Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Bolsonaro é aplaudido antes de jogo do Palmeiras na final do Paulistão 2023 #boato

Bolsonaro é aplaudido antes de jogo do Palmeiras na final do Paulistão 2023 #boato

Bolsonaro foi aplaudido antes de jogo do Palmeiras na final do Paulistão 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra Bolsonaro acenando para a torcida do Palmeiras na final do Paulistão 2023 e sendo aplaudido pelos torcedores

A final do Paulistão 2023 foi emocionante. Após as vitórias surpreendentes sobre o São Paulo e o Bragantino, definidas nos pênaltis, o Esporte Clube Água Santa chegou à grande final do Paulistão. Pelo outro lado, o Palmeiras derrotou o São Bernardo e o Ituano com um placar modesto de 1 x 0.

Com um enorme favoritismo, os torcedores palmeirenses achavam que teriam vida fácil. Mas no primeiro jogo da final do Paulistão, o Água Santa mostrou um bom futebol e venceu o Palmeiras por 2 x 1 em casa. Porém, no jogo decisivo, o Palmeiras fez valer seu favoritismo, venceu com sobra por 4 x 0 e sagrou-se campeão do Paulistão 2023.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que a final do Paulistão 2023 também foi marcada por acontecimentos fora do campo. Segundo uma publicação, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria sido aplaudido antes do jogo Palmeiras x Água Santa pela final do Paulistão 2023 e essa seria a prova de que ele não perdeu as eleições nas urnas. No vídeo que acompanha a história, é possível ver Bolsonaro dentro do gramado, próximo do local da premiação, enquanto acena para a torcida, que ovaciona o ex-presidente. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Bolsonaro. Mitou geral.       Isso ontem no jogo do palmeiras , aí querem me aplicar q o cara perdeu nas urnas ? Essa eu não engulo”. Versão 2: “Bolsonaro foi assistir o jogo do Palmeiras na decisão do Paulistão. Veja só como está a popularidade…”.

Bolsonaro foi aplaudido antes de jogo do Palmeiras na final do Paulistão 2023?

A história criou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e agitou grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é real. A explicação está na origem do vídeo.

A mensagem não mostra dados básicos sobre o vídeo (como data, hora etc), tenta criar um ar de sensacionalismo e não apresenta fontes confiáveis. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. E como já sabemos, todas essas são características de fake news na internet.

Se isso não bastasse, histórias falsas envolvendo vídeos de Bolsonaro retirados de contexto já foram compartilhadas aos montes na internet. A equipe do Boatos.org desmentiu diversas delas, como a que dizia que um vídeo mostraria Bolsonaro sendo aplaudido na Argentina, em 2022. Também o que indicava que Bolsonaro teria sido ovacionado ao chegar em aeroporto no Equador e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria Bolsonaro sendo expulso de uma churrascaria em São Paulo.

Resolvemos, então, procurar por mais informações nas redes sociais do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas não encontramos nenhuma menção sobre o Palmeiras. Mas ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos a verdade.

Na realidade, as imagens não são de 2023, mas sim de 2018. O vídeo foi gravado no último jogo do Brasileirão 2018, no dia 2 de dezembro de 2018. Na oportunidade, o Palmeiras se tornou o grande campeão da edição. Na época, Bolsonaro já havia sido eleito presidente do Brasil e o vídeo foi compartilhado no canal de Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro foi aplaudido antes do  jogo do Palmeiras na final do Paulistão 2023 é falsa! O vídeo, na verdade, é de 2018. Na oportunidade, Bolsonaro participou do último jogo do Brasileirão 2018, onde o Palmeiras foi o grande campeão. As imagens foram publicadas no dia 2 de dezembro de 2018, no canal do senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente. Por fim, não existe nenhuma menção ao Palmeiras ou sobre Bolsonaro ter participado do jogo do Paulistão 2023 nas redes sociais do ex-presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso