Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra Lula saindo de casa e sendo expulso por moradores de condomínio de luxo #boato

Vídeo mostra Lula saindo de casa e sendo expulso por moradores de condomínio de luxo #boato

Vídeo mostra Lula saindo de casa e sendo expulso por moradores de condomínio de luxo, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Moradores do condomínio de luxo onde Lula foi morar estão querendo o expulsar. A prova é um vídeo de Lula saindo de casa.

Já falamos algumas vezes, inclusive no último A Semana em Fakes, que um dos tipos mais comuns de fake news eleitorais é o que, por meio de um recorte popular, visa desmerecer as pesquisas eleitorais.

A última que está circulando por aí aponta que o ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República Lula está tendo problemas com vizinhos do condomínio de luxo que ele está morando. Mensagens acompanhadas de um vídeo de manifestantes contrários ao presidente aponta que vizinhos querem o expulsar e que a filmagem se deu quando ele estava “saindo de casa”. Leia a mensagem que circula por aí e assista ao vídeo:

Lula saindo de casa. Lula saindo de casa, povo quer expulsá-lo de lá. O povo está irritado. Moradores do condomínio de luxo aonde lula foi morar estão querendo expulsa-lo de lá!!

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Vídeo mostra Lula saindo de casa e sendo expulso por moradores de condomínio de luxo?

A história e o vídeo não demoraram a se espalhar entre perfis bolsonaristas nas principais redes sociais (até as segmentadas para militantes de direita). Só que, apesar de o vídeo se referente a uma situação ligada a Lula, não se trata de ele “saindo de casa” ou mesmo prova que “vizinhos querem o expulsar”.

A mensagem, o histórico e a ausência de notícias em fontes confiáveis já nos deixa desconfiados. O texto que está circulando por aí é vago, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove que “vizinhos estão querendo expulsar Lula”.

Além disso (como falamos lá no início do texto), vídeos retirados de contexto têm sido comuns em boatos políticos. Nos últimos dias, desmentimos histórias falsas que apontavam, por exemplo, que Lula havia sido vaiado no Mercado Público de Porto Alegre/Florianópolis em 2022, que ele foi hostilizado em protesto em Passo Fundo neste ano e até que Anitta foi vaiada.

Ao buscar sobre o tema “Lula e problema com vizinhos”, nada encontramos em fontes confiáveis (não encontramos em lugar algum além da mensagem em questão). E, ao olhar para detalhes no vídeo, chegamos à verdade.

Na verdade, Lula não estava “saindo de casa” e tampouco foi hostilizado por vizinhos. Em um trecho do vídeo chegamos ao nome Sociedade Alto das Palmeiras. Ao procurar pelo local, chegamos a um condomínio na cidade de Campinas. Isso já elimina a hipótese de que seja a “nova casa de Lula” (que se mudou para São Paulo recentemente).

Ao procurar por episódios de protestos contra Lula em Campinas, chegamos a protestos que ocorreram neste ano. Em nenhum momento, se tratavam de “vizinhos” e tampouco a manifestação era tão massiva.

Resumindo: apesar de o vídeo em questão ser de um protesto contra Lula, é falso que as imagens mostram ele “saindo de casa” e que isso significa vizinhos querem o expulsar de um condomínio de luxo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: