Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Papa diz que paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas #boato

Papa diz que paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas #boato

Boato – Texto Definição de um Hospital, escrito pelo papa Francisco, fala que paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas.

Parece vírus: surge na internet, você recebe nos grupos de WhatsApp, vê no Facebook e, quando você menos espera, descobre (ou não) que é balela. Pronto, estamos diante do destino de mais um texto falsamente atribuído a um famoso. Nesse quesito, uma das figuras mais famosas é o papa Francisco. O pontífice já foi protagonista de diversos textos e discursos compartilhados na internet (alguns deles, inclusive, desmentidos por essa que vos fala). No texto de hoje, a história não será diferente.

Circula na internet uma reflexão sobre hospitais que teria sido assinada pelo papa Francisco. O texto, intitulado “Definição de um Hospital”, aponta que “paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas” e diz que o “hospital é o local onde os seres humanos se desnudam de suas máscaras”. Confira trechos da publicação:

DEFINIÇÃO DE UM HOSPITAL “Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas… Já viram despedidas e beijos mais sinceros que em aeroportos… É no hospital que você vê um homofóbico ser salvo por um médico gay… A médica “patricinha” salvando a vida de um mendigo… Na UTI você vê um judeu cuidando de um racista… Um paciente policial e outro, presidiário, na mesma enfermaria recebendo ambos os mesmos cuidados… Um paciente rico na fila de transplante hepático pronto para receber o órgão de um doador pobre…

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

São nessas horas em que o hospital toca nas feridas das pessoas que universos se cruzam em um propósito divino e nessa comunhão de destinos nos damos conta de que sozinhos não somos ninguém! A verdade absoluta das pessoas, na maioria das vezes, só aparece no momento da dor ou da ameaça real da perda definitiva”. Hospital, local onde os seres humanos se desnudam de suas máscaras e se mostram como são em suas verdadeiras essências. Esta vida vai passar rápido, não brigue com as pessoas, não critique tanto seu corpo. Não reclame tanto.

Papa Francisco diz que paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas?

Muitos internautas classificaram as palavras do pontífice como “sábias” e “verdadeiras”. Só tem um problema nisso, a reflexão não pertence ao papa Francisco. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Acontece que, assim como em outros casos, trata-se de um texto apócrifo que foi alterado. Inclusive, ao buscarmos informações sobre a origem do texto, encontramos alguns trechos em inglês (com direito a uma comparação entre aeroportos e casamentos), e até em anúncios de venda.

Mas não é só isso. Também procuramos vestígios do texto nas homilias do papa e, como você deve imaginar, não encontramos nada. Além disso, buscamos em discursos e notícia sobre o papa e também não encontramos nada sobre o assunto.

Para encerrar a discussão, o texto surgiu na internet como “autor desconhecido” e só depois foi atribuído ao papa Francisco. A reflexão até vale a pena e pode ser seguida, mas atribui-la ao pontífice é tolice. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.