Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > PF prendeu van com 152 urnas eletrônicas fraudadas por Haddad #boato

PF prendeu van com 152 urnas eletrônicas fraudadas por Haddad #boato

Boato – Deu na TV Record! A Polícia Federal acabou de prender uma van com 152 urnas eletrônicas fraudadas. Dessas, 121 tinham 72% de votos para Haddad.

Estamos nos últimos momentos antes do primeiro turno das eleições e, como nunca, um assunto tem incomodado muitos brasileiros: as urnas eletrônicas. Em meio a mostras por parte do TSE de que o sistema é seguro e especulações por parte de alguns especialistas de que o sistema seria passível de fraudes, muita desinformação tem circulado online e está distorcendo um debate que poderia ser saudável.

A última que viralizou no Facebook e no WhatsApp dá conta de que a Polícia Federal acabou de desbaratar uma tentativa de fraude a favor do candidato Fernando Haddad (PT). Uma mensagem aponta que a PF apreendeu uma van com 152 urnas eletrônicas. Dessas, 121 já tinham 72% dos votos para Haddad. Leia a mensagem que circula online:

Acabou de dar na Record,PF prende uma van com 152 urnas eletrônicas,dessas 121 estavam preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 72 % dos votos. Repassem urgente,é um golpe contra o bolsonaro e um crime contra seus seguidores

PF prendeu van com 152 urnas eletrônicas fraudadas por Haddad?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Parece que as pessoas estão mesmo desconfiadas com as urnas eletrônicas. Porque para compartilhar uma mensagem como essa tem que estar muito com a pulga atrás da orelha. É claro que a informação é falsa. Calma que a gente explica tudinho para vocês. Vamos aos fatos.

Quando batemos o olho na mensagem, já vimos que tinha uma grande chance de ser uma fake news. Ela tem as principais características de um boato. Ela é vaga (como que uma mensagem importante como essa não tem sequer a data e o local da apreensão?), alarmista, com erros de português (inclusive, eles confundem prendeu com apreendeu) e pedido de compartilhamento.

A mensagem até cita uma fonte confiável, a TV Record. E foi aí que chegamos a verdade. Tentamos procurar pela informação no site da Record, o R7. Como imaginávamos, não tinha nenhuma informação a respeito. No site da Polícia Federal também não há nenhuma informação sobre apreensão de urnas eletrônicas fraudadas por Haddad.

Tentamos, ainda, procurar pela notícia em qualquer outra fonte confiável e nada encontramos. Vamos racionar: o que aconteceria se, nas vésperas das eleições, uma van é descoberta com um monte de urnas eletrônicas fraudadas? É claro que viraria notícia na mídia. Mas, até o momento, só é “notícia” (fake) no WhatsApp e no Facebook.

Resumindo: a história que aponta que a Polícia Federal apreendeu uma van com urnas eletrônicas fraudadas por Haddad é falsa. É mais um boato criado no WhatsApp com o único objetivo de fazer as pessoas confiarem “um pouquinho menos” nas urnas eletrônicas.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.