Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Não há qualquer comprovação de que “arroz importado” solte tinta amarela quando colocado na água

Não há qualquer comprovação de que “arroz importado” solte tinta amarela quando colocado na água

Arroz importado solta tinta amarela quando colocado na água, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O arroz importado solta uma tinta amarela quando colocado em um copo com água.

Análise

A questão do arroz já está gerando diversas polêmicas regadas a polarização política. Não bastasse a realidade para tornar o assunto polêmico, tem gente que não ajuda. Pelo contrário, faz é tumultuar.

Neste sentido, um vídeo com uma denúncia gravíssima aponta que o arroz importado (de fora) estaria contaminado. A prova disso seria que as imagens que mostrariam o alimento soltando uma “tinta amarela” quando colocado na água.

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

O conteúdo se espalhou com um vídeo criado no TikTok com a legenda “faz isso em casa para vocês vê o resultado” que foi compartilhado no Instagram, Facebook e WhatsApp. Leia a transcrição do arquivo:

Vocês que outro teste sobre o arroz o nosso certo e o de fora tá vendo aqui galera é água Ó aí tem nada dentro. Ó meio copo de água e meio copo de água. Vou fazer o teste aqui. Ó, faça isso em casa o nosso arroz aqui, ó e o que tá vindo de fora aqui. Ó,  normal, olha para vocês aí, ó, ó mesma coisa ó, vou pegar esse aqui galera Ó e vou colocar na água aqui para vocês verem eu vou mexer ó, ó, ó, ó, é o nosso, ó, ó muda nada a água só fica um pouco branca que é normal, vou tirar aqui, olha o arroz ó, tá vendo? Ó, é porque tá dando a claridade aí ó, tá dando reflexo, né? Agora eu vou colocar o que vem de fora, olha para vocês verem. Olha o que que tá acontecendo com isso galera, Ó ó a cor da água. Como é que muda ó.

A água amarela galera Ó ó não solta Água Branca, ó, não tem tempero o arroz tá normal aqui, olha isso galera que diferença óleo de ca a água branquinha, olha de cá. Olha isso aí, esse arroz de fora aqui, eu não sei não tá aí galera vou.

Checagem

Com todo este contexto, a história não demorou a se espalhar na internet. Por isso, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo. Isso será feito respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O vídeo prova que arroz importado solta “tinta amarela” quando colocado na água? 2) O arroz importado solta uma tinta amarela quando colocado na água? 3) Quais são as outras fake news sobre o assunto?

O vídeo prova que arroz importado solta “tinta amarela” quando colocado na água?

Não. Ele segue todos os pré-requisitos para que não seja considerado uma prova confiável. Primeiro, o cidadão não mostra que o tal “arroz amarelo” seja mesmo importado. Ele mostra só dois punhados de arroz em duas colheres.

Depois, na hora da “segunda colher”, o cidadão a coloca de forma inversa à câmera (não é possível se já algo junto ou abaixo do arroz). Terceiro: a pessoa do vídeo se mostra com um caráter enviesado (ela chega a chamar o arroz nacional de “o certo”).

O arroz importado solta uma tinta amarela quando colocado na água?

O roteiro do vídeo denota que o sujeito (que até acabou apagando o vídeo dele de sua página no TikTok) coloca o arroz junto com algo que garanta a tal coloração amarelada (talvez clara de ovo, talvez óleo, talvez algum tempero amarelo tipo açafrão). Não há lógica e nem referência confiável que aponte que o arroz do exterior fique amarelo.

Quais são as outras fake news sobre o assunto?

Não faltam fake news sobre o assunto. Já desmentimos que o arroz importado viria da Índia e estaria em péssimas condições, que teria agrotóxicos pesados, seria contaminado e do Paquistão, de plástico e da China e outros.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há nenhuma prova de que o arroz importado solte uma tinta amarela quando colocado na água. A teoria apresentada no vídeo não tem pé nem cabeça e o vídeo, digamos, não seguiu os melhores padrões para ser considerado de credibilidade. Para sermos conservadores, boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).