Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Religião > Teoria da conspiração que aponta que biscoito (bolacha) Oreo tem símbolos satânicos e da maçonaria é falsa

Teoria da conspiração que aponta que biscoito (bolacha) Oreo tem símbolos satânicos e da maçonaria é falsa

Desenhos do biscoito (bolacha) Oreo têm significado satânico, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bolacha (biscoito) Oreo possui símbolos satânicos estampados em seus biscoitos, como a cruz dupla, e desenhos da maçonaria.

  Introdução

Se existe algo que é capaz de dividir os brasileiros e iniciar uma guerra no mesmo momento é o modo de chamar determinadas coisas. Aipim ou macaxeira? Geladinho ou sacolé? Corretivo ou branquinho? E o mais popular de todos: bolacha ou biscoito? Com todo respeito ao Rio de Janeiro, na minha região, chamamos de bolacha.

Mas independente de como você chama, aqui vamos chamar dos dois para sermos democráticos e tentar selar a paz por todo o Brasil. De acordo com uma história que está sendo compartilhada, o biscoito (ou a bolacha) Oreo seria satânico (ou satânica). Segundo o vídeo que acompanha a publicação, a bolacha Oreo teria símbolos satânicos e da maçonaria em seus biscoitos. Confira:

Versão 1: “A paz do nosso senhor Jesus Cristo, meus queridos. Tô aqui pra falar do biscoito Oreo, né? Um assunto que tá sendo bem polêmico e repercutindo bastante na internet e muitas pessoas estão debochando, estão rindo. Não é normal, beleza. Sabemos que as coisas estão ocultas. né? E eu como cristão, qualquer outra pessoas como cristão ela tem que alertar. Pra mim, na minha opinião, esse é um dos melhores biscoitos, se não o melhor, tá, do mercado na atualidade. Cara, eu comi esse biscoito e, tipo, eu queria mais e mais e mais. Enquanto tiver o pacote, o cara não para até detonar com o biscoito.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quais são os símbolos satânicos que estão aqui dentro? Vamos lá. Primeiro, cruz dupla, tá? A cruz satânica que representa que nós viveremos neste mundo, né, no mundo satânico para toda eternidade, tá? Segundo, esse aqui ó, o símbolo da maçonaria, embaixo do biscoito, nessa partezinha aqui. Coloquei o grande aqui pra vocês ver. Tá vendo? A cruz dupla é uma cruz invertida com símbolo do infinito, né? É eles falando que a gente vai viver nesse mundo pra sempre, super satânico e anticristo. E tem esse aqui também que é a roda do zodíaco, tá? Você vê esses simbolozinhos pequenininhos, tá vendo? Tem doze, que representa as doze estações. Maçonaria e símbolos satânicos. Teve um vídeo que o rapaz postou, ele falou. Aí, o pessoal falou bem assim: cara, eu posso comer só o recheio? Mano, eu quero comer só o recheio, não sei o quê, tal, tal, tal. Beleza. A partir do momento que você toma conhecimento de algo e você tem uma religião, você tem uma crença, né? Que no meu caso, a minha crença não permite essas coisas, eu faço de tudo pra evitar, né? E no meu ponto de vista e na minha opinião, eu não indico você a comer, né, se você for cristão. Passei muito tempo gostando desse biscoito e deixei de lado. Não como mais depois que eu soube disso aqui, tá bom? Aí, cabe a qualquer um aí, né, analisar e ver se é de acordo você continuar ingerindo algo satânico pra dentro do seu corpo ou não. Deixa aí sua opinião que que você acha desse biscoito, vai continuar comendo sabendo disso ou não, beleza? E compartilha também isso aqui”.

Versão 2: “OS BISCOITOS SATANICOS!!! Esse biscoito possui mensagens SATANICAS em sua composição. Percebam, em uma (1) unidade do biscoito possuímos vários símbolos, entre eles estão o símbolo da maçonaria, a cruz satanica de Lúcifer e roda do zodíaco. A cada biscoito ingerido, uma parcela de sua alma é devorada pelos cães de fogo que guardam os portões do deserto de enxofre, onde Lúcifer impera. Tomem cuidado… nada é o que parece. Vigiem!!!”.

  Análise

A história de hoje viralizou nas redes sociais, em especial, no Tik Tok e no Facebook, e em grupos cristãos no WhatsApp. A mensagem é acompanhada de um vídeo e de uma imagem que mostraria a posição dos supostos símbolos satânicos e da maçonaria. Porém, ao olhar o texto, nos deparamos com alguns detalhes importantes: a mensagem apresenta um caráter vago, extremamente alarmista, não cita fontes confiáveis, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis e a ainda pede por compartilhamentos. Como já sabemos, essas são características recorrentes em fake news na internet.

Além disso, histórias falsas sobre coisas satânicas existem há muito tempo na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas aqui, aqui e aqui.

A partir disso, algumas questões foram levantadas: 1) Os desenhos do biscoito (bolacha) Oreo são satânicos ou da maçonaria? 2) O que são os símbolos da bolacha (biscoito) Oreo? 3) O que podemos dizer quando encontramos mensagens sobre “coisas satânicas”?

Checagem

1) Os desenhos do biscoito (bolacha) Oreo são satânicos ou da maçonaria?

Não. Essa é uma lenda urbana que circula na internet há algum tempo. Se isso não bastasse, a mesma história já circulou em diversos países. Ela acabou sendo desmentida pelo site de fact-checking Snopes. Segundo a página, a história circula na internet desde 2014, a partir de um post no fórum Reddit, conhecido por ser um local de publicações satíricas ou conspiratórias. E não demorou muito para a teoria se espalhar e ganhar novos detalhes.

2) O que são os símbolos da bolacha (biscoito) Oreo?

Segundo o site de fact-checking Snopes, os desenhos em biscoitos (bolachas) possuem uma explicação bastante simples. De acordo com o Snopes, a prática de estampar e desenhar bolachas (biscoitos) é bastante antiga. Inicialmente, ela começou como uma necessidade estética. Perfurar ou desenhar as massas dos biscoitos evita que as bolachas inchem durante o cozimento e percam sua crocância. Posteriormente, as empresas viram na prática uma forma de decorar e tornar mais atrativo seus biscoitos.

O padrão de desenhos da bolacha (biscoito) Oreo mudou ao longo dos anos. Inicialmente, o desenho do biscoito foi uma inspiração da bolacha chamada Hydrox. Nos primórdios, o biscoito (bolacha) Oreo tinha um desenho de coroa de flores. Foi só em 1952 que o desenho ao qual estamos familiarizados surgiu. Ele foi criado pelo engenheiro William A. Turnier. E segundo o filho de Turnier, seu pai não atribuiu um significado para os desenhos, tudo foi feito para ser esteticamente bonito e harmônico.

3) O que podemos dizer quando encontramos mensagens sobre “coisas do diabo”?

No mínimo, tomar cuidado. Esse tipo de afirmação tem como base crenças pessoais que não passam disso: crenças. Nada do que é dito aí possui evidências científicas. E vale ressaltar que cada pessoa pode ter a sua crença, o que não pode acontecer é obrigar outras pessoas a acreditarem de forma forçada no que diz a sua religião ou crença.

Conclusão

Fake news ❌

A história que diz que o biscoito (bolacha) Oreo possui símbolos satânicos e da maçonaria é falsa! Não existe nada da maçonaria ou satânico na bolacha (biscoito). Essa história surgiu em 2014, sem nenhum embasamento, a partir de teorias conspiratórias. Os desenhos atuais do biscoito (bolacha) Oreo foram feitos pelo engenheiro William A. Turnier, em 1952. E de acordo com o filho de Turnier, pelas declarações de seu pai em vida, os desenhos não tinham um significado oculto, apenas eram bonitos e harmônicos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm