Essa frase não é do Dr. Dráuzio”.

Por sinal, vale dizer que a história fez sucesso até na França. Em 2014, uma matéria no UOL, também desmentiu a informação e falou da repercussão do boato na França.

Resumindo: Drauzio Varella nunca disse a tal frase e tampouco ganhou o Nobel da Medicina. Ou seja, a história é falsa e você caiu em mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.