Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pesquisa Ipec no Jornal Nacional mostra Bolsonaro com 55%, na frente de Lula no 2º turno das eleições #boato

Pesquisa Ipec no Jornal Nacional mostra Bolsonaro com 55%, na frente de Lula no 2º turno das eleições #boato

Pesquisa Ipec no Jornal Nacional mostra Bolsonaro com 55%, na frente de Lula no 2º turno das eleições, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Saiu o resultado da pesquisa Ipec do segundo turno das eleições. O Jornal Nacional divulgou que Bolsonaro está com 55% dos votos válidos e na frente de Lula.

Em quase uma semana de segundo turno, podemos presenciar um aumento sensível em termos de fake news na internet. Não bastasse isso, histórias falsas que circularam no primeiro turno ganharam nova roupagem. A última aponta para uma suposta divulgação da pesquisa Ipec.

Um vídeo do Jornal Nacional, apresentado por Renata Vasconcellos e William Bonner, com a divulgação dos resultados da pesquisa deixou muitos simpatizantes de Bolsonaro animados. Pelos resultados, Bolsonaro estaria na frente de Lula com nada menos do que 55% dos votos válidos.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontam para um suposto arrependimento da Globo em relação a “passar vergonha” e que a emissora estaria com medo de não ter a concessão renovada. Leia algumas das mensagens que circula online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Ouçam com atenção esse apelo  O instituto de pesquisa IPEC pediu para que o eleitor avaliem a administração de JAIR BOLSONARO Versão 2: PARECE QUE A GLOBO CANÇOU DE PASSAR VERGONHA: BOLSONARO 51% E MARIDO DA JANJA 43% PELO IPEC AGORA SIM FALA A VERDADE OU PERDE A CONCESSÃO.

Pesquisa Ipec no Jornal Nacional mostra Bolsonaro com 55% e na frente de Lula no 2º turno das eleições?

Não demorou muito para a versão em questão do vídeo se espalhar por aplicativos de vídeo como o Kwai e também pelo WhatsApp. Só que, assim como em outros casos, a informação que aponta que Bolsonaro está a frente de Lula pesquisa Ipec é falsa.

Não é a primeira vez que há uma manipulação de divulgação de resultados da pesquisa Ipec em um vídeo de um Jornal Nacional. No primeiro turno, desmentidas duas fake news de adulteração de vídeos deste tipo. Nos dois casos, os percentuais de Lula e Bolsonaro foram invertidos para dar a impressão de que o atual presidente está na frente (veja aqui e aqui).

Este tipo de fake news se espalhou tanto que o próprio Jornal Nacional alertou para as pessoas ficarem atentas para estes vídeos que circulam em redes sociais. E foi o que justamente ocorreu.

Ao buscarmos pelo vídeo original da divulgação da pesquisa Ipec do segundo turno das eleições, vimos que, na realidade, Lula está com 55% dos votos válidos (Bolsonaro tem 45% dos votos válidos) e com 51% dos votos (Bolsonaro está com 43%). Ou seja: pegaram o vídeo da divulgação da pesquisa Ipec no Jornal Nacional, inverteram os números e saíram espalhando mais uma fake news por aí.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a pesquisa divulgada pelo Jornal Nacional mostra Bolsonaro com 55% dos votos válidos e na frente de Lula. Trata-se de uma adulteração de um vídeo do telejornal (algo que não tem sido tão incomum na internet).

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso