Boato – Um vídeo mostra a fabricação do arroz da Índia que será importado pelo Brasil. Tudo é feito sem a mínima higiene.
Análise
Desde quando o governo anunciou que vai importar arroz para baratear o custo do produto no país, o que não tem faltado é informação falsa sobre o alimento.
A última que circula na internet aponta para um suposto arroz da Índia que iria chegar ao país. Um vídeo da suposta produção do alimento sem a mínima higiene está circulando junto com mensagens que seria este o produto que iria chegar por aqui. “LULA ESTA IMPORTANTO DA INDIA UM ARROZ DE ALTA QUALIDADE VEJAM SÓ”, diz uma das mensagens que circulam online. Veja o vídeo:
LULA ESTA IMPORTANTO DA INDIA UM ARROZ DE ALTA QUALIDADE VEJAM SÓ pic.twitter.com/LVJjZjgfDc
— PR Milton A.Quintas Brigolla,Servo de Jesus Cristo (@MBrigolla) June 5, 2024
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Checagem
O vídeo não demorou muito a circular na internet, ainda mais depois da definição de quem venceu o pregão da Conab para importar o produto. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) O vídeo mostra o arroz da Índia que vai ser importado pelo Brasil? 2) Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet? 3) Qual é o tipo de produto que será importado pelo Brasil?
O vídeo mostra o arroz da Índia que vai ser importado pelo Brasil?
Não. Há dois motivos, que iremos aprofundar nas próximas questões. O primeiro é que o vídeo sequer é da produção de arroz. O segundo é que não há definição de qual país o Brasil vai importar o alimento.
Qual é a origem do vídeo que está circulando na internet?
Fizemos uma busca pela origem do vídeo e descobrimos que, apesar de ser da Índia, ele não é da produção de arroz. O vídeo mostra a produção de uma espécie de snack. Ele é chamado de Puffed Rice Murmure (algo como arroz tufado Murmure). Não se trata de uma produção de um produto “real” e também não será o produto a ser importado pelo Brasil.
Qual é o arroz que será importado pelo Brasil?
Não. Apesar de o pregão já ter definido quem será a empresa (ou empresas) responsável pela importação do produto, não há a definição de que se tratará de um arroz indiano. Uma coisa é certa: o produto não será o Murmure. O edital prevê que o alimento a ser importado é do tipo 1. Ou seja: será arroz “de verdade” e vai passar por uma inspeção.
Conclusão
Fake news ❌
Ao contrário do que apontam mensagens que circulam na internet, é falso que o arroz que está sendo produzido sem as melhores condições de higiene na Índia será o produto que será importado pelo Brasil. Trata-se de mais uma fake news sobre o produto que circula na internet.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).