Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vendaval em Brasília derruba estrutura de show da posse de Lula #boato

Vendaval em Brasília derruba estrutura de show da posse de Lula #boato

Vendaval em Brasília derruba estrutura de show da posse de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que um vendaval em Brasília derrubou a estrutura do show da posse de Lula.

Em menos de dois dias, o ano de 2022 vai embora e, com o novo ano, chega o início do governo Lula. Mesmo com a iminência da troca de poder, o que não tem faltado na internet é mensagem falsa envolvendo política.

A última que circula online aponta que um vendaval que teria atingido a cidade de Brasília no dia 29 de dezembro de 2022. Mais do que isso: os ventos teriam derrubado a estrutura do show que vai ocorrer durante a posse de Lula. Leia algumas das mensagens que viralizaram na web:

Versão 1: EU FALEI QUE ESSEPALCO DO PT IRIA CAIR 29-12-2022  Se prepara que vem mais coisas por aí Vai ter muita prisão, aguardem Versão 2: O suposto espetáculo da suposta posse do Lula já desabou no 1º vendaval em Brasília…! Versão 3: Vendaval, com ventos fortes. Destrói o palco dos esquerdistas em BRASÍLIA.

Vendaval em Brasília derruba estrutura de show da posse de Lula?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A história rendeu diversos comentários de pessoas que não nutrem muita simpatia por Lula. Apesar da comemoração de alguns, o vídeo que está circulando na internet não é da estrutura do show da posse tampouco é de Brasília.

As mensagens, o histórico e a ausência de notícias sobre o assunto já revelam a farsa. Ao analisar as mensagens, encontramos algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Além disso, fake news que se utilizam de vídeos retirados do contexto são muito comuns na internet. Só sobre o tema “chuvas”, desmentimos, nesta semana, uma fake news que apontava para um tornado em Balneário Camboriú nesta semana.

Para fechar, mais um detalhe: não há nenhuma notícia em fonte confiável que aponte para problemas de estrutura para a montagem do show da posse. Se, de fato, ocorresse algum incidente, viraria notícia em toda mídia (assim como, por exemplo, ocorreu com o palco de um comício de Lula durante a campanha eleitoral). O único lugar que tem a história são redes sociais bolsonaristas.

Ao olhar o vídeo (que, infelizmente, não encontramos a origem), conseguimos verificar mais alguns detalhes. 1) O cenário não é da Esplanada dos Ministérios. Não há prédios dos ministérios do cenário e, em Brasília, não há as tais montanhas ao fundo. Não à toa, a capital é chamada de “planalto central”. 2) Esse quem vos escreve mora em Brasília (não muito longe da Esplanada dos Ministérios) e pode garantir que não houve nenhum vendaval impactante em 29 de dezembro de 2022.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um vendaval destruiu a estrutura do show da posse de Lula em Brasília. O vídeo não tem nada a ver com Brasília e nem houve qualquer incidente como o descrito em questão.



Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: