Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Willian Bonner se confunde e cita reunião de Lula e Alckmin como “encontro de dois bandidos” #boato

Willian Bonner se confunde e cita reunião de Lula e Alckmin como “encontro de dois bandidos” #boato

Willian Bonner se confunde e cita reunião de Lula e Alckmin como “encontro de dois bandidos”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra trecho do Jornal Nacional no qual o apresentador William Bonner se confundiu e se referiu a uma reunião de Lula e Alckmin como um “encontro de dois bandidos”.

No ano passado, muito se falou das ameaças da “tecnologia deepfake” durante as eleições. Na prática, a enxurrada de desinformação se deu por meio de outros formato menos, por assim dizer, elaborados. É o caso de uma história que voltou a circular agora em 2023.

Um vídeo do apresentador William Bonner falando sobre Lula e Alckmin está viralizando na internet. No vídeo, ele teria falado o suposto texto: “O encontro de dois bandidos. Perdão, imagem errada. A imagem seria de outro ladrão. Digo de um ladrão de verdade”. As imagens cobertas eram justamente do presidente e do vice que foram eleitos.

Willian Bonner se confunde e cita reunião de Lula e Alckmin como “encontro de dois bandidos”?

O vídeo, que já havia se espalhado com força durante as eleições do ano passado, se espalhou também agora em maio de 2023. Porém, é falso que Willian Bonner tenha citado a reunião de Lula e Alckmin como encontro de dois bandidos.

A mensagem, o histórico, uma olhada no arquivo e uma busca na realidade já revelam a farsa. O texto que circula junto com o vídeo é vago, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação em questão.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Além disso, não é de hoje que fake news se utilizam de montagens feitas com base em conteúdos do Jornal Nacional. Durante as eleições, tivemos que desmentir diversas vezes informações sobre pesquisas eleitorais que haviam sido divulgadas pelo telejornal (veja detalhes aqui, aqui e aqui).

Ao olhar o próprio vídeo, é possível perceber que se trata de uma montagem muito mal feita. Há, inclusive, uma amostra de tentativa (não muito bem sucedida) de deepfake. A voz tem sobressaltos e não há uma boa sincronia com o que William Bonner está falando.

Ao procurar por informações a respeito do assunto, descobrimos que ele foi desmentido durante o período eleitoral de 2022 pelo Projeto Comprova (coalizão para checagem de fatos). Na ocasião, o site apontou que o conteúdo original é de 2021. Na matéria original, William Bonner não fala nada sobre o tal “encontro de dois bandidos”.

Também foi dito que foram utilizadas imagens do portal UOL e que o conteúdo original foi publicado por um perfil do TikTok especializado em fakes com montagens (bem toscas, por sinal) feitas com ferramentas digitais.

Resumindo: é falso que William Bonner se confundiu a citou o encontro de Lula e Alckmin como “de dois bandidos” durante apresentação no Jornal Nacional. Trata-se de uma fake news da época das eleições que voltou a circular agora em 2023.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm