Vídeo mostra briga durante festa da posse de Lula #boato

Boato – Vídeo mostra pancadaria que ocorreu durante a festa da posse de Lula em Brasília. Briga é a prova de que a cerimônia foi uma farsa.

Passada a posse de Lula, algumas fake news sobre a cerimônia estão viralizando. Muitas delas tentam reforçar a tese de que a cerimônia seria falsa.

A última aponta que a mídia “escondeu” uma briga que teria ocorrido durante a cerimônia de posse de Lula. Nas imagens, pessoas vestindo camisetas vermelhas brigam. As mensagens apontam, ainda, que a pancadaria aponta que a cerimônia seria fake. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Festa da farsa da posse do Lula, alguém viu passar essa pancadaria na TV? Eles são os cidadãos de bem e os Patriotas civilizados que são os Bandidos néh Mídia de TV podre brasileira comunista? Versão 2: Festa da posse de Lula ,se não houver quebra quebra ,pancadaria ,roubo de celulares não é festa do pt . Será que a globo ou qualquer canal de tv vai mostrar está baixaria?

Vídeo mostra briga durante festa da posse de Lula?

As imagens se espalharam muito entre grupos de bolsonaristas, principalmente, em aplicativos como o WhatsApp e Telegram. Porém, as imagens que nada têm a ver com a cerimônia de posse de Lula.

A mensagem, o histórico e uma busca inicial sobre o assunto começam a revelar a farsa. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprovem a veracidade da informação.

Além disso, boatos desta natureza (vídeos falsamente atribuídos a situação políticas) são comuns na internet. Aqui no Boatos.org, por exemplo, já desmentimos, por exemplo, que guerrilheiros gravaram um vídeo de apoio a Lula, que Alexandre de Moraes e Geraldo Alckmin teriam sido linchados e que um vendaval havia derrubado uma estrutura do show da posse.

Ao buscar sobre o assunto “pancadaria no show da posse de Lula”, nada encontramos em fontes confiáveis. Assim como qualquer evento de grande porte, há ocorrências (que, de acordo com esta matéria do Metrópoles, foram 27), mas nenhuma relacionada à pancadaria descrita na história.

Ao fazer uma busca pelas imagens, chegamos à veracidade da informação. Ela é, de fato, recente. Porém, não tem qualquer relação com a festa de posse de Lula ou mesmo é de Brasília. Na realidade, a confusão ocorreu em Salvador.

Essa matéria aponta que a confusão ocorreu durante o show do cantor Thiago Aquino durante o “Festival Virada Salvador” no dia 1º de janeiro. Apesar das imagens fortes, não há informações sobre feridos graves no incidente. Detalhe: o vermelho que predomina nas imagens é da Brahma, empresa responsável pela distribuição de bebidas no evento.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o vídeo que mostra a pancadaria em questão foi gravado durante a posse de Lula. O vídeo em questão foi gravado em Salvador e nada tem a ver com o presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet