Drauzio Varella diz que água gelada faz mal e causa câncer #boato

Boato – O Dr. Drauzio Varella, que cuida de medicina ortomolecular, recomendou que tomar água gelada de manhã faz mal e entope veias do coração.

Depois de uma quarentena (causada pelo período eleitoral), um tipo de boato está voltando com força na internet: os alertas falsos de saúde. E a história da qual vamos tratar agora usa o nome de um dos médicos mais famosos do Brasil: o Dr. Drauzio Varella.

De acordo com uma mensagem que está viralizando online, o Dr. Drauzio Varella teria dado uma dica matinal para a saúde: evitar tomar água gelada. De acordo com o texto, a água gelada faz mal, fecha as veias do coração, cria problemas no fígado, afeta o estômago e causa câncer. Leia a mensagem que circula online:

Dica da Manhã E eu aqui achando que água gelada só afetava a garganta… A ÁGUA GELADA FAZ MAL PARA VOCÊ. No passado, dizia-se que: se a água gelada não lhe afetar na juventude, vai afetar na velhice. A água gelada fecha 4 veias do coração e causa ataque cardíaco. Bebidas geladas são a principal causa de ataques cardíacos.

A água gelada cria problemas no fígado; prende a gordura ao fígado. Muitas das pessoas que aguardam por um transplante de fígado, são vítimas da água gelada. A água gelada afeta as paredes internas do estômago. A água gelada afeta o estômago e o intestino grosso, causando câncer. Por favor não guarde isto para você. Repasse para ajudar outras pessoas. Dr Dráusio Varella – Medicina ortomolecular.

Drauzio Varella disse que água gelada faz mal e causa câncer?

A mensagem se espalhou muito na internet e deixou muita gente pensando duas vezes antes de pegar a garrafa de água na geladeira. Mas será mesmo que o Dr. Drauzio Varella disse que água gelada faz mal e será que a dica de ouro “procede”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na realidade, o único “fato novo” que temos na mensagem de hoje é a assinatura do Dr. Drauzio Varella. A tal dica da água gelada já foi desmentida por duas oportunidades aqui. Em uma, a dica veio em conjunto com texto que dizia que água morna cura câncer. Em outra, o foco era “água gelada” (o texto, aliás, era igual a esse). Como a tese já foi desmentida, veja o que escrevemos e já voltamos para complementar:

O texto afirma que a água gelada pode provocar problemas cardíacos, além de problemas no fígado. Pois bem, o máximo que pode acontecer é agravar a dor de garganta. Inclusive, muitos profissionais afirmam que a água gelada pode trazer benefícios como o emagrecimento, por exemplo.

Além disso, as recomendações para evitar o infarto continuam sendo as mesmas: reduzir a exposição aos fatores de risco – fumo, obesidade, diabetes, hipertensão, níveis altos de colesterol, estresse, vida sedentária e/ou histórico familiar de doenças cardíacas.

No texto que desmentimos a tese da água morna, também falamos da gelada. Por sinal, este texto que estamos desmentindo era um trecho do outro boato. Nada do que falam sobre os “malefícios da água gelada” procede.

Já deu para a ver que a tese que “detona” a água gelada não tem fundamentação científica alguma. Só para completar o pacote, saiba que Drauzio Varella também não escreveu nada do tipo. Os motivos são três: 1) Não encontramos nenhuma declaração dele a respeito. 2) Drauzio Varella não realiza medicina ortomolecular. Veja no currículo dele. 3) A mensagem é tão mequetrefe que erra até o nome do médico.

Resumindo: a história que aponta que o Dr. Drauzio Varella recomendou que as pessoas não bebam água gelada de manhã porque podem ter câncer é falsa. Trata-se de um texto velho e já desmentido que agora tem uma “assinatura nova” só para voltar a viralizar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)