Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa Francisco convoca a todos com urgência para benção na Praça São Pedro #boato

Papa Francisco convoca a todos com urgência para benção na Praça São Pedro #boato

Papa Francisco convocou a todos com urgência para benção na Praça São Pedro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O papa Francisco está convocando a todos com urgência para uma benção Urbi et Orbi na Praça São Pedro vazia em novembro de 2020.

Já falamos inúmeras vezes que algumas notícias falsas que circulam na internet acontecem por causa de notícias reais que acabaram desatualizadas. É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta benção do papa Francisco na Praça São Pedro, na Itália.

De acordo com mensagens que viralizaram no WhatsApp e redes sociais como o Facebook, o papa havia escolhido o dia 27 de novembro para dar uma benção Urbi et Orbi na Praça São Pedro vazia no Vaticano. A mensagem ainda fala que a convocação “é com urgência” e deve ser feita por todos. Leia a mensagem que circula online:

Papa Francisco Convoca a Todos Com Urgência. O Papa anunciou que na *Sexta-feira, 27 de novembro, às 18h00 na Itália, às 14h00 na Argentina e no Brasil*, da Praça São Pedro, completamente vazia, Papa FRANCISCO exibirá o *santissimo SACRAMENTO* e a Bênção “Urbi et Orbi” será dada a todo o MUNDO, juntamente com a possibilidade de receber a INDULGÊNCIA PLENÁRIA.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É UM EVENTO De IMPORTÂNCIA CRUCIAL. E nesse MOMENTO TUDO, TOdos Devem PARAR PARA RECEBER A BÊNÇÃO PAPAL. SERÁ O MOMENTO EM QUE O PAPA PODERÁ TER A FORÇA ESPIRITUAL PARA DETER TUDO ISSO. É MUITO IMPORTANTE. DEVEMOS PASSÁ-LO ADIANTE ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS NA SEXTA-FEIRA, ACONTECERÁ UM EVENTO Inédito QUE ALCANÇARÁ O MUNDO INTEIRO COM UMA BÊNÇÃO ÚNICA QUE TERÁ UM EFEITO UNIVERSAL. DIFUSÃO MÁXIMA

Papa Francisco convocou a todos com urgência para benção na Praça São Pedro?

O texto se espalhou em muitos grupos ligados à Igreja Católica na internet. Apesar do sucesso da publicação e expectativa por parte de alguns, a informação que circula na internet não procede. Ela é falsa.

A mensagem, por si só, já nos chama atenção. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, notícias como essa, que aponta que “hoje” fulano de tal vai realizar tal ação. Só sobre o papa Francisco, tivemos que desmentir que ele “havia acabado de cair” e “iria orar pelo Oriente Médio hoje”.

Assim como nos outros casos, uma ocasião antiga foi compartilhada como atual. Na realidade, a benção do papa na Praça de São Pedro vazia ocorreu em 27 de março de 2020, no início da pandemia da Covid-19. A imagem do papa orando “para o nada” correu e comoveu o mundo.

O site Aleteia desmentiu a informação em questão. Além de apontar que o Vaticano não anunciou qualquer benção Urbi et Orbi em 27 de novembro de 2020, a mensagem apontou que o chamado era relativo ao evento de março de 2020.

Ao procurar pela agenda do papa do dia 27 de novembro, vimos que ele recebeu cardeais e o embaixador de Emirados Árabes Unidos na Espanha em audiências. Nada de bênçãos na Praça São Pedro vazia.

Resumindo: a história que aponta que o papa Francisco vai dar uma benção na Praça São Pedro vazia no dia 27 de novembro de 2020 é falsa. Na realidade, a benção ocorreu em março de 2020, no início da pandemia da Covid-19.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK