Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco disse “estou vacinado com sangue de Cristo” em oração #boato

Papa Francisco disse “estou vacinado com sangue de Cristo” em oração #boato

Papa Francisco diz “estou vacinado com sangue de Cristo” em oração, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O papa Francisco pediu a todos que repitam esta oração “estou vacinado com o sangue de Cristo: nenhum vírus pode tocar-me”.

Chegamos a um ponto da pandemia em que tem muita gente apelando para a fé para conseguir superar momentos difíceis. No meio disso, mensagens atribuídas a religiosos têm se espalhado pela internet. Hoje, falamos de um texto atribuído ao padre Fábio de Melo. Agora, uma mensagem atribuída ao papa Francisco começa a viralizar por aí.

De acordo com o texto que circula online (em alguns casos por meio de imagens com a mensagem), o papa Francisco teria pedido para as pessoas repetirem uma “oração” com o seguinte teor: “estou vacinado com o sangue de Cristo: nenhum vírus pode tocar-me”. Leia a mensagem que circula online:

O santo papa Francisco pediu a todos que repitam esta oração na mente: “Estou vacinado com o sangue de Cristo: nenhum vírus pode tocar- me!” Compartilhe!!!

Papa Francisco disse “estou vacinado com sangue de Cristo” em oração?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É fato que a mensagem circulou com muita força por aí. O que não é fato é que o papa Francisco teria dado a tal declaração sobre a “vacina do sangue de Cristo” ou pedido que as pessoas façam essa oração.

A mensagem e o histórico nos deixam indícios de que se trata de um fake. A mensagem é vaga (não diz, por exemplo, quando o papa pediu isso), tem erros de português (mesmo sendo muito curta) e pede compartilhamento.

Além disso, não é de hoje que frases ou textos falsos são atribuídos ao papa (assim como ocorreu com o padre Fábio de Melo). Já teve texto falso sobre “família lugar de perdão”, pedido de benção na Praça São Pedro, pedido para que se amarre um “pano na maçaneta” e tantos outros.

Assim como nos outros casos, a mensagem “brotou do nada” e passou a ser atribuída ao papa. Buscamos nas redes sociais oficiais do papa Francisco e no site oficial do Vaticano e nada encontramos a respeito da tal declaração.

Tentamos buscar pela origem do texto e descobrimos que a “mensagem” já circulou em diversos idiomas. Nas Filipinas, chegou a ser utilizada em um outdoor político. Na época, esse site apontou, também, que a frase foi tirada do nada e que não havia indícios de que o papa Francisco era o autor.

Antes de terminar, apenas um alerta. Fé e espiritualidade podem nos ajudar a superar momentos difíceis como esse. Porém, não podemos confundir crença em um poder maior com falta de cuidados. Não adianta se aglomerar, não usar máscaras e negar a vacina acreditando em providência divina. “Deus” pode até te ajudar, mas você também tem que “ajudar ele a te ajudar”.

Resumindo: a história que aponta que o papa pediu para as pessoas repetirem que estão “vacinadas” com o sangue de Cristo e protegidas da Covid-19 é falsa. Francisco nunca disse isso e, se eu fosse você, não dispensava, independentemente de crença, a vacina “de verdade”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy