Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vídeo da Índia não mostra produção de arroz que será importado pelo Brasil

Vídeo da Índia não mostra produção de arroz que será importado pelo Brasil

Vídeo mostra fabricação sem higiene do arroz da Índia que será importado pelo Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um vídeo mostra a fabricação do arroz da Índia que será importado pelo Brasil. Tudo é feito sem a mínima higiene.

Análise

Desde quando o governo anunciou que vai importar arroz para baratear o custo do produto no país, o que não tem faltado é informação falsa sobre o alimento.

A última que circula na internet aponta para um suposto arroz da Índia que iria chegar ao país. Um vídeo da suposta produção do alimento sem a mínima higiene está circulando junto com mensagens que seria este o produto que iria chegar por aqui. “LULA ESTA IMPORTANTO DA INDIA UM ARROZ DE ALTA QUALIDADE VEJAM SÓ”, diz uma das mensagens que circulam online. Veja o vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Checagem

O vídeo não demorou muito a circular na internet, ainda mais depois da definição de quem venceu o pregão da Conab para importar o produto. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O vídeo mostra o arroz da Índia que vai ser importado pelo Brasil? 2) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet? 3) Qual é o tipo de produto que será importado pelo Brasil?

O vídeo mostra o arroz da Índia que vai ser importado pelo Brasil?

Não. Há dois motivos, que iremos aprofundar nas próximas questões. O primeiro é que o vídeo sequer é da produção de arroz. O segundo é que não há definição de qual país o Brasil vai importar o alimento.

Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?

Fizemos uma busca pela origem do vídeo e descobrimos que, apesar de ser da Índia, ele não é da produção de arroz. O vídeo mostra a produção de uma espécie de snack. Ele é chamado de Puffed Rice Murmure (algo como arroz tufado Murmure). Não se trata de uma produção de um produto “real” e também não será o produto a ser importado pelo Brasil.

Qual é o arroz que será importado pelo Brasil?

Não. Apesar de o pregão já ter definido quem será a empresa (ou empresas) responsável pela importação do produto, não há a definição de que se tratará de um arroz indiano. Uma coisa é certa: o produto não será o Murmure. O edital prevê que o alimento a ser importado é do tipo 1. Ou seja: será arroz “de verdade” e vai passar por uma inspeção.

Conclusão

Fake news ❌

Ao contrário do que apontam mensagens que circulam na internet, é falso que o arroz que está sendo produzido sem as melhores condições de higiene na Índia será o produto que será importado pelo Brasil. Trata-se de mais uma fake news sobre o produto que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).