Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Bill Gates lamenta promoção das vacinas contra Covid-19 e pede retirada delas do mercado #boato

Bill Gates lamenta promoção das vacinas contra Covid-19 e pede retirada delas do mercado #boato

Bill Gates lamenta promoção das vacinas contra Covid-19 e pede retirada delas do mercado, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Bill Gates lamentou a promoção das vacinas contra Covid-19, admitiu erro e pediu a retirada delas do mercado enquanto Joe Biden continua mudo.

A vacinação continua avançando pelo mundo e os chamados antivax, cada vez mais acuados, continuam espalhando informações falsas e absurdas por aí. A última que está circulando por aí aponta para um suposto “arrependimento” de Bill Gates.

De acordo com um texto que circula online, que tem um link para um site em inglês, Bill Gates teria admitido que a implementação de vacinas contra a Covid-19 seria um erro. Ele também teria pedido a retirada de todas as vacinas RNA (como da Pfizer e da Moderna) do mercado.

O texto aponta, ainda, que Bill Gates iria separar um fundo para ajudar pessoas que sofreram danos com as vacinas e que iria promover o uso de drogas como a ivermectina, hidroxicloroquina e outras contra a Covid-19. Sobre Joe Biden, o texto diz que está inerte e “dormindo no porão”. Leia trechos da história:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bill Gates lamenta a promoção da vacina Covid-19, pede sua retirada enquanto o presidente Biden se mantém mudo GENOCIDAS, QUEM VAI PAGAR PELAS VIDAS PERCAS ? Em um anúncio chocante, Bill Gates, cofundador bilionário da Microsoft e a principal força por trás da vacina Covid-19, pediu que todas as vacinas baseadas em genética da COVID-19 fossem retiradas do mercado imediatamente. Em um discurso muitas vezes angustiado na televisão de 19 minutos, Gates disse: “Cometemos um erro terrível. Queríamos proteger as pessoas contra um vírus perigoso. Mas acontece que o vírus é muito menos perigoso do que pensávamos. E a vacina é muito mais perigosa do que se imaginava.” […]

Logo após seu discurso, a Fundação Bill & Melinda Gates anunciou que está estabelecendo um fundo especial de US$ 50 bilhões em conjunto com os fabricantes de vacinas para fornecer uma compensação justa e justa às vítimas da vacina Covid e suas famílias. A Fundação Gates também anunciou que criou um fundo separado de US$ 50 bilhões para fornecer gratuitamente ivermectina, hidroxicloroquina, budesonida, vitaminas D, C e B, zinco, chá de agulha de pinheiro, N-acetil cisteína e outros remédios para quem solicitar esses remédios. Tratamentos. […]

O governo Biden, que está pressionando incansavelmente para que todos os americanos recebam as injeções perigosas, não teve reação imediata ao discurso bombástico de Gates. O presidente Biden estaria dormindo no porão de sua casa particular.

Bill Gates lamenta promoção das vacinas contra Covid-19?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. No Brasil, vimos a história ganhar muita força no WhatsApp. Porém (e como muitos deveriam imaginar), a informação que aponta para o tal pronunciamento de Bill Gates é (muito) falsa.

O histórico deste tipo de “declaração bombástica” sobre vacinas já nos deixa desconfiados. Nos quase mil boatos que derrubamos, já desmentimos que o Japão teria declarado que a ivermectina é mais eficaz do que as vacinas, que a Anvisa disse que as vacinas causam morte súbita e até que o próprio Bill Gates se recusou a vacinar os filhos.

Assim como nos outros casos, a história foi tirada do nada. Aliás, do nada, não. Foi tirada da cabeça de um editor de site negacionista. Falamos isso porque ao buscar pela declaração (que, se fosse real, reverberaria em TODOS os veículos de comunicação do mundo), só encontramos publicações em sites que espalham fake news e promovem o negacionismo.

Não há nenhum link em fonte confiável ou mesmo provas da tal “declaração ao mundo” de Bill Gates (poderíamos ter um videozinho pelo menos). Ao contrário, em inglês, encontramos um desmentido do Politifact (site de checagem). No texto, além de negar a veracidade da história, foi dito que um dos sites mais proeminentes em termos de notícias falsas que publicou a história alterou o título e colocou um “sátira” (haha) para apontar que a publicação era fictícia.

É importante citar que a história, além de tudo, reforça informações falsas que viraram mantras para antivacinas. Só para citar alguns exemplos: 1) Que as vacinas causam um mal imenso para as pessoas. 2) Que remédios como a cloroquina e ivermectina são a cura para a Covid-19. 3) Que as vacinas mRNA alteram o DNA. Ou seja: criaram a história falsa só para reforçar outras histórias falsas por aí.

Resumindo: a informação que aponta que Bill Gates “lamentou” a produção de vacinas contra a Covid-19 e pediu a retirada delas é falsa. Trata-se de um texto criado por sites negacionistas, que não tem nenhum lastro na realidade e tem como único objetivo reforçar outras fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso