Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Caranguejos invadiram esteira de bagagens no aeroporto de Vitória #boato

Caranguejos invadiram esteira de bagagens no aeroporto de Vitória #boato

Caranguejos invadiram esteira de bagagens no aeroporto de Vitória, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após invadirem a pista de pouso do Aeroporto de Vitória (ES), caranguejos dominaram a esteira de bagagens.

Na última semana, um vídeo viralizou nas redes sociais e deixou muita gente chocada com o conteúdo. As imagens também causaram risadas em toda a internet e suscitaram perguntas como: isso é realmente possível?

O vídeo mostra um piloto da Gol informando aos passageiros que o voo em questão precisou arremeter, no dia 20 de março de 2023, por um motivo bastante curioso. Em meio a risos, o piloto afirmou que a pista de pouso do Aeroporto de Vitória (ES) estava tomada por caranguejos.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o problema não teria parado por aí. Segundo outro vídeo que circula online, os caranguejos teriam saído da pista de pouso e migrado para a esteira de bagagens, causando medo nos passageiros. Confira:

Versão 1: “Um antigo ditado capixaba diz que ” bravo é caranguejo que só entra na cidade amarrado”. Hoje os caranguejos entraram na pista de pouso e decolagem, na esteira e área de desembarque do aeroporto de Vitória. Conseguiram até impedir o pouso de avião. Os bichos são bravos mesmo. Catei muito caraguejo na minha infância. Se não fosse época de andada iria lá catar pra fazer uma caranguejada”. Versão 2: “Os caranguejos saíram da pista em Vitória. Descobriram que não era lá que se pegava avião. Agora estão no lugar certo. Já viajaram e estão  Só esperando a bagagem chegar”. Versão 3: “O aeroporto de Vitória no Espírito Santo”.

Caranguejos invadiram esteira de bagagens no aeroporto de Vitória?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e causou risos em muitos internautas. Apesar disso, a história não é verdadeira. E a explicação está na origem do vídeo.

A história de hoje possui caráter vago, alarmista e não cita fontes confiáveis. Como já sabemos, essas são características que aparecem com frequência em histórias falsas na internet. Além disso, não existem informações sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Se isso não bastasse, vídeos aleatórios retirados de contexto e falsamente atribuídos a situações no Brasil já circulam há algum tempo na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeros deles, como o que dizia que um cardume de tubarões teria sido flagrado na praia de Boa Viagem, no Recife. Também o que indicava que o ciclone Yakecan teria sido visto na cidade de Chuí (RS) e, por fim, o que apontava que a barragem do Rio Tocantins teria sido flagrada preste a romper e alagar o Maranhão.

Ao procurar pelo vídeo em questão, descobrimos que as imagens não tem nada a ver com o Aeroporto de Vitória (ES) e muito menos ocorreram no Brasil. Na realidade, a invasão de caranguejos na esteira de bagagens aconteceu no Aeroporto Internacional Lynden Pindling, que fica localizado em Bahamas. Na ocasião, os caranguejos estavam sendo transportados em um reservatório, que se abriu e deixou os animais fugirem. Além de tudo isso, o caso não é recente. Toda a confusão ocorreu em junho de 2017.

Em resumo: a história que diz que os caranguejos que invadiram a pista de pouso do Aeroporto de Vitória (ES) se deslocaram até a esteira de bagagens é falsa! De fato, o caso dos caranguejos na pista de pouso, em Vitória (ES), aconteceu. Entretanto, as imagens divulgadas pela história de hoje não são do Brasil e muito menos são recentes. O vídeo da história de hoje foi gravado no Aeroporto Internacional Lynden Pindling, nas Bahamas. Na ocasião, os caranguejos (que estavam sendo transportados em um reservatório) acabaram escapando e causando toda a confusão. Por fim, o vídeo foi gravado em junho de 2017.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso