MST invade supermercados em Natal, Fortaleza e outras capitais #boato

Boato – Vídeos mostram o MST invadindo supermercados nas cidades de Natal, Fortaleza e outras localidades. Isso ocorre porque Lula se elegeu presidente.

Enquanto alguns grupos de bolsonaristas promovem atos de vandalismo e incitam a violência falando que haverá uma guerra civil e que todos temos que estar preparados, outros grupos de fãs de Bolsonaro apontam que, na realidade, é a esquerda que promove a violência. A última das histórias aponta para uma suposta ação do MST em supermercados.

De acordo com mensagens que estão circulando na internet, o MST resolveu invadir supermercados em diversas cidades do Brasil. Vídeos que viralizaram mostram que uma das ocupações correu na cidade de Natal (Rio Grande do Norte). Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Mais vídeos do MST invadindo supermercado em Natal Versão 2: MST invade supermercado em Natal, RN: segundo o Xandão, isso é DEMOCRACIA. Se o dono reclamar é um anti democrático, golpista. Versão 3: MST e outros “movimentos” estão fazendo INVASÕES  em supermercados em Natal/RN é Diadema/SP … Alguém vai ser preso?

MST invade supermercados em Natal, Fortaleza e outras capitais?

Os vídeos e os ataques ao MST se espalharam com todas as forças na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que o grupo que realizou as ações é o Movimento dos Sem-Terra.

Na realidade, tem ocorrido um movimento clássico em muitas ocasiões. Qualquer tipo de ação de movimentos sociais acaba sendo atribuído a movimentos como o MST ou o MTST para que seja utilizado como ataques políticos a partidos ligados a esses movimentos (como o PT e o PSOL). Desta vez, ocorreu a mesma coisa.

Ao buscar por detalhes sobre o que ocorreu, descobrimos que, na realidade, o grupo que ocupou supermercados em uma ação que visa reivindicar a igualdade social no Brasil é o MLB (Movimento de Luta nos Bairros).

No Rio Grande do Norte, o movimento ocupou para protestar o supermercado Nordestão, no bairro de Alecrim, em Natal. O grupo realizou um protesto pacífico (de acordo com a própria polícia) e desocupou o local após promessa de reunião com o governo do estado.  

Ao procurar pelas redes sociais do MST (ao contrário do que ocorreu com o MLB), não encontramos nenhuma ação de endosso à ocupação dos supermercados. Também pudera: o MST não atua nas cidades. O movimento tem atuação no campo.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o MST ocupou um supermercado em Natal. O grupo que estava no supermercado era o MLB, que não tem ligação com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet