Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes censurou vídeo dele falando mal do PT em 2016 #boato

Alexandre de Moraes censurou vídeo dele falando mal do PT em 2016 #boato

Alexandre de Moraes censurou vídeo dele falando mal do PT em 2016, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ministro Alexandre de Moraes mandou censurar vídeo de 2016 onde ele chama o governo PT de corrupto e o acusa de desviar bilhões

A situação política no Brasil parece ter se estabilizado. Após uma troca de poder marcada por tensão e insegurança e um verdadeiro show de horrores e crimes protagonizados em Brasília (DF), no dia 8 de janeiro de 2023, as coisas parecem ter se acalmado.

Os constantes ataques aos poderes públicos não acabaram, mas reduziram de forma significativa. Entretanto, o burburinho que ainda continua segue fazendo estragos e causando problemas. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teria censurado um vídeo onde aparece falando mal do PT.

Segundo a história, o vídeo teria sido publicado em 2016 e Alexandre de Moraes teria chamado o governo PT de corrupto e afirmado que se o PT não tivesse desviado bilhões ou feito portos em Cuba, a segurança no Brasil estaria melhor. ““Alexandre de Moraes proíbe vídeo de “Alexandre de Moraes” chamando Lula de corrupto”, diz a mensagem.

Alexandre de Moraes censurou vídeo dele falando mal do PT em 2016?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A informação causar um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou os haters do STF alvoroçados. Entretanto, a história não é verdadeira. E a explicação fica por conta da origem do vídeo e do contexto que foi totalmente apagado.

A mensagem apresenta caráter vago, extremamente alarmista e não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis. Como já alertamos por aqui, todas essas são características de fake news na internet. Além disso, histórias falsas sobre ministros do STF não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu dezenas delas aqui.

O vídeo em questão foi gravado em 2016, durante uma palestra de Alexandre de Moraes em uma universidade de São Paulo. O então secretário de Segurança Pública de São Paulo foi questionado sobre como pretendia lidar com os manifestantes que teriam um pensamento diferente do “governo golpista” de Temer e apontou os casos onde estudantes foram confrontados com balas de borracha pela polícia de São Paulo. Como resposta, chamou o governo do PT de corrupto e ladrão.

O mesmo vídeo chegou a ser usado na campanha durante as eleições presidenciais de 2022 para atacar o ministro Alexandre de Moraes, o STF e o PT. Mas na época, a história acabou sendo esclarecida e contextualizada, mostrando que o vídeo era antigo.

E apesar da declaração de Alexandre de Moraes, em 2016, não existe qualquer indício de que o Supremo Tribunal Federal (STF) ou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenham mandado tirar o vídeo do ar. Tanto é que a história continua sendo compartilhada e ainda acompanhada do vídeo.

Em resumo: a história que diz que Alexandre de Moraes teria mandado censurar um vídeo dele chamando o PT de corrupto é falsa! Não existem indícios de que o STF ou o TSE tenham ordenado a retirada do vídeo da internet. Exemplo disso é que o vídeo segue sendo compartilhado junto com a história falsa. Se a história fosse real, o vídeo seria retirado de todos os lugares, inclusive dos veículos de comunicação que publicaram as imagens na época que o caso ocorreu. Porém, o vídeo continua disponível em todos os lugares.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm