Edir Macedo morreu hoje em um acidente de carro em Juquitiba #boato

Boato – O fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, morreu em um acidente terrível quando voltava da cidade de Juquitiba.

Não faz muito tempo que o Boatos.org falou do boato da morte do narrador Galvão Bueno. Na ocasião, explicamos que o nome dele não era o único envolvido nesse tipo de boato. O outro caso envolve o nome do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

De acordo com uma mensagem que se espalhou em redes sociais, Edir Macedo morreu após sofrer um “terrível acidente de carro” voltando da cidade de Juquitiba. A mensagem, ainda, diz que, se a pessoa quiser ver o vídeo do acidente tem que acessar um site. Leia a mensagem que circula online:

ACABOU DE ACONTECER !!! LINK DO VIDEO COM IMAGENS DO ACIDENTE NOS COMENTARIOS A COMUNIDADE CRISTÃ PERDE O SEU MAIOR MENTOR ESPIRITUAL NO DIA DE HOJE. O BISPO EDIR MACEDO ESTAVA INDO PARA A CIDADE DE JUQUITIBA ONDE FARIA A INAUGURAÇÃO DE MAIS UM TEMPLO MAS INFELIZMENTE O VEICULO QUE ESTAVA PERDEU O CONTROLE E COLIDIU DE FRENTE COM UMA CARRETA QUE VINHA NO SENTIDO CONTRÁRIO… POPULARES QUE PASSAVAM PELO LOCAL GRAVARAM AS IMAGENS – VEJA

Edir Macedo morreu hoje em um acidente de carro na cidade de Juquitiba?

A mensagem viralizou em redes sociais (assim como outras). Só há um detalhe: a informação que aponta que Edir Macedo morreu em um acidente de carro não procede. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Quando nos deparamos com a mensagem, já sabíamos do que se tratava: da série de golpes que usam como isca a morte de pessoas famosas e a curiosidade das pessoas em ver o vídeo. A lista de golpes seguindo essa “metodologia” é grande. Além do caso de Galvão Bueno, já falamos de supostos acidentes com Marrone, Joelma e de um suposto vídeo de Paolla Oliveira.

Funciona assim: a mensagem aparece na rede social com um link para o site linktr.ee. De lá você é encaminhando para outro link, que instala um aplicativo na sua rede social. A partir daí, os golpistas tomam o controle para postar o que quiser no Facebook e você acaba não vendo vídeo nenhum.

Só por desencargo de consciência, fomos buscar mais informações sobre o pastor Edir Macedo e descobrimos que ele está bem. Mais do que isso, a assessoria de comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus desmentiu a informação. Ao Boatos.org foi enviado o seguinte comunicado:

Circula hoje por redes sociais e mensagens de WhatsApp, a informação de que o Bispo Edir Macedo teria sofrido um acidente de automóvel. Trata-se de uma absurda fake news. Sendo esse Boatos.org um importante veículo de esclarecimento e alerta aos internautas, tomamos a liberdade de enviar o link publicado no portal, e print da postagem que circula, para eventual divulgação nesse portal.

No desmentido oficial, que pode ser acessado neste link, há a seguinte mensagem: 

O Bispo Macedo jamais fez tal viagem de carro, e goza de excelente saúde, como todos podem acompanhar, ao vivo, nos programas diários pela TV, rádio e Internet. Quem clicar no link que o texto traz, não verá qualquer imagem de um acidente, mas terá seu smartphone, tablet ou computador infectado por um vírus que pode roubar dados e danificar o aparelho. Se você se deparar com alguma notícia nitidamente falsa ou estranha sobre a Universal, denuncie imediatamente.

Como há grandes chances de você ter dado acesso para um aplicativo malicioso acessar a sua conta no Facebook, é bom que você entre nas suas configurações de conta (no desktop, é só clicar no ícone de engrenagem que fica no canto superior direito da sua página do Facebook) e, na aba “aplicativos e sites”, revise quem tem acesso à sua conta. Recomendamos também que você troque a senha da sua conta e, claro, avise os amigos (pode ser até com o nosso link) que a notícia é falsa.

Resumindo: a história que aponta que o bispo Edir Macedo morreu em um acidente de carro é falsa. Não passa de mais um anúncio falso de morte que só serve para pessoas mal-intencionadas aplicarem golpes no Facebook.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)