Papa Francisco pede que você amarre um pano branco na maçaneta da porta esta noite #boato

Boato – Para orar e se proteger do coronavírus, o papa Francisco pediu para que você amarre um pano branco na maçaneta da sua porta esta noite. Ele disse que pediu para Jesus para que a “praga vá embora”.

Em um momento de crise, como essa ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, a religiosidade (e não importa qual religião) pode ser uma aliada. Sabendo disso, o papa Francisco rezou, na última semana, uma missa diante a praça de São Pedro (no Vaticano) vazia. Em meio a imagens que comoveram o mundo, uma mensagem começou a circular na internet.

De acordo com o texto que circula na internet, o papa Francisco pediu para que as pessoas amarrem um pano branco nas maçanetas das portas de suas casas. A mensagem ainda aponta que o pontífice pediu ao “próprio Jesus” para que a praga vá embora hoje. No final, a mensagem cita um salmo e pede compartilhamento. Leia:

Esta noite você tem que amarrar um pano branco na maçaneta da porta para que a praga desapareça. O papa pediu. Passe a mensagem a todos que puderem com fé. Hoje a praga vai embora, ele pediu ao próprio Jesus em oração. Senhor Jesus unido como irmãos, oramos para que, por sua misericórdia, você não permita que esse novo vírus entre em nossos lares. Coloque um muro de anjos em torno de cada família e deixe sua palavra viva, que diz no Salmo 91.10: Nem o mal nem a praga virão sobre a sua morada, pois ele enviará seus anjos perto de você para guardá-lo em todos os seus caminhos. Compartilhar Não fique com isso.

Papa Francisco pediu para que você amarre um pano branco na maçaneta da porta esta noite?

A mensagem circulou com muita força na internet. Fé à parte em relação à eficiência do pedido, uma coisa é fato: o papa Francisco não pediu para que você coloque um pano branco na maçaneta da porta. Vamos aos fatos.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. Além de a mensagem ter as principais características de boatos online (como ser vaga, alarmista, com erros de português e pedido compartilhamento), ela faz parte de uma categoria de boatos muito parecidos por aqui. Não é a primeira vez que “pedidos do papa” são desmentidos por aqui (veja exemplos aqui e aqui).

Já desconfiados, fomos buscar por mais detalhes em relação à informação. A primeira coisa que descobrimos é que não há qualquer pedido por parte do papa Francisco nas redes sociais dele ou no site oficial do Vaticano.

Ao buscar por mais detalhes em relação à fonte da informação, descobrimos duas coisas: uma é que a mensagem já se espalhou em outros idiomas (como espanhol). A segunda é que a mensagem foi desmentida por lá. Encontramos desmentidos do site Maldita.es (de fact-checking) e de um site católico.

De acordo com os sites, o máximo que aconteceu foi o pedido, em 19 de março de 2020, por parte da Igreja Católica da Colômbia para que se acendesse uma vela e colocasse na janela naquela noite. Não há nada de pedido de pano branco por parte do papa.

Vale dizer, ainda, que o trecho da Bíblia que está posto na mensagem é diferente do Salmo 91:10 da Bíblia Católica. O trecho dos católicos é o seguinte: “Pois teu refúgio é o Senhor; fizeste do Altíssimo tua morada. Não poderá te fazer mal a desgraça, nenhuma praga cairá sobre tua tenda”. É provável que o trecho tenha sido retirado de uma versão protestante da Bíblia ou de uma “adaptação”.

Resumindo: não é verdade que o papa Francisco pediu para que as pessoas coloquem um pano branco na maçaneta da porta essa noite. A mensagem brotou na internet. Se quiser fazer, esteja livre. Porém, saiba que não é um pedido do pontífice.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2C0i08f

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet