Guerrilheiros estrangeiros gravam vídeo de apoio a Lula e ameaçam o Brasil #boato

Boato – Por meio de um vídeo, guerrilheiros estrangeiros demonstram apoio a Lula e ameaçam intervir e matar inocentes.

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva está próxima. Lula começa seu terceiro mandato na Presidência da República no dia 1º de janeiro de 2023, em uma sessão solene no Congresso Nacional. Mas o evento já inspira cuidados.

No dia 24 de dezembro de 2022, um homem foi preso em Brasília, após a Polícia Militar receber uma denúncia de que ele portava um artefato explosivo. Apoiador do presidente Jair Bolsonaro, o homem viajou do Pará até Brasília para participar dos movimentos antidemocráticos que não aceitam a eleição de Lula.

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Lula terá apoio para combater os . Segundo uma publicação, guerrilheiros estrangeiros teriam gravado um vídeo de apoio a Lula. Ainda segundo a história, os guerrilheiros também teriam feito ameaças ao Brasil. Confira:

Versão 1: “saudações ao Brasil estamos acompanhando com atenção as tentativas de golpe contra o presidente Lula e estamos patrulhando as fronteiras iremos intervir e iniciar uma ocupação militar a qualquer momento, se necessário iremos levar o terror a vocês mataremos inocentes se for preciso”. Versão 2: “VEJAM A GRAVIDADE!! ESSES GUERRILHEIROS ESTRANGEIROS AMEAÇANDO O BRASIL E OS BRASILEIROS. QUEM ESTÁ POR TRAZ DE TUDO ISSO AQUI NO BRASIL?”.

Guerrilheiros estrangeiros gravam vídeo de apoio a Lula e ameaçam o Brasil?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e causou medo em diversos brasileiros. Apesar disso, a história não é bem assim. A explicação fica por conta da origem e do conteúdo do vídeo.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostas ameaças contra o Brasil se tornaram comuns na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Maduro teria ameaçado Brasil e Bolsonaro, após declarar apoio a Putin e Rússia, em 2022. Também a que indicava que Joe Biden teria ameaçado bombardear o Brasil se o país não cuidasse da Amazônia e, por fim, a que apontava que o secretário-geral da ONU teria ameaçado o Brasil com sanções por causa da apreensão do passaporte de Lula.

Ao analisar o vídeo, percebemos que o que está sendo dito nas imagens não tem nada a ver com as legendas em português. Metade do conteúdo do vídeo são apenas ofensas. Além disso, o Brasil sequer é citado. Os homens que aparecem no vídeo, de fato, fazem ameaças, mas não tem nada a ver com o Brasil.

No início das imagens, um dos homens explica para quem são as ameaças: o traficante “20”. Ao procurar pelo conteúdo do vídeo, descobrimos que as imagens foram feitas no México, em 2021. O vídeo evidencia a disputa entre grupos criminosos do narcotráfico pelo controle do Vale do México, no município de Naucalpan.

Pinche 20, a ver si muy verga te topas con nosotros. Ahí tengo desamarrados los perros, culero y así voy a andar patrullando. Hijo de tu puta madre. […] Con gente inocente si eres bien verga […].

Os homens que aparecem na gravação pertencem ao Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG) e estão ameaçando o traficante de drogas Néstor Arturo López Arellano, conhecido como “20”.

Em resumo: a história que diz que guerrilheiros estrangeiros teriam gravado um vídeo de apoio a Lula e ameaçando o Brasil é falsa! O vídeo mostra integrantes do Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), no México. A legenda em português não tem nada a ver com o que é dito nas imagens. Na gravação, os homens ameaçam o traficante de drogas Néstor Arturo López Arellano, mais conhecido como “20”. Por fim, o Brasil sequer é citado no vídeo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso