Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > É falso que o papa Francisco tenha dito “comam o que quiserem na Páscoa” sobre jejum na Quaresma

É falso que o papa Francisco tenha dito “comam o que quiserem na Páscoa” sobre jejum na Quaresma

Papa Francisco disse comam o que quiserem na Páscoa, o sacrifício não está no estômago, mas no coração, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O papa Francisco disse “comam o que quiserem na Páscoa, o sacrifício não está no estômago, mas no coração” sobre jejum na Quaresma.

Análise

Neste início de Quaresma de 2024, está circulando na internet um texto que está sendo atribuído ao papa Francisco. Mensagens tem apontado que ele teria “desobrigado” as pessoas a realizarem jejuns na Quaresma.

O texto tem trechos como “comam o que quiserem na Páscoa, o sacrifício não está no estômago, mas no coração” e “um bom churrasco ou um guisado de carne não vai fazer de você uma pessoa ruim, assim como um filé de peixe vai fazer de você santo” e serve como reflexão. Leia uma das mensagens que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Cada vez gosto mais deste senhor Comam o que quiserem na Páscoa, o sacrifício não está no estômago, mas no coração. Eles abstêm-se de comer carne, mas não falam com os irmãos ou familiares, não vão visitar os pais ou pesa-lhes atendê-los, não partilham a comida com os necessitados, proíbem os filhos de verem o pai, proíbem os avós de verem os netos, criticam a vida dos outros, espancam a mulher etc..

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Um bom churrasco ou um guisado de carne não vai fazer de você uma pessoa ruim, assim como um filé de peixe vai fazer de você santo. Melhor procurarmos ter um relacionamento mais profundo com Deus através de um tratamento melhor ao próximo Sejamos menos soberbos e mais humildes de coração. Papa Francisco

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) O vídeo que fala sobre jejum na Quaresma é de autoria do papa Francisco? 2) O que o papa Francisco fala sobre o jejum na Quaresma para católicos? 3) Faz sentido o texto que está viralizando?

O vídeo que fala sobre jejum na Quaresma é de autoria do papa Francisco?

Não. Assim como em outros casos (como este, este e este), o texto surgiu com uma autoria anônima para depois ganhar a autoria do pontífice. A história também circulou em outros idiomas (como inglês e espanhol) e foi desmentida por serviços de checagem.

Não há qualquer registro de que o papa Francisco tenha dado a tal declaração ou escrito o texto. Na mensagem anual para a Quaresma, o Francisco ressaltou que o período é o “caminho para liberdade”.

O que o papa Francisco fala sobre o jejum na Quaresma para católicos?

O jejum na Quaresma é algo de tradição católica e Francisco, na mensagem deste ano, defendeu a prática. Porém, ele disse algo importante: que a oração e a esmola (oferenda) têm a mesma importância do jejum.

Faz sentido o texto que está viralizando?

Por um lado, faz. De fato, não adianta você seguir rituais religiosos e não ser uma pessoa de “bom coração” (seja lá o que isso signifique). Porém, é possível ver que a mensagem tem um “quê” de desrespeito com a religiosidade.

A prática do jejum é facultativa e, inclusive, a pessoa pode “renunciar” ao que ela quiser. Mais do que isso: não fazer jejum não significa que você será uma pessoa melhor. Talvez, apontar o dedo para o erro dos outros sem ser consultado signifique que você é uma pessoa pior.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o papa Francisco tenha dito que as pessoas podem comer o que quiser na Quaresma porque o jejum não é importante. O texto que está circulando não é dele e, sim, o pontífice é defensor do jejum e de outras tradições católicas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).