Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Padre de Ouro Preto criticou Lula, Câmara e Senado durante homilia em 2023 #boato

Padre de Ouro Preto criticou Lula, Câmara e Senado durante homilia em 2023 #boato

Padre de Ouro Preto criticou Lula, Câmara e Senado durante homilia em 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato –  Em homilia, padre de Ouro Preto (MG) afirma que povo brasileiro está sendo crucificado por Lula, Câmara e Senado.

Desde os primórdios, os espaços de manifestação da fé deveriam servir apenas para o conforto espiritual e para o ensinamento das boas práticas religiosas, visando a construção de seres humanos melhores. Mas infelizmente não é ou (foi) isso que acontece(u).

A propaganda eleitoral dentro de igrejas, templos e terreiros é proibida desde 1997 pela Lei das Eleições, no Brasil. Apesar disso, líderes religiosos seguem tentando burlar a lei brasileira usando o nome de Deus para fins políticos e pessoais.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, um padre teria dado o que falar na internet após criticar Lula, a Câmara e o Senado durante uma homilia em 2023. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, o padre teria dito que assim como Jesus foi crucificado entre dois ladrões, o povo brasileiro estaria sendo crucificado por duas corjas de ladrões: o Senado e o Congresso Nacional. De acordo com as imagens, o padre ainda teria afirmado que assim como Jesus tinha seus algozes, o povo brasileiro também tem o seu, principalmente o presidente do país, que estaria roubando os direitos e crucificando o povo. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Abril 2023. Ouro Preto/MG. Maravilha ver um padre q se levanta contra a _cordialidade_ da Igreja, principalmente numa cidade Cultural e Universitária por essência e q sabemos ser reduto de esquerdopatas robotizados”. Versão 2: “Homilia de um padre decente, em missa em Ouro Preto. Imaginem a revolta de um padre desses, depois de ouvir as cretinices que o crápula do papa disse em entrevista, sobre a inocência de Lula e Dilma! Esse papa não representa Deus na Terra. É um comunista medíocre que afastou Bento XVI, sabe-se lá usando de quais artifícios, para implementar o “ socialismo “ entre os católicos e com certeza, recebendo muito dinheiro em troca!!”.

Versão 3: “Missa em Ouro Preto MG. Tiro o chapéu para esse padre tudo que está acontecendo hoje, aconteceu no passado. Brasil está uma vergonha nas mãos de tantos bandid@s !!! Lula, Xandão e Dino  está dando  nojo de vocês, além de não nos representarem vocês são pobres de espírito, alma e que mesmo sem classe ou seja não é por ser pobre e não ter comportamento e de realeza, pois tem muito mais pessoas pobres, porém com classe, amor e gentileza!!”. Versão 4: “Eu acho,que esse padre( de Ouro Preto) está chamando o Lula de ladrão kkkkk”. Versão 5: ““Essas palavras foram ditas no Sexta-feira santa em Ouro Preto/MG; no Discernimento de Jesus da Cruz,   por um padre e aplaudido pelo povo!! Vejam e compartilhem com todos!”.

Padre de Ouro Preto criticou Lula, Câmara e Senado durante homilia em 2023?

A informação causou um enorme burburinho nas redes sociais, especialmente, no Twitter e no Facebook e deixou muitos apoiadores de Lula desconfortáveis. Apesar disso, a história não é real. A explicação está na origem do vídeo e na falta de contexto.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. O texto apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas com vídeos retirados de contexto não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Bolsonaro teria sido aplaudido antes do jogo do Palmeiras na final do Paulistão 2023. Também a que indicava que caranguejos teriam invadido a esteira de bagagens do aeroporto de Vitória (ES) e, por fim, a que apontava que o cantor Leo Chaves teria gravado um vídeo de apoio à manifestações golpistas e pedido a paralisação geral dos caminhoneiros.

Ao procurar pelo vídeo que é usado como prova da história de hoje, descobrimos duas coisas muito importantes. A primeira delas é que o vídeo não é de 2023. Já a segunda é que a crítica não é destinada ao governo atual.

As imagens, na verdade, foram gravadas no dia 15 de abril de 2017 e em outro contexto. A celebração ocorreu na véspera de Páscoa e, na oportunidade, o padre fazia uma crítica ao governo de Michel Temer.

Na ocasião, o governo Temer havia promovido uma série de reformas, como a reforma da Previdência e o desmonte das políticas indigenistas. Duas semanas antes da declaração do padre, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já havia se posicionado contra as reformas. E além da fala do padre, os tapetes de serragem de Ouro Preto (MG), em 2017, também apresentaram protestos contra o governo Temer.

Em resumo: a história que diz que padre de Ouro Preto (MG) teria criticado o governo Lula, a Câmara e o Senado em 2023 é falsa! O vídeo usado como prova da história, na verdade, não é de 2023. Além disso, a crítica não é direcionada ao atual governo Lula. Na realidade, o vídeo foi gravado na celebração de Páscoa de Ouro Preto (MG), em 2017. Já a crítica se direcionava ao governo de Michel Temer. Ou seja, o vídeo foi retirado totalmente de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso