Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes vai renunciar nos próximos dias e não será o único do STF #boato

Alexandre de Moraes vai renunciar nos próximos dias e não será o único do STF #boato

Alexandre de Moraes vai renunciar nos próximos dias e não será o único do STF, diz boato (Foto: Reprodução/FacebooK)

Boato – Urgente! O STF está em pânico e Alexandre de Moraes vai renunciar. Ele fugiu do país e não será o único a renunciar.

Hoje, no nosso A Semana em Fakes, mostramos como as fake news criaram uma realidade paralela no Brasil. Em meio a devaneios que apontavam que o “povo” estava a favor de uma intervenção militar e fechamento de poderes, que o Brasil estava sob uma greve de caminhoneiros com grande adesão e que estava em estado de sítio, uma nova história surgiu na internet.

Uma mulher relatou em um vídeo que o ministro Alexandre de Moraes iria renunciar do cargo no STF nos próximos dias e que ele não seria o único a fazer isso. A mulher apontou também que Alexandre de Moraes fugiu do Brasil junto com a esposa e seguranças, que a prisão dele estava decretada para 8 de setembro, que foi o ministro que pediu para Temer buscar Bolsonaro e que ele iria renunciar ao cargo em 15 ou 30 dias.

A pessoa que grava o vídeo também aponta que a “população não atura mais o ministro” e que o presidente Jair Bolsonaro continua comprometido a não cumprir decisões judiciais. Por fim, ela diz que Gilmar Mendes e outros ministros estão trabalhando para que Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso não continuem na corte.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O vídeo (que não será exibido aqui) está acompanhado de mensagens como “Ministro Alexandre de Moraes pode renunciar a qualquer momento e ele não o único. assista e entenda !” e “Urgente! STF em pânico! Alexandre de Moraes vai renunciar e não vai ser o único”.

Alexandre de Moraes vai renunciar nos próximos dias e não será o único do STF?

Apesar da efusividade dos comentários apresentados na tese, a renúncia de Alexandre de Moraes não passa de mais um capítulo da novela Brasil Paralelo, que cria uma realidade alternativa em que todos amam Bolsonaro e que ele tem poderes supremos.

Além da mensagem (que tem características de fake news como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de qualquer fonte confiável) e do histórico de boatos do tipo “agora a coisa vai acontecer a favor de Bolsonaro”, o próprio discurso descrito na narrativa nos mostra que não haverá a tal denúncia.

Toda a narrativa é recheada de informações falsas. Ao contrário do que é informado no vídeo, Alexandre de Moraes não “fugiu do Brasil” antes das manifestações e não há foto dele saindo do país cercado de seguranças. A informação era uma fake news e a foto que circulava junto com a notícia falsa era de 2017.

Não há qualquer prova nem sustentação jurídica de que Alexandre de Moraes seria preso no dia 8 de setembro. Salvo um golpe de estado (que não é previsto na Constituição), não há como o “presidente decretar a prisão de um ministro do STF”. A narrativa também distorce o que se sucedeu após a divulgação da carta de Bolsonaro (claramente, um recuo em relação ao discurso belicoso de 7 de setembro).

Também há distorções na informação de que o STF está contra as decisões de Alexandre de Moraes (que nada faz além de atender pedidos da PGR e da Polícia Federal). O posicionamento de Luiz Fux, lido durante sessão no Supremo, mostra que a corte estava fechada com os ministros.

É importante citar que a narrativa de que o “povo” está contra o STF e a favor de um golpe com Bolsonaro no poder é falsa. Na realidade, quem vende este discurso é um pequeno grupo mais radical. Todo esse quadro mostra que, salvo algum spin-off, Alexandre de Moraes não irá renunciar ao cargo por causa da “força de Bolsonaro”.

Resumindo: não há qualquer prova de que Alexandre de Moraes vá renunciar ao STF nos próximos dias por causa da “força de Bolsonaro”. Além de a narrativa estar repleta de informações falsas e distorcidas, o quadro atual político no Brasil não mostra que as coisas estejam se encaminhando para este rumo.

Atualização: depois da publicação do texto, encontramos uma nova versão da história. Continua sendo falsa, mas deixaremos aqui para registro:

Recebi agora de um amigo que indiretamente conhece o cabeça AM vai sair do STF O sobrinho dele apanhou na rua A esposa está implorando para sairem do Brasil Ele não pisa mais no clube Pinheiros Gilmar Mendes quer a saida dele do STF Alexandre de Moraes é indicação de Temer. Qualquer acordo político tem que ter a participação de quem indicou a pessoa, porisso o Michel Temer ter aparecido do nada. Muito em breve vc vai ver o que está atrás do recuo do Presidente e vai se surpreender. A primeira parte já foi feita existiam mais de 15 mandados de prisão aguardando o término das manifestações de 7 de setembro para serem cumpridos e foram suspensos pelo AM. Depois do acordo envolvendo o Alexandre de Moraes (que vai surpreender muito) será a vez do Barroso. Caso o Alexandre de Moraes se negue a sair haverá a formação de um Colegiado no STF para julgar sua saida. Provavelmente vai se afastar por um problema de saúde aposentar e o consequente envio dos inquéritos atuais à PGR O TSE será presidido por Kassio ou Fachin estão acertando Será votado no Congresso uma Pec para limitar os poderes do STF (Deputados e Senadores querem ter poder e não serem estorquidos pelo STF) A convocação do 7 de setembro foi para o Bozo mostrar ao “outro lado” que ele tem apoio popular. Para piorar a situação do Alexandre de Moraes o mesmo caiu na tentação de deter o Americano do CPAC no aeroporto causando uma crise com a embaixada americada e tornou a sua arbitrariedade conhecida no mundo Analise política é bem mais profunda do que se noticia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: