Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Dentista boliviana está certa ao dizer que vacinas contém grafeno #boato

Dentista boliviana está certa ao dizer que vacinas contém grafeno #boato

Anitta lança novo projeto “Só Para Baixinhos” que ensina sexo a crianças, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Uma dentista da Bolívia descobriu que vacinas como da Covid-19 e da hepatite estão contaminadas com grafeno e outras substâncias venenosas.

Nos últimos dias, estamos vendo um crescimento gigantesco de informações falsas sobre a vacinação contra a Covid-19. Uma delas veio de uma mulher que se identifica como uma “dentista da Bolívia”.

Uma série de vídeos dela mostrando no microscópio algo que seria o líquido de diversas vacinas (como da Covid-19, hepatite, gripe e outras) seria a prova de que as vacinas estariam contaminadas com grafeno e outras substâncias.

No vídeo, ela mostra o que seriam os venenos e “alerta” contra a imunização. “Denúncia de dentista boliviana sobre as vacinas, inclusive a de covid, que contém substâncias venenosas, como grafeno”, diz uma das mensagens que estão circulando. Leia a transcrição do vídeo:

Vacina contra a hepatite que estão obrigando em todos os escritórios está totalmente contaminada. Eu gostaria que as pessoas coloquem isso em seus filhos, os gerentes das empresas e coloquem em seus filhos, em suas esposas e vejam se as coisas estão indo bem por aí, então ninguém pode ser obrigado a trabalhar, a ter uma vacina dessas que é um veneno. E isso é absolutamente. Pessoas contaminadas, uma única gota. E amanhã farei o teste da gota seca, onde a intoxicação é muito evidente.

Dentista boliviana está certa ao dizer que vacinas contém grafeno?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O vídeo, mesmo sendo em espanhol, se espalhou com todas as forças aqui no Brasil. Só que, assim como em outros casos, não passa de uma série de acusações falsas e sem provas contra a vacina.

O primeiro ponto está respondido no histórico de fake news que envolvem vacinas e grafeno. Não é a primeira vez que surgem acusações baseadas em “microscópios” de que as vacinas têm grafeno e que isso seria um grande risco (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Já falamos algumas vezes (sempre com base em informações confiáveis) que o grafeno não está na fórmula da vacina contra a Covid-19. E, ao contrário do que apontam as mensagens falsas, uma “olhada no microscópio” não prova o contrário.

No caso da dentista boliviana, descobrimos um artigo em espanhol da Agência AFP que desmente a informação falsa. O artigo de checagem aponta para alguns itens um tanto quanto importantes para elucidarmos o caso.

O primeiro está na metodologia empregada pela “profissional”. Especialistas apontam que não é possível, por meio do modelo de microscópio utilizado, apontar que haja grafeno nas vacinas citadas.

O segundo, conforme, apontamos, está no fato de nenhuma das fórmulas das vacinas citadas terem, de fato, grafeno. Ou seja: nem da imagem tampouco da bula ela tirou algo.

O terceiro e não menos importante é que não há vacinas desenvolvidas com grafeno. Há, de fato, estudos que apontam para futuras vacinas que poderiam ter a substância como adjuvante. Porém, não há nenhum imunizante com a substância.

Vale apontar, antes de terminar, que a tese de que há grafeno nas vacinas apenas reforça uma outra tese: a de que não devemos tomar vacinas porque elas fazem mal. O cenário da pandemia (que arrefeceu por conta da vacinação) nos mostra qual a decisão que “faz mal para saúde” (nitidamente, é a de não se vacinar).

Resumindo: é falso que as vacinas contra a Covid-19, hepatite ou outras contém grafeno e, por isso, fazem mal à saúde. Nem os vídeos comprovam a presença da substância tampouco há qualquer prova de que os imunizantes estão “envenenados”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm