Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Dom Paulo Garcia faz discurso em 2023 e é ameaçado por Alexandre de Moraes #boato

Dom Paulo Garcia faz discurso em 2023 e é ameaçado por Alexandre de Moraes #boato

Dom Paulo Garcia fez discurso em 2023 e é ameaçado por Alexandre de Moraes, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Vídeo mostra discurso de Dom Paulo Garcia em 2023 sobre a Igreja Católica e aponta que ele foi ameaçado por Alexandre de Moraes neste ano.

Já não é de hoje que Alexandre de Moraes (por conta de suas decisões no âmbito de inquéritos no STF e também como presidente do TSE) tem sido alvo de ataques na internet. A última delas aponta para algo que ele teria feito com um padre.

Um vídeo de Dom Paulo Garcia está circulando junto com mensagens que apontam que o discurso sobre um “momento grave que o Brasil está vivendo” teria sido gravado agora em 2023 e que, por conta do vídeo, ele teria sido ameaçado por Alexandre de Moraes. Leia:

DOM PAULO GARCIA IGREJAS CATÓLICAS ESTÃO SENDO PERSEGUIDAS PELO ATUAL GOVERNO PADRE AMEAÇADO POR MORAES 01/06/2023 DESABAFA SOBRE SITUAÇÃO NO BRASIL

Dom Paulo Garcia fez discurso em 2023 e é ameaçado por Alexandre de Moraes?

Por conta do teor do vídeo e das acusações contra o ministro Alexandre de Moraes, a história circulou com muitas forças na internet. Porém, é falso que Dom Paulo Garcia fez o tal discurso em 2023 e foi ameaçado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem, o histórico e uma busca pelo conteúdo (que está viralizando no TikTok) nos mostra que se trata de mais um boato. Assim como uma fake news clássica, a mensagem tem características como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação.

Além disso, o que não falta é fake news com acusações ao ministro Alexandre de Moraes e ações dele. Já desmentimos informações falsas que apontavam que ele havia censurado um próprio vídeo dele, que havia fugido do Brasil e que iria renunciar.

Resolvemos, então, procurar por qualquer informação sobre as tais ameaças de Alexandre de Moraes ao Dom Paulo Garcia. Nada encontramos. Também não encontramos qualquer implicação na Justiça por parte do religioso.

Para completar, o vídeo em questão sequer é de 2023. Na realidade, ele é de 2021 e foi gravado na época em que a direita se mobilizava para uma manifestação golpista em 7 de setembro.

Por fim, é importante apontar que, ao contrário do que a mensagem mostra, não há qualquer ligação do religioso como a Igreja Católica. Dom Paulo Garcia é da Igreja Epicospal do Brasil. Trata-se de uma igreja autônoma da Comunhão Anglicana.

Resumindo: o vídeo que está circulando na internet é antigo, o religioso não é da Igreja Católica não há qualquer relato de que o vídeo tenha sido gravado por contra de ameaças de Alexandre de Moraes. Um combo completo para uma fake news daquelas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm