Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Idosa de 77 anos passa mal e morre em ginásio da PF em Brasília #boato

Idosa de 77 anos passa mal e morre em ginásio da PF em Brasília #boato

Idosa de 77 anos passa mal e morre em ginásio da PF em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma senhora de 77 anos passou mal e morreu em um ginásio da Polícia Federal (PF) em Brasília. Idosa estava com manifestantes bolsonaristas.

As manifestações de cunho golpista na Esplanada dos Ministérios em Brasília resultaram em mais de mil detenções de bolsonaristas. Nem todos serão presos. Algumas pessoas serão cadastradas e liberadas. Como o volume de acusados de diversos crimes é grande, muitas pessoas estão aguardando em um ginásio da Polícia Federal, em Brasília.

Neste sentido, um vídeo e uma imagem apontam que uma tragédia ocorreu. Uma senhora de 77 anos teria morrido no ginásio, chamado de “campo de concentração” por bolsonaristas. Leia algumas das mensagens que estão circulando na internet:

Versão 1: IDOSA PASSA MAL E MORRE NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA PF. Versão 2: URGENTE – Idosa passa mal e morre no ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, local onde cerca de 1,2 mil manifestantes estão detidos a pedido de Alexandre de Moraes… sem água, sem comida, sem banheiro… sem médico ou amabulância… sem mínimas condições! Versão 3: MORRE IDOSA NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA PF ESTAMOS DE LUTO DESCANSE EM PAZ Versão 4: MORRE IDOSA 09/01/2023 LUTO

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 5: NOTA DE FALECIMENTO. Esta senhora de 77 anos faleceu no campo de concentração da PF em #brasilia .Segundo informações teve sede e dor no peito.Estão lá desde ontem as 16:00 sem comida sem água serão levados presídio d papuda.Dêem #rt essa imagem precisa chegar ao mundo. #luto

Idosa de 77 anos passa mal e morre em ginásio da PF em Brasília?

A mensagem se espalhou com todas as forças na internet e, inclusive, foi tema de discurso por uma deputada bolsonarista na Câmara. Porém, a história que aponta para a tal morte da idosa de 77 anos é falsa.

A mensagem já começa a nos deixar desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmista, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que confirme a história em questão. Foi justamente ao buscar por fontes confiáveis que chegamos à realidade.

De cara, achamos uma coisa estranha. Não há nenhuma notícia na mídia ou relatos de fontes oficiais que aponte para a morte da idosa em questão. Um caso como esse, viraria notícia rapidamente na mídia. Ao procurar pelos perfis da Polícia Federal, chegamos à verdade. Em nota, a corporação desmentiu a fake news. Leia:

A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia.

Para piorar, há um detalhe interessante. A foto que está sendo compartilhada como se fosse da “senhora de 77 anos que morreu no ginásio da Polícia Federal” é uma imagem ilustrativa utilizada em banners e como foto de destaque em peças publicitárias. Ou seja: pegaram uma foto aleatória na internet e saíram compartilhando por aí.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que uma idosa de 77 anos morreu no ginásio da Polícia Federal em Brasília. A foto é aleatória da internet e o “causo” já foi desmentida pela própria PF.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso