Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Chá de folha de goiabeira cura a Covid-19 e é melhor do que a vacina #boato

Chá de folha de goiabeira cura a Covid-19 e é melhor do que a vacina #boato

Chá de folha de goiabeira cura a Covid-19 e é melhor do que a vacina, diz boato

Boato – Chá de folha de goiabeira tem propriedades anticoagulantes e antivirais e pode curar a Covid-19, sendo melhor que a vacina.

Durante a pandemia da Covid-19, a internet foi inundada de supostas “boas” (só que não) dicas e tratamentos alternativos para tentar prevenir e até curar a Covid-19. E definitivamente, criatividade foi o que não faltou.

Tivemos histórias falsas que envolveram desde o uso do limão até beber vinho (ou fazer ozonioterapia). No final das contas, todos esses tratamentos se tratavam da mesma coisa: fake news. Mas infelizmente, esse tipo de desinformação não parou por aí.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, tomar chá de folha de goiabeira seria uma forma natural de curar a Covid-19. Ainda segundo a publicação, a folha de goiabeira teria propriedades anticoagulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e poderia funcionar contra a febre e auxiliar no sistema imune. De acordo com a história, o uso do chá de goiabeira seria melhor até do que a própria vacina. Confira:

Versão 1: “VOCÊ NÃO PRECISA DE VACINAS DE LABORATÓRIO QUE PODEM SER PIOR DO REMÉDIO DO QUE A DOENÇA. Em cada um dos casos, seus sintomas desapareceram com o uso de uma única planta. Para explicar como uma planta pode vencer o COVID 19 Que uma planta possa nos curar do COVID 19 não deve ser uma grande surpresa, pois TAMIFLU o medicamento usado para tratar Influenza A e Influenza B é produzido à base de extratos de estrelas de anis chinês. Qual é a planta que pode prevenir ou reverter os efeitos do COVID 19? É a folha da goiabeira

Chá de folha de goiabeira cura a Covid-19 e é melhor do que a vacina?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente animada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de comprovação científica.

Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, como já lembramos anteriormente, ao longo da pandemia da Covid-19 diversas histórias falsas sobre tratamentos alternativos pipocaram na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu centenas delas, como a que dizia que usar aspirina, suco de limão e mel poderia curar a Covid-19. Também a que indicava que beber vinho ajudaria na prevenção da Covid-19 e, por fim, a que apontava que a ozonioterapia poderia curar a Covid-19.

E ao ler o texto, é possível perceber que ele reforça outras informações falsas e já desmentidas, como a fake news que falava sobre o chá de anis e o medicamento Tamiflu. Vale ressaltar que essa história do chá de anis já circulou durante o surto de H1N1 ao redor do mundo, em 2009. Além disso, outra informação falsa reforçada pela história de hoje é de que as vacinas são piores do que a doença. Como já explicamos por aqui, atualmente, o maior número de pessoas infectadas e morrendo por Covid-19 são de não-vacinados e os imunizantes apresentam poucas reações adversas.

Por fim, não existe comprovação científica de que a folha de goiabeira cure a Covid-19. Mesmo a planta sendo popularmente usada para determinados problemas de saúde, como diarreia e inflamações da boca, ela não funciona contra a Covid-19. Não existem estudos que apontem uma possível ação da substância contra a doença. Na realidade, a Covid-19 possui poucos tratamentos (todos são medicamentosos) e que atuam na prevenção do desenvolvimento de quadros graves da doença. Além disso, temos as vacinas (que é a principal forma de prevenção e não agravamento da doença) e convenhamos, os imunizantes passaram por diversos testes, estudos e avaliações até serem liberados para a população. Se isso não bastasse, o uso indiscriminado de substâncias naturais sem acompanhamento médico pode acarretar em sérios problemas de saúde. Recentemente, tivemos o caso de uma mulher que morreu por insuficiência hepática, após tomar um chá de 50 ervas naturais sem orientação médica.

Em resumo: a história que diz que o chá da folha de goiabeira pode curar a Covid-19 e é melhor do que a vacina é falsa! O chá de folha de goiabeira é bastante útil em casos como diarreia e inflamações na boca, mas não possui nenhuma comprovação científica contra a Covid-19. Além disso, a história de hoje reforça diversas fake news que já foram desmentidas por aqui, como o chá de anis ser a fórmula do Tamiflu e as vacinas serem piores do que a Covid-19. Se isso não bastasse, o uso indiscriminado de substâncias naturais sem orientação médica pode acarretar graves problemas de saúde. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso