Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa diz que estamos no fim dos tempos e pede preparação para o apocalipse #boato

Papa diz que estamos no fim dos tempos e pede preparação para o apocalipse #boato

Papa disse que estamos no fim dos tempos e pede preparação para o apocalipse, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – De acordo com o líder da Igreja Católica, papa Francisco, os seres humanos estão passando pelo fim dos tempos e os cristãos de todo o mundo deveriam estar se preparando para o apocalipse.

O papa Francisco é conhecido como o “papa mais revolucionário” de toda a história do Vaticano. O pontífice ganhou popularidade nos últimos tempos no mundo todo por seus posicionamentos “reformulados” diante de assuntos ainda considerados tabus dentro da maioria das religiões cristãs e, por isso, não é incomum vê-lo como alvo de vários boatos que circulam na internet.

Recentemente, uma publicação chamou a atenção dos internautas, com uma mensagem dizendo que o Papa Francisco supostamente teria falado que estamos no fim dos tempos e que os cristãos deveriam se preparar para o apocalipse. O post ganhou uma série de compartilhamentos no Facebook e deixou muita gente preocupada com a notícia. Veja o texto original que está rodando as redes sociais:

O papa Francisco disse que ficou claro para ele que o apocalipse era iminente após os ataques terroristas de Paris por homens que afirmam agir por Estado Islâmico, que, segundo ele, enviou ondas de choque em todo o mundo. Ele denunciou os ataques e afirmou que o uso de valores islâmicos para justificar tal abate sentido era equivalente a blasfêmia. Ele disse que um ato tão brutal era um reflexo das advertências de Jesus sobre as condições que levariam o fim do mundo. Ele disse que as escrituras bíblicas referentes aos últimos dias faz referências à guerra, fome e catástrofes cósmicas, todas as quais têm sido bastante evidentes nos últimos anos. Ele disse que nos últimos dias “o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.”

Papa disse que estamos no fim dos tempos e pede preparação para o apocalipse?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não é de hoje que surgem boatos de “fim do mundo” e “juízo final” na história da humanidade. Porém, quando uma declaração desse tipo vem supostamente de um papa com tanta credibilidade como o Papa Francisco, é óbvio que uma notícia como essa viralizaria e circularia pelos quatro cantos das redes sociais. Mas será que tudo isso é verdade? A resposta é não!

A primeira coisa que nos leva a desconfiar que a tal afirmação do Papa Francisco é falsa são as características da mensagem da publicação que está sendo compartilhada no Facebook, que são as mesmas já conhecidas em fake news: é vaga (não diz em que circunstância o papa teria dado a suposta declaração), alarmista (tem o intuito de atrair a atenção dos internautas) e não cita fontes confiáveis.

Em segundo lugar, todos sabemos que boatos falando sobre o fim do mundo já são “carta marcada” na internet. Inclusive, alguns deles nós já desmentimos por aqui, como o que surgiu dizendo que o fim do mundo seria em 23 de setembro de 2017; o curioso caso dos cavaleiros do apocalipse que surgiram nas nuvens anunciando o fim do mundo; e a história do suposto bebê de um olho só que anunciou o fim dos tempos.

Depois, ao procurarmos pela tal afirmação do Papa Francisco, nada encontramos. Aproveitamos também para buscar pela fonte que divulgou a história e… matamos a charada! O site brasileiro que publicou a notícia (que costuma publicar fake news) usou como fonte um site estrangeiro chamado NewsPunch, também já conhecido por publicar notícias falsas.

Inclusive, no Wikipédia, é possível encontrar um breve resumo do que se trata o NewsPunch: “Um site de notícias falsas baseado em Los Angeles que frequentemente espalha teorias de conspiração e desinformação política misturadas com notícias reais”. Veja a informação completa aqui

Resumindo: a notícia que está circulando pelas redes sociais dizendo que Papa Francisco teria dito que estamos no fim dos tempos e pedindo a preparação para o apocalipse é falsa. Não há em lugar algum a tal fala do líder da Igreja Católica e toda essa história surgiu de um site conspiracionista que, de vez em quando, publica fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.