Marrone morreu em um acidente de carro enquanto voltava de show em Brasília #boato

Boato – O cantor Marrone, da dupla Bruno e Marrone, morreu neste domingo em um acidente de carro após voltar de um show em Brasília. Site mostra imagens.

Já houve um tempo em que tínhamos que desmentir boatos de mortes de celebridades todos os fins de semana. Na época, sites caça-cliques inventavam a farsa só para faturar com publicidade. Em 2019, esse fenômeno voltou em outro modus operandi. Desta vez, as notícias falsas circulam como iscas para vírus. E o último desses casos usa o nome do cantor Marrone, da dupla Bruno e Marrone.

De acordo com a mensagem, que viralizou em postagens (acompanhadas de uma imagem com os dizeres “Domingo começou triste. O adeus a Marrone”) dentro de grupos no Facebook, Marrone sofreu um acidente enquanto voltava de um show realizado na cidade de Brasília. Para além do informe, a mensagem apontava que era preciso entrar em um site (na versão que vimos era um link do site de perfis do Instagram “Redir.bio”) para ver as “imagens da rodovia”. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

AGORA A POUCO MUITO TRISTE ACONTECEU NO INICIO DA MANHA DE HOJE ( DOMINGO) COM MAIS UM MEMBRO DA MUSICA SERTANEJA, DO BRASIL O CANTOR MARRONE ESTAVA VOLTANDO DE UM SHOW QUE FEZ EM BRASILIA E BA.T.EU SEU VEICULO DE FRENTE COM UM ONIBUS QUE FICOU DESCONTROLADO SENTIDO GOIANIA A BRASILIA, INFE.LIZM,ENTE O A,CID.ENTE FOI F.ATAL – IMAG.ENS DAS CA.MERAS DA RODOVIA MOSTRAM A BATIDA NO MOMENTO EXATO

Cantor Marrone morreu em um acidente de carro voltando de show?

A história deixou muita gente curiosa. Tanto que não foram poucas as pessoas que começaram a buscar pelo suposto informe da morte do cantor sertanejo. Se você é uma dessas pessoas, pode ficar tranquilo. A história que circula online é falsa. Vamos aos fatos.

Quando batemos o olho na informação já sabíamos do que se tratava e o que fazer. Isso porque a mensagem (que tem características de boatos como ser vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não citar fontes confiáveis) já é um clássico nas fake news. A história é tão clássica que já criamos um vídeo alertando sobre o que fazer nesses casos de anúncio de mortes de celebridades. Assista:

Fizemos justamente o que o rapazinho aí em cima recomendou. E, como imaginávamos, não há qualquer anúncio de acidente com o cantor Marrone (nem com qualquer cantor sertanejo). Vale dizer que sequer ele fez show em Brasília no dia em que a postagem pipocou. Na realidade, a dupla Bruno e Marrone fez um show em São José (cidade da região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina).

Ao buscar sobre o assunto em redes sociais, descobrimos muitos alertas falando que se tratava de um vírus e que a “notícia da morte de Marrone” foi publicada automaticamente em grupos do Facebook. Leia alguns relatos:

Relato 1: Gente teve um a publicação de hj q dizia q o Cantor Marrone morreu mais não fui eu q coloquei essa publicação, pq foi enviada em todos os meu grupos, eu acordei e vi isso agr, e queria pedir dsclps a vcs mais eu juro q nao fui eu q publiquei isso, acho q conseguiram hackear meu face. Relato 2: Cuidado com a notícia que tá rolando de que Marrone morreu, é vírus não entrem no link que eles mandam. Relato 3: Nao acessem nada no face que diz “Marrone morreu” é vírus.

Para quem não entendeu o que aconteceu, temos uma teoria: quando a pessoa vê a informação e clica, é direcionada à tal página de perfis do Instagram. A partir daí, há o pedido para que a pessoa entre em mais um site. A mensagem é a seguinte: “VIDEOMARRONE4 CASO O PLAYER DE VIDEO NAO CARREGUE CLIQUE EM ASSISTIR PELO FACEBOOK Assistir vídeo completo atenção cenas fortes. Assistir vídeo pelo Facebook”.

A partir do momento em que você clica nos botões para “ver o vídeo”, um aplicativo é instalado na sua rede social e você começa a postar a mensagem falsa de forma automática. Ou seja: é um engenhoso truque para que invadam a sua conta no Facebook.

Caso isso tenha acontecido com vocês, recomendamos que você entre nas suas configurações de conta (no desktop, é só clicar no ícone de engrenagem que fica no canto superior direito da sua página do Facebook) e, na aba “aplicativos e sites”, revise quem tem acesso a sua conta. Recomendamos também que você troque a senha da sua conta e, claro, avise os amigos (pode ser até com o nosso link) que a notícia é falsa.

Resumindo: a história que aponta que o cantor Marrone morreu em um acidente de carro é falsa. Mais do que isso, a fake news é uma isca para que hackers tenham acesso a sua conta do Facebook e, quiçá, roubem seus dados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)