Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Alho assado cura e previne o câncer #boato

Alho assado cura e previne o câncer #boato

Boato – Preparado com alho assado, azeite de oliva e temperos ajuda na prevenção e cura o organismo do câncer e outras doenças em 24 horas.

Nos dias de hoje, a falta de tempo para se alimentar bem e praticar exercícios acaba causando bastante preocupação entre os trabalhadores. As várias horas perdidas no trânsito ou no transporte público, muitas vezes, acabam impedindo muita gente de cuidar melhor da saúde.

Por conta disso, muitos acabam doentes. Mas segundo uma publicação nas redes sociais, parece que um produto muito fácil de ser encontrado nos mercados pode ser a solução desse problema.

De acordo com um vídeo em espanhol que está sendo compartilhado, o alho teria propriedades que poderiam curar diversas doenças, como o câncer, em apenas um dia. O teste teria sido feito por uma mulher de 102 anos chamada de senhora Vanga. Confira mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “UTILIDADE PÚBLICA – Alho cura o câncer e outras doenças”. Versão 2: “Os beneficios do alho. Remédio caseiro para prevenção e cura do câncer!”. Versão 3: “Alho ,, o remedio verdadeiro que combate o cancer”.

Transcrição [trecho]: “Você nunca mais vai voltar a comer um dente alho. Assista o vídeo e te explicaremos o porquê. Se você está sofrendo com o câncer ou de outras doenças, consumido por outros organismo, você veio ao lugar certo. Depois de assistir esse vídeo, sua vida dará um salto positivo, em relação à sua saúde, para sempre.  […]

O alho pode curar o seu corpo em até 24 horas. Em 1 hora, o estômago começa a digerir o alho e passa a alimentar o seu corpo. Em 2 a 4 horas, o alho começa a destruir células de câncer e a prevenir os danos dos radicais livres. De 4 a 5 horas, seu metabolismo fica mais acelerado e o alho ajuda a eliminar o excesso de água e gordura do seu corpo. De 6 a 7 horas, as poderosas propriedades antibacterianas do alho começam a destruir bactérias perigosas do seu corpo”.

Alho assado cura e previne o câncer?

A informação deixou muita gente animada por conta da esperança de que um alimento tão simples pudesse prevenir o câncer. Mas será que essa história de que o alho pode curar e prevenir o câncer é realmente verdade? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, o vídeo apresenta as principais características de fake news na internet: é vago, alarmista (principalmente por apresentar uma cura universal do câncer), as publicações possuem erros de português, pedem por compartilhamento e não citam fontes confiáveis.

Vale ressaltar que esse tipo de história é bastante perigosa, uma vez que pode estimular as pessoas a desistirem dos tratamentos convencionais para investirem em um tratamento não comprovado pela ciência. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias envolvendo esse tipo de fake news. Podemos citar alguns exemplos, como a história de que a água de coco quente mata células cancerígenas, o caso do médico militar que teria descoberto a fosfoetanolamina, a cura do câncer, e, por fim, a história de que a cerveja puro malte poderia matar tumores e curar o câncer.

Como vimos, esse tipo de história já existe faz tempo, inclusive em outras línguas. Em espanhol, inclusive, temos relatos do caso do alho assado desde 2015.

Entretanto, apesar de toda essa história, não existem evidências científicas de uma relação direta entre o consumo de alho e a cura do câncer. As pesquisas apontam que, dentro de uma dieta saudável, o consumo normal de alho é bom, pois ele possui propriedades anti-inflamatórias. Porém, não podemos afirmar que o alho pode prevenir o câncer, já que não existem estudos conclusivos sobre o assunto.

Alguns estudos demonstraram uma boa eficácia do uso do alho contra tumores de pele, mas não em casos de tumores gástricos, onde a incidência desse tipo de câncer não diminuiu com o consumo de alho.

É importante destacar que o consumo excessivo de alho pode trazer complicações sérias, como alergias, náuseas, vômitos e diarreia. Por fim, não é lógico falar em uma cura universal do câncer, porque a doença possui diferentes tipos. Atualmente, cada tipo de câncer exige um tipo diferente de tratamento. Ou seja, ainda não existe uma cura única para a doença.

Em resumo: a história que diz que um preparado de alho assado pode prevenir e curar o câncer é falsa! Não existem evidências científicas de que o alho, por si só, possa prevenir ou curar o câncer. Além disso, pesquisas mostram que o consumo excessivo de alho pode causar outros problemas de saúde, como alergias e diarreia. Ou seja, a história não passa de balela. Então, não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.