Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Manifestantes fazem protesto contra Lula em Passo Fundo em 2022 #boato

Manifestantes fazem protesto contra Lula em Passo Fundo em 2022 #boato

Manifestantes fazem protesto contra Lula em Passo Fundo em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra protesto que prova que institutos de pesquisa estão errados. Manifestantes em Passo Fundo fizeram um protesto contra Lula em 2022.

Já falamos inúmeras vezes que um dos tipos de fake news mais comuns na Internet são os relacionados a vídeos retirados de contexto. É o caso de mais uma história que circula online e aponta para o ex-presidente Lula.

Um vídeo de uma manifestação na cidade de Passo Fundo está sendo compartilhado junto com a informação de que o protesto foi realizado em 2022. Também há informações que apontam que isso prova que os institutos de pesquisa estão errados. Leia algumas das mensagens que circulam por aí

Versão 1: Olha esse vídeo então o Lula tá na frente nas pesquisas o golpe tá aí cai quem quer . #LulaDitador Versão 2: Gente do céu. Lula não entra em Passo Fundo. Só falta a pesquisa dizer que lá, ele está a frente das pesquisas. Versão 3: Lula não é bem vindo em Passo Fundo …

Manifestantes fazem protesto contra Lula em Passo Fundo em 2022?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O que não faltou foi gente compartilhando o conteúdo e até acreditando que ele seria, de fato, um exemplo de que as pesquisas são fajutas. Só há um detalhe: o vídeo em questão nada tem a ver com o contexto atual ou mesmo é de 2022.

A mensagem, o histórico e uma busca rápida pelo conteúdo já começa a revelar a farsa. O texto tem características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, (como falamos no início do texto) não é de hoje que fake news com vídeos retirados de contexto circulam por aí. Só de manifestações antigas contra Lula compartilhadas como atuais já desmentimos fake news sobre protestos em Guarapuava (PR) e Porto Alegre.

Ao buscar sobre o assunto em fontes confiáveis, nada encontramos. Ao contrário, descobrimos que se trata mesmo de um conteúdo antigo e sem relação com pesquisas eleitorais de 2022. Na realidade, o protesto em questão se deu em 2018. Na época, Lula sofreu com diversas manifestações contrárias durante uma caravana chamada “Lula Pelo Brasil”. Essa matéria fala sobre os protestos contra o ex-presidente na cidade.

Ou seja: apesar do protesto em questão ter sido realizado contra Lula, ele não ocorreu em 2022 e não pode ser utilizado para descrever a popularidade dele hoje ou mesmo como argumento contra as pesquisas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula foi alvo de protestos em Passo Fundo em 2022. O vídeo em questão é antigo e retrata outra situação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: