Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco disse que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita #boato

Papa Francisco disse que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita #boato

Papa Francisco disse que família é lugar de perdão e que não existe família perfeita, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em texto, o papa Francisco disse que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita. Ele teria dito que não existem casamentos, filhos ou famílias saudáveis sem o exercício do perdão, pois ele é vital para a saúde emocional e sobrevivência espiritual.

Mensagens religiosas, com sermões positivos e de autoajuda, estão entre as postagens favoritas de compartilhamentos entre os internautas nas redes sociais. Afinal, para muitos fiéis – ou até quem tem fé, mas não tem religião -, qualquer palavra de apoio, que possa tocar o interior e trazer um pouco de paz, principalmente nos dias turbulentos de hoje, é bem-vinda. Mas e quando a mensagem é muito bonita, atribuída a um líder religioso, mas não tem nada a ver com o autor que dizem na publicação?

É o caso do nosso desmentido de hoje. Uma postagem que começou a circular recentemente na internet dá conta de que o papa Francisco teria dito, em texto, que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita. Segundo a mensagem que está rodando online, supostamente, para o líder da Igreja Católica, não existem casamentos, filhos ou famílias saudáveis sem o exercício do perdão, já que este seria vital para a saúde emocional e espiritual. Veja, a seguir, o texto original atribuído ao papa que está sendo compartilhado:

FAMÍLIA, LUGAR DE PERDÃO… Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão. O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas. Sem perdão a família adoece.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma nem comunhão com Deus. A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente. É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura e não de adoecimento; palco de perdão e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença. Tenham todos um otimo dia. Papa Francisco.

Papa Francisco disse que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita?

O suposto texto do pontífice viralizou nas redes sociais, especialmente no Facebook e WhatsApp, sendo compartilhada por muitos internautas católicos. Mas, apesar da mensagem tocante, a autoria do texto não é do papa Francisco.

Descobrimos isso, para começar, pelas características da mensagem da publicação: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis de notícias que possam confirmar que realmente foi o líder da Igreja Católica quem escreveu o texto.

Em segundo lugar, não é de hoje que surgem textos e falas falsamente atribuídas ao papa Francisco. Aqui mesmo, no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como, por exemplo, aquele que dizia que o papa teria pedido para que os fiéis amarassem um pano branco na maçaneta da porta para se protegerem do coronavírus; outro que apontava que o pontífice teria proposto o fim do Brasil e a criação da Pátria Grande Socialista; e um até um vídeo que dava conta que Francisco teria falado que Jesus Pecou e que Deus é um bárbaro.

Assim como nestes casos, ao buscarmos sobre o tal texto, não encontramos qualquer referência da fala dele, nem em seu perfil oficial no Twitter, nem no site do Vaticano ou outros locais. Ao contrário disto, achamos um site religioso que desmentiu a autoria da mensagem pelo papa.

Lá, é explicado que o texto pode ter sido retirado do contexto e alterado para espalhar o boato, já que o pontífice teria falado algo parecido (e não como está escrito, de fato, na mensagem) em dois eventos diferentes que participou em 2015: o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgado em janeiro de 2015, onde falou sobre a família e o perdão; e sua visita à Cuba, 22 de setembro de 2015, onde ele deixou uma mensagem sobre não existirem famílias perfeitas.

Resumindo: A publicação que dá conta de que o papa Francisco teria falado que “família é lugar de perdão” e que não existe família perfeita é falsa. O texto foi retirado do contexto para espalhar o boato, já que o papa teria falado algo parecido (e não como está escrito, de fato) em dois momentos diferentes, em 2015.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK