Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco disse que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro #boato

Papa Francisco disse que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro #boato

Papa Francisco disse que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Papa Francisco disse que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro. Segundo ele, ao se perder do Maria e José no templo, Jesus pecou e teve que pedir perdão aos seus pais por sua desobediência. E que, se na doença, o fiel duvidar do amor de Deus (bárbaro), pode orar à Maria.

Ao longo de seis anos de pontificado, o Papa Francisco conquistou muitos admiradores e críticos de sua liderança na Igreja Católica. O pontífice é conhecido por suas declarações, que agradam uns e desagradam outros, e que também fazem com que ele apareça como protagonista em várias polêmicas que circulam a internet.

Desta vez, um vídeo que está sendo compartilhado no Facebook dá conta de que o líder da Igreja Católica teria dito que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro. Nas imagens, um pastor aparece explicando aos seus fieis as supostas declarações do Papa.

A primeira delas, em uma ocasião em que Francisco supostamente teria dito que Jesus teve que pedir perdão aos seus pais após se perder no templo (referindo-se a um episódio descrito na Bíblia); e a segunda, em outra fala em que ele teria orientado para que, se na doença, os cristãos duvidassem do amor de Deus, que orassem à Maria.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

No vídeo, que é dublado em português de algum país lusófono (provavelmente, de Moçambique ou Angola), o pastor questiona os seus fieis: “Afinal, como podemos chamar o papado de uma organização cristã, quando este sugere que Deus é um bárbaro como pessoa?”. Veja o texto original da descrição do vídeo publicado no YouTube e os principais trechos da fala do pastor lendo as supostas declarações do Papa Francisco:

Mensagem: Mais uma vez este papa esta a falar contra a Palavra contra Jesus, ele odeia o verdadeiro Jesus aquele que o vai destruir com a sua vinda em grande gloria.

Transcrição: “Vejam isto. Vocês lembram quando ele disse que Jesus teria que pedir perdão à Maria? Ele disse: ‘Maria e José não foram capazes de encontrar Jesus. Por esta pequena escapadela, Jesus, provavelmente, teve que suplicar o perdão dos seus pais’. Se Cristo teve que pedir perdão à Maria, o que significa? Que Cristo pecou. O Papa falando: ‘O Evangelho não diz isto, mas eu acredito que podemos presumi-lo’”. […]

“Então, como podemos chamar o papado de uma organização cristão, quando ele está a sugerir que Deus é um bárbaro como pessoa? ‘Se tu duvidares da misericórdia de Deus, você pode orar à Maria’. Mas, amigos, Maria está morta. E os mortos não sabem de nada. E Maria está no túmulo, no sepulcro, esperando pela vinda de Jesus”.

Papa Francisco disse que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro?

O vídeo com essa história viralizou nas redes sociais. Mas será mesmo que o Papa Francisco disse que Jesus pecou e que Deus é um bárbaro? A resposta é não! E nós te contamos o porquê a partir dos seguintes fatos.

O primeiro deles se deve ao fato de terem surgido nos últimos dias vários boatos sobre o papa, coincidentemente, desde quando ele começou a dar declarações sobre a Amazônia, como o caso que dizia que o papa estaria dando golpe na Amazônia e da falsa notícia de que ele teria sido condenado por tráfico de crianças, estupro e assassinato.

Além disso, também achamos estranho o fato de a suposta declaração sobre Jesus ter pecado e Deus ser um bárbaro não ter saído em nenhum outro canal de notícias, apenas no tal vídeo. Por isso, fomos buscar pela base de tudo e descobrimos que, na verdade, toda essa história surgiu de um grande telefone sem fio, que vamos te explicar detalhadamente a seguir.

Para começar, tudo surgiu de uma interpretação errada de um vídeo traduzido do pastor Andrew Henriques, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, postado no canal do projeto Saved to Serve – Prophesy Again, no qual ele é porta-voz. Na descrição original do vídeo, ele não fala que o papa Francisco falou em Jesus pecador ou Deus bárbaro.

Na verdade, Andrew criticou o pedido do papa para a guarda do domingo, em vez do sábado, como consideram os adventistas. O pastor até chegou a atacar fala do pontífice sobre Jesus pedir perdão à Maria. Porém, ele não fala não fala de sobre “Jesus pecador” ou “Deus bárbaro”. A descrição do vídeo, na realidade, fala sobre os políticos terem pedido uma lei para proteger o Natal e restaurar o domingo, tal como sugeriu Francisco. Veja a tradução (crua) da descrição do vídeo:

“PRINCÍPIOS Católicos Romanos serão tomados sob os cuidados e proteção do estado. Esta APOSTASIA NACIONAL será rapidamente seguida pela RUÍNA NACIONAL. O protesto da verdade bíblica não será mais tolerado por aqueles que não fizeram da lei de Deus sua regra de vida. Então a voz será ouvida dos túmulos dos mártires, representados pelas almas que João viu mortas pela palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo que eles possuíam; então a oração ascenderá de todo verdadeiro filho de Deus: “Está na hora de ti, Senhor, trabalhar; porque eles anularam a tua lei”. {RH, 15 de junho de 1897, par. 10}”.

E, então, chegamos ao terceiro fato que desmente essa história sobre as declarações polêmicas do papa. Ao buscarmos pela homilia na qual ele teria falado sobre Jesus pecador e Deus bárbaro, chegamos a uma de dezembro de 2015, onde, de fato, Francisco disse que Jesus, “provavelmente”, pediu perdão aos seus pais (referindo-se a um episódio isolado da Bíblia), mas não mencionou em nenhum momento a palavra “pecou”.

Além disso, encontramos um artigo que aponta um erro de tradução que enfraquece a tese do tal vídeo que está circulando online. Em italiano, o papa falou scusa, que quer dizer “desculpa”, e não “perdão” ou “pecou”.

Resumindo: O papa nunca disse que Jesus pecou ou que Deus é bárbaro. Toda essa história que começou a circular nas redes sociais não passa de um telefone sem fio, com erros de tradução e até de interpretação. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3