Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Conferência Covid Summit prova que pandemia foi uma farsa e vacinas são armas biológicas #boato

Conferência Covid Summit prova que pandemia foi uma farsa e vacinas são armas biológicas #boato

Conferência Covid Summit prova que pandemia foi uma farsa e vacinas são armas biológicas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Melhores cientistas se reúnem em Conferência Covid Summit, no Parlamento Europeu, e descobrem que pandemia é uma farsa e que as vacinas são armas biológicas.

As fake news sobre a pandemia da Covid-19 e sobre as vacinas contra a doença causaram um verdadeiro pânico entre os anos de 2020 e 2022, auge da contaminação e da vacinação contra a Covid-19.

A desinformação sobre o assunto levou muitas pessoas a adotarem hábitos de risco que facilitaram o contágio pela doença e levaram a quadros perigosos. Algumas pessoas chegaram a morrer por conta de orientações irresponsáveis e sem embasamento científico.

E quanto mais o tempo passa, mais percebemos que esse tipo de conteúdo não vai desaparecer. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com ela, uma conferência chamada Covid Summit seria a prova de que a pandemia da Covid-19 foi uma farsa e que as vacinas contra a doença seriam armas biológicas. Segundo a publicação, a conferência foi realizada no Parlamento Europeu e teria reunido os maiores cientistas do mundo para analisar as consequências sobre a saúde. Confira:

“No Parlamento Europeu está sendo realizada audiência  pública  chamada Conferência Summit covid 19 com os maiores cientistas, analisando as consequências p/ a saúde e anunciando que as vacinas covid19 foram uma farsa e são realmente uma arma biológica”.

Conferência Covid Summit prova que pandemia foi uma farsa e vacinas são armas biológicas?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e virou conteúdo em grupos negacionistas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e pela origem da informação.

Não é de hoje que histórias falsas sobre a pandemia e as vacinas estão circulando e causando medo nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu centenas delas, como a que dizia que a vacina contra a Covid-19 viria com o vírus do câncer. Também a que indicava que segundo uma médica de Belo Horizonte (MG), a vacina bivalente da Pfizer estaria sendo aplicada para matar a população e, por fim, a que apontava que o homem que foi ensacado vivo mexe o braço durante transmissão ao vivo e mostra que a pandemia seria uma farsa.

Ao analisar a história, percebemos que ela apresenta muitos equívocos. O primeiro deles é sobre os participantes da tal conferência. Ao contrário do que aponta a mensagem, não se tratam dos maiores cientistas do mundo. Na realidade, a suposta conferência foi uma reunião de negacionistas que seguem tentando mudar a narrativa sobre a Covid-19 com mentiras e orientações irresponsáveis.

Como já estamos cansados de falar por aqui, a pandemia da Covid-19 foi real e trouxe diversos impactos para a sociedade. Não só pelos dias que tivemos que passar em lockdown, como também na economia, na saúde mental etc. Hospitais e unidades de pronto socorro atenderam milhares de pessoas com sintomas da doença e diversos profissionais de saúde chegaram à exaustão. Se isso não bastasse, apenas no Brasil mais de 700 mil pessoas perderam suas vidas por conta da Covid-19. E não é preciso ir muito longe para conhecer alguém que teve complicações por conta da doença. Seguir afirmando que a pandemia foi uma farsa é uma falta de respeito com as vítimas e com os profissionais da área da saúde que trabalharam exaustivamente para cuidar dos doentes. Dessa forma, pessoas que afirmam que a pandemia foi uma farsa ou viveram em um mundo paralelo durante dois anos ou são extremamente desonestas.

Outro ponto que nos chamou a atenção foi a narrativa de que as vacinas contra a Covid-19 seriam armas biológicas. Não é de hoje que esse tipo de discurso circula na internet. Na época que a vacinação contra a Covid-19 foi anunciada, diversas pessoas deixaram de se vacinar por conta de teorias falsas como essa. Se as vacinas realmente fossem armas biológicas, teríamos milhares de mortes, coisa que não ocorreu até agora. E olha que já estamos na 5º dose do imunizante com uma versão atualizada da vacina que protege contra dois tipos de cepas do vírus. A realidade é que esse tipo de história surge em grupos de lunáticos que alimentam teorias da conspiração contra todo tipo de vacina. As informações surgem do nada e sem qualquer embasamento científico.

Em resumo: a história que diz que a Conferência Covid Summit reuniu os maiores cientistas do mundo que afirmaram que a pandemia foi uma farsa e as vacinas são uma arma biológica é falsa! A tal conferência, na verdade, foi uma reunião de diversos negacionistas que não se baseiam na Ciência, não compartilham nada com embasamento científico e apenas querem criar caos e medo em relação às vacinas. Assim como acompanhamos ao longo de dois anos, a pandemia foi real, com mortes reais e pessoas reais uma doença real. Só no Brasil foram mais de 700 mil mortes pela Covid-19 e dizer que tudo isso foi uma farsa é uma falta de respeito com as vítimas, seus familiares e os profissionais da saúde que trabalharam de forma intensa ao longo desse período. Por fim, as vacinas não são armas biológicas. Caso isso fosse verdade, milhares de pessoas teriam morrido desde o início da vacinação e isso não ocorreu. A realidade é que esse tipo de história é simplesmente papo de lunático que com certeza não se importa com a sua saúde.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm