Urna eletrônica fraudada mostra voto para Haddad quando “1” é digitado #boato

Boato – Vídeo mostra que uma urna eletrônica está completando automaticamente o voto para Fernando Haddad (número 13) assim que o número 1 é digitado. Fraude!

A votação já acabou e, durante todo esse domingo, as redes sociais ficaram em polvorosa com um tema em especial: as urnas eletrônicas. Depois de um “esquenta” com diversas acusações e notícias falsas (temos exemplos aqui, aqui e aqui), o dia das eleições foi repleto de mais acusações contra a idoneidade do pleito.

Dentre os diversos vídeos, áudios, fotos e mensagens (talvez a gente volta para falar de alguma delas por aqui), um post chamou atenção. Ele mostra uma pessoa tentando votar para presidente. Ao apertar o número 1, a urna já mostra o número de Fernando Haddad. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Muitos casos de pessoas denunciando as urnas! Pessoas que tentaram votar e apareceu que já tinha “ votado “ outros que apertavam o número 1 e já aparecia “ Haddad “! Denunciem!! Versão 2: Olha só a ação do mal contra o bem !!! A pessoa digita somente o número 1, já aparece o número 13 na tela da urna!!! Sangue de Jesus tem poder, divulguem ao máximo essa falcatrua!

Urna eletrônica fraudada conta voto para Haddad quando o número 1 é digitado?

O vídeo explodiu na internet e deixou muita, mas muita, gente com a pulga atrás da orelha. Mas será mesmo que a urna está mostrando o voto para Haddad quando o eleitor aperta o 1? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao assistir o vídeo, três possibilidades vêm à nossa cabeça. 1) As urnas são fraudadas. 2) A urna em questão está com defeito. 3) O vídeo é uma montagem. Partindo deste pressuposto, começamos a pensar nas possibilidades.

As teses número “1” e o “2” se enfraquecem quando pensamos em um detalhe. Se fosse um problema sistemático (seja por defeito ou fraude), a urna da sessão teria diversas reclamações.

Como conseguimos verificar no vídeo, a urna é localizada na cidade de São Paulo. E, de acordo com o TRE-SP, não houve nenhum relato de problema de urna “completar o 13” durante a votação. Ou seja, não há a reclamação nem do sujeito do vídeo nem de ninguém que votou na famigerada urna. Leia nota do TRE-SP.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, descartou de forma veemente a veracidade de algumas notícias que têm surgido na internet com relação ao uso das urnas eletrônicas nas Eleições 2018.

“Há algumas notícias circulando de forma genérica que não estão acontecendo”, afirmou o desembargador, em entrevista concedida na tarde deste domingo (07). “Estamos averiguando os locais onde chegaram queixas e não foi identificada nenhuma irregularidade na urna eletrônica”.

Nos sobrou apenas uma alternativa: o vídeo não retrata a realidade. E uma análise mostra que foi justamente isso o que aconteceu. De acordo com uma checagem da Agência Lupa (que fez uma parceria pontual com o Boatos.org para a cobertura dessas eleições) feita com base em uma análise de um especialista em vídeo do TRE-MG, o vídeo é uma montagem. Leia abaixo a análise (mais detalhes neste link):

O vídeo analisado pela Lupa mostra um eleitor apertando a tecla de número 1 e a urna “autocompletando” o voto para 13. Segundo técnico de edição do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), trata-se de uma montagem. Em vídeo publicado no canal oficial do TRE-MG no YouTube, o técnico mostra que o vídeo é falso.

Inicialmente, a gravação mostra apenas a tela da urna. Uma mão aperta um botão fora de quadro e o nome de Haddad aparece. O programa de edição mostra que há dois sons de cliques distintos, ou seja, duas pessoas apertam as teclas praticamente ao mesmo tempo.

Posteriormente, o vídeo mostra o teclado inteiro. Nesse trecho do vídeo, há indícios de que o vídeo na tela foi plantado. Por fim, há um corte de edição no final do vídeo. Em nota, o TRE-MG confirmou que o vídeo é falso. A assessoria de comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referendou a nota.

Resumindo: a história que aponta que uma urna eletrônica está mostrando a foto de Fernando Haddad quando você aperta 1 é falsa. Além de a história não ter muita lógica, já foram comprovadas fraudes na filmagem.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

14 comentários em “Urna eletrônica fraudada mostra voto para Haddad quando “1” é digitado #boato

  • 23/10/2018 em 14:15
    Permalink

    Eu votei no primeiro turno
    coloquei 1 e já apareceu 13 Haddade e em seguida a urna confirmou.
    Reclamei até para o STE, colocando meu título, seção, horário. Agora dizem que é FAKE, me chamando de mentiroso. Ninguém averiguou pois não há interesse.
    As urnas são fraudadas. Vamos ver a falacatrua que vão inventar no segundo turno. Ninguém quer perder a boquinha.

  • 23/10/2018 em 14:07
    Permalink

    As urnas foram fraudadas, eu votei, quando coloquei o número 1, já apareceu o 13 com o nome e foto do Haddad e em seguida a urna confirmou.
    Reclamei até no STE, colocando o número do meu título, seção, hora, mas não houve nenhuma averiguação. É sinal que não há interesse em averiguar.
    Vamos ver a falcatrua que eles vão armar no segundo turno, podem esperar.

  • 10/10/2018 em 13:43
    Permalink

    Este site não é minimamente confiável. As provas que trazem para desmentir os boatos são tão frágeis que só nos remetem a aceitar que se trata de intimação verdadeira. Este boatos.com está a serviço do mal. Fsksm nsus bobagebs do que os orotios boate.

  • 10/10/2018 em 10:35
    Permalink

    Eu sempre defendendo esse site e achando q vcs eram imparciais. Acabo de ter a ctz que vcs não são e não foi por falta de avisos. Várias pessoas me alertavam q vcs jogavam para o lado da esquerda e acabei de ter a ctz disso. Onde eu votei teve várias pessoas q não conseguiram votar para presidente e outras qdo digitava o número 1 já aparecia o 13. Pessoas conhecidas minha até chegaram a fazer b.o. Acho que fake aqui são vcs.

  • 09/10/2018 em 15:53
    Permalink

    Meu amigo eu trabalho com edição de vídeos e esses argumentos seus para certificar se o vídeo é fake (falso) ou não é pífio.
    Vc falou, falou e não provou nada!
    Porque esse lance da luz que você falou que foi “implantado” na imagem, não tem o mínimo de lógica.
    Vocês ó podem estar de sacanagem neh?
    Ou melhor, vocês trabalham para quem mesmo?

  • 09/10/2018 em 12:21
    Permalink

    Quem me diz que o vídeo de vcs não é montagem? Vocês se atém a respostas do TRE que nunca vai dizer que as urnas são fraudáveis.

  • 08/10/2018 em 20:26
    Permalink

    De repente, Edgard, você perdeu credibilidade… Que pena!!!! Você estava indo tão bem!!! Saindo do grupo!!! Tchau!

  • 08/10/2018 em 20:19
    Permalink

    Deviam ter vergonha! Como um corte no final comprava um alteração no meio? Não, não existe prova alguma do segundo clique, pode ser que tenha pode ser que não. Muito dificilmente o vídeo foi alterado em sua imagem, o reflexo natela e a sombra da mão no reflexo na urna seria trabalho de hollywood e deixaria marcas por todo o áudio.

  • 08/10/2018 em 09:45
    Permalink

    E eu que acreditava que vocês só falavam a verdade.

  • 08/10/2018 em 05:22
    Permalink

    Sinceramente esse vídeo do TRE-MG provando que é montagem está mais ajudando na teoria que é fraude, pois não explicou foi nada. Em outro vídeo mais completa mostra ela apertando o botão 1 e na hora a tela já mostra o Haddad.

    Vim aqui esperando uma comprovação que seria FAKE, mas o post não me convenceu.

  • 08/10/2018 em 05:11
    Permalink

    Eu sigo boatos pois acreditei em vocês, porém… a partir de hj eu deixo!!!
    Não posso acreditar em uma entidade ou organização que faça o que estão fazendo!
    Estive em uma escola e vi e ouvi os mesmo problemas e pior os responsáveis faziam vista grossa, com certeza a corrupção está mais alastrada do que imaginava….parabéns !!!
    ADEUS !!!!

  • 07/10/2018 em 19:04
    Permalink

    O ministro da justiça acabou de confirmar.

  • 07/10/2018 em 18:58
    Permalink

    Se a urna é em São Paulo, porque a perícia foi referendada pelo TRE-MG?

  • 07/10/2018 em 18:44
    Permalink

    Não tenha tanta certeza

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)