Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ataques em escolas são um sacrifício em ritual satânico a favor de Lula #boato

Ataques em escolas são um sacrifício em ritual satânico a favor de Lula #boato

Ataques em escolas são um sacrifício em ritual satânico a favor de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Os ataques que ocorreram em escolas no Brasil nada mais são do que parte de um sacrifício de 10 mil crianças em um ritual satânico a favor de Lula.

Os dois acontecimentos recentes de ataques em escolas somados ao turbilhão de informações alarmistas sobre “combinações de ataques em massa” (algo que é falso, mas é perigoso porque pode incitar pessoas predispostas a cometer atos criminosos) fez com que o debate público se voltasse à questão da segurança em escolas + monitoramento da internet. Agora, estamos vendo um movimento pior ainda: o da politização do assunto.

Uma das publicações que estão circulando, principalmente em grupos de WhatsApp e aplicativos de vídeo dá conta de que os ataques em escolas estão ocorrendo por culpa de Lula. O motivo seria a “denúncia” de que tudo não passa de um ritual satânico de sacrifício de 10 mil pessoas. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: QUEM FALOU NO GRUPO QUE NAO TINHA VISTO O VIDEO DO SACRIFÍCIO DE 10 MIL CRIANÇAS PRA “ELEICAO ” DO LADRÃO????? Versão 2: Você cristão está achando que é brincadeira

Transcrição: Vocês lembram quando eu postei esse vídeo dando conta de um trabalho satânico feito em favor da campanha do Lula? O que não foi postado foi o início desse mesmo vídeo. Preste atenção agora o início desse vídeo vai vir a seguir e mais atenção ainda pro que é dito no final dele no final. Prestem bastante atenção. Sacrificaremos em todo o Brasil 10 mil crianças, 10 mil crianças

Ataques em escolas são um sacrifício em ritual satânico a favor de Lula?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Por mais absurda que seja, a tese se espalhou em alguns grupos de antipetistas mais radicais. Só que basta um pouco de lógica e uma busca no passado para ver que a tese em questão não se sustenta.

A mensagem já ajuda a nos deixar desconfiados. Assim como uma “fake news clássica”, ela é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que confirme a acusação.

Ao buscar por fontes confiáveis, o que encontramos, na realidade, são informações que apontam o contrário do descrito na mensagem (de que tudo seria um plano de Lula). Se formos olhar para os ataques mais recentes (de São Paulo e Blumenau), podemos ver ações individuais e não “algo coletivo”.

Ao olhar para a acusação de “satanismo e sacrifício a favor de Lula”, não encontramos nenhum elemento que prove a acusação. Ao contrário disso, o TSE considerou em julgamento a acusação como uma fake news no ano passado e mandou retirar o vídeo em questão de circulação por ser de “teor sabidamente inverídico”.

Agora, vamos raciocinar. Se o vídeo que está circulando na internet não passa de uma armação com intuitos políticos e, inclusive, foi retirado do ar pelo TSE e os casos de ataques até o momento não passaram de iniciativas individuais, é duplamente mentirosa a afirmação de que os ataques têm relação com Lula e rituais satânicos de sacrifícios.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula é o culpado pelos ataques em escolas porque fez um ritual satânico que visa sacrificar 10 mil crianças. A tese não passa de um delírio que, além de ter motivação política, dá indevida atenção a ataques em escolas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso