Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Morre Ivanilda Maria da Silva, patriota que foi presa por estar com Bíblia na mão #boato

Morre Ivanilda Maria da Silva, patriota que foi presa por estar com Bíblia na mão #boato

Morre Ivanilda Maria da Silva, patriota que foi presa por estar com Bíblia na mão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após ficar presa por 52 dias por ficar com um Bíblia na mão em manifestação, a patriota Ivanilda Maria da Silva morreu.

Ao contrário do que se imaginava, o tema atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro saiu completamente da pauta da mídia. Nas redes sociais, também não se parece muito tocar no assunto (com exceção de pedido de alguns setores para a instauração de uma CPMI). O “silêncio” foi quebrado por uma publicação de “luto” em redes sociais”.

De acordo com mensagens que estão circulando em redes sociais, a senhora Ivanilda Maria da Silva acabou de falecer. As mesmas publicações apontam que a senhora em questão é uma patriota que acabou presa por 52 dias por estar com uma Bíblia na mão durante manifestações. Leia duas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Ivanilda Maria da Silva 10/04/1939 + 21/03/2023 Versão 2: Faleceu Dona Ivanilda, patriota que foi presa e liberta, após 52 dias, portando uma arma que os demoníacos odeiam: a Bíblia Sagrada. Orava todos os dias na porta do quartel em Brasilia, justamente para nos livrar dos malditos e satânicos que estão no poder. Dona Ivanilda vai descansar no Reino dos Céus. Seu galardão é gigante. Quanto aos seus algozes (Dino, Xandex e Nine dentre outros) enfrentarão e prestarão contas à Justiça Divina, a única que abre e fecha a Porta da Eternidade.

Morre Ivanilda Maria da Silva, patriota que foi presa por estar com Bíblia na mão?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história não demorou a se espalhar entre “patriotas”. Porém, a história em questão não passa de uma narrativa recheada de fake news.

A mensagem e o histórico já nos ajudam a deixar desconfiados da veracidade da informação. Os textos têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis que confirmem a informação.

Não bastasse isso, a história em questão segue uma linha de fake news que visam vitimizar algumas pessoas que foram presas nos atos de 8 de janeiro. Já desmentimos, por exemplo, que o homem que quebrou o relógio no Palácio do Planalto foi morto, que uma empresária se matou por ter bens bloqueados e que uma idosa passou mal e morreu no ginásio da PF.

Para fechar a “tríade” do nosso briefing, não há nada sobre a senhora Ivanilda Maria da Silva ter morrido. Na realidade, encontramos diversas informações que desmentem a narrativa.

Para começar, a senhora em questão não foi presa. Ela, que ficou conhecida por participar das manifestações pró-Bolsonaro com uma Bíblia na mão, é a “dona Ilda” (não achamos em nenhum registro do nome Ivanilda Maria da Silva, mas também não encontramos o nome completo).

Ao buscar pela Ilda, Hilda ou Ivanilda, não há qualquer registro desta pessoa ter sido presa após as manifestações. Na época, quando surgiu a fake news que ela havia sido presa, serviços de checagem como a AFP desmentiram a informação falsa.

Segundo ponto: a dona Ilda está viva. Para desmentir a informação falsa, a própria senhora compartilhou um vídeo em redes sociais. Ele foi republicado pelo senador Magno Malta (que havia feita uma homenagem à idosa há alguns dias). No vídeo, ela disse que está viva. Assista:

A irmã Ilda está viva! E muito viva! Para a glória de Deus e alegria do Brasil. Aos maldosos que espalharam essa mentira, sinto muito, pois continuaremos contando com as orações da irmã Ilda por muitos anos, se Deus quiser!

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a senhora conhecida como “dona Ilda” (e creditada nos textos do boato como Ivanilda Maria da Silva) morreu após ter ficado presa. Ela não foi presa e já gravou um vídeo apontando que está bem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso