Lula é hostilizado no Mercado Público de Porto Alegre/Florianópolis em 2022 #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que o ex-presidente Lula é vaiado e chamado de ladrão no Mercado Público de Porto Alegre (ou Florianópolis) no ano de 2022.

O que não tem faltado em termos de fake news na Internet são as notícias falsas que tentam promover a tese (também falsa) de que manifestações de pessoas nas ruas desmentem os números dos institutos de pesquisa. Hoje vamos falar de um caso “2 em 1”.

Um vídeo de pessoas vaiando e xingando o ex-presidente Lula está sendo compartilhado junto com a informação de que ele seria de 2022. Vimos duas versões da história. Uma delas apontava que o vídeo havia sido feito em Porto Alegre. Outra apontava que o vídeo foi feito em Florianópolis. Leia e veja:

Versão 1: Lula não conseguiu almoçar no Mercado Público em Florianópolis , o povo não parou de gritar ” LADRÃO ” E ainda tem coragem de fazer pesquisa falsa dizendo que ta na frente na intenção de voto
Versão 2: Mercado Público de Porto Alegre…. ontem durante Visita de Lula. A esquerda até que tenta esconder, mas o povo sabe que o 9 dedos é ladrão!

Lula foi hostilizado no Mercado Público de Porto Alegre/Florianópolis em 2022?

Na semana passada, a mensagem com a “versão Porto Alegre” se espalhou com tudo em redes sociais. Agora, é a “versão Florianópolis” que está rodando por aí. Antes que tenhamos uma “versão Curitiba”, estamos aqui para falar que o caso não ocorreu em 2022.

A mensagem e o tipo de história já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. O texto é vago, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que confirme a história. Além disso, como vocês podem ver em exemplos aqui, aqui e aqui, fake news do tipo “datapovo” são comuns na Internet.

Ao buscar sobre o assunto, nada encontramos sobre o episódio em fontes confiáveis. Ao contrário: encontramos um desmentido que mostra que a tese está, em uma versão, 100% e em outra 50% errada.

Como aponta o Estadão Verifica (serviço de checagem do Estadão), o vídeo foi gravado em 2018 na cidade de Florianópolis. Em 2022, Lula sequer esteve no Mercado Público de Porto Alegre. Ele também não esteve na cidade de Florianópolis para eventos públicos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula foi vaiado e chamado de ladrão durante ida a um Mercado Público em 2022. O vídeo é antigo e não pode para confrontar as pesquisas eleitorais atuais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet