Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tarcísio Gomes de Freitas grava áudio sobre manifestações em frente aos quartéis #boato

Tarcísio Gomes de Freitas grava áudio sobre manifestações em frente aos quartéis #boato

Tarcísio Gomes de Freitas grava áudio sobre manifestações em frente aos quartéis, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador eleito de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas gravou um áudio em apoio às manifestações de apoio à intervenção militar em frente aos quartéis Brasil afora.

Nos últimos dias, temos visto diversos áudios falsamente atribuídos a figuras famosas sendo compartilhados com um objetivo: fazer com que militantes continuem protestando em frente a quartéis pedindo intervenção militar (algo que, inclusive, é inconstitucional).

A última das histórias aponta que a mais nova pessoa a endossar o movimento em frente aos quartéis é o governador eleito de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas. Em um áudio de cerca de seis minutos (engraçado que estes áudios são sempre gigantescos), ele fala que Bolsonaro ainda que continuar no poder, que trocou comandantes das Forças Armadas e, ainda, pediu para militantes continuarem em frente a quartéis para que seja feita a intervenção militar.

“É o audio do Tarcisio de Freitas,agora governador de SP. Melhor noticia do dia… Repassem por favor… Veio pra nós aqui no movimento e pediram pra repassar… Divulguem, divulguem, divulguem”, diz uma das mensagens. “Recado do governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. COMPARTILHEM!”, aponta outra. Leia a transcrição do arquivo:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Amigos, bom dia. Eu acho que os últimos acontecimentos agora dão muita esperança pra gente. Veja bem, o presidente Bolsonaro não se comporta como um homem que está entregando poder a outro. Não. Ele agora fez uma reunião de emergência e exonerou generais das forças armadas. Olha que interessante isso Por que que um presidente iria exonerar generais das forças armadas se ele não estivesse ali se preparando senhor como se vamos colocar da seguinte maneira como se ele estivesse organizando o tabuleiro está certo ele está organizando o tabuleiro porque ele vai mexer as peças. Então veja bem e se eu estiver errado podem me corrigir. O que eu acho, o que eu estou vendo é um presidente que está organizando os tabuleiro tem muita coisa que vai acontecer muito em breve amigos.

Eh as Forças Armadas ou pelo menos eu vi um post depois vou tentar colocar aqui pra vocês aonde que eles colocam que tem quinze mil homens prontos. Certamente Eu acho muito interessante o fato da imprensa estar fazendo pouco caso das Forças Armadas né? Porque isso mostra a eles quem são os verdadeiros inimigos. Eu acho até que a gente tem que postar isso aí pra mostrar cada vez mais porque certamente os militares acompanham as redes sociais também né? Pra para mostrar quem são seus verdadeiros inimigos, quem são aqueles que estão fazendo pouco caso da da das movimentações das forças armadas? E podem ter certeza, as forças armadas é uma instituição que não leva desaforo pra casa. E eu tenho certeza que eles vão agir tá? Diante de tudo que está acontecendo eu tenho certeza que eles vão agir.

E essa mudança do presidente de última hora de generais demonstra que ele encontrou no meio das maçãs as podres, aquelas que não iam seguir junto com ele nessa caminhada, nessa guerra. Então eu vejo que ele está atento ao clamor do povo e que ele já está preparando pra dar a devida resposta àqueles que querem destruir o nosso país As Forças Armadas também estão prontas. Eles disseram isso em alto e bom tom. Então meus amigos eh vamos renovar a esperança agora e um recado muito claro pra vocês que estão nesse grupo e pra todos os grupos que estão espalhados pelo país repassem esse áudio o máximo que vocês puderem. O que nós temos que fazer agora é intensificar a nossa presença em frente aos quarteis. Fortalecer as forças armadas né? Valorizar as forças armadas criar aí, né? Continuar falando o SOS forças armadas, continuar intensificando isso, por quê? Porque eu estou percebendo, eu não sei vocês as movimentações agora de última hora demonstram que as forças armadas estão se organizando, estão se preparando tá Eu estou vendo isso de forma muito clara.

O fato do Alexandre de Moraes ter ignorado as forças armadas, o fato da imprensa estar fazendo pouco caso das Forças Armadas é como se colocassem lenha na fogueira com álcool o negócio está aceso e vai explodir. Está certo? Então vamos com tudo agora. Passe esse áudio pra frente agora o máximo que você conseguir. Passa sem dó. Você tem aí incontáveis grupos passa pra todos os grupos e peça a eles que repassem também está chegando a hora do desfecho disso aí. Eu acho que a gente vai ter uma grande surpresa muito em breve aí. Muito mais rápido do que nós imaginávamos. Tá? A coisa a coisa está desse jeito. Está lá um barril de pólvora com pavio aceso tá? Então o trem vai explodir a qualquer momento. O importante é que o povo brasileiro esteja em frente aos quarteis. Agora é a hora. Agora é a hora. Vamos todos pra frente dos quarteis e vamos permanecer lá dia e noite porque o desfecho está para acontecer o desfecho está para acontecer.

Essas movimentações que estão acontecendo agora dão essa conotação de que vai acontecer alguma coisa muito, mas muito em breve. Tá Então se preparem, se preparem porque as coisas já estão em curso. Basta ver os sinais. Não precisa ser um excelente entendedor não. Basta ver os sinais. Está tudo sendo feito dessa forma o fato de tá sendo divulgado a nível internacional o que tá acontecendo no Brasil é excelente porque aí as forças internacionais vão perceber que o que o exército, ou seja, o que as forças armadas fizer é com base em algo que é sério, muito sério, que é um roubo de eleições Então quanto mais amigos que nós tivermos no exterior puderem fazer barulho, faixas, manifestações, isso vai ser excelente pra fortalecer as forças armadas no cumprimento do seu dever Passe esse áudio pra quem mora no exterior também. Faça faixas, faça movimentação, faça barulho. Porque isso vai ajudar as forças armadas. Tá? Porque o que eles vão fazer pode parecer golpe, né?

A imprensa, né? Vamos dizer assim, gosta de falar que é golpe, né imprensa e tal, vai, golpe. Então tem que mostrar lá fora que não é golpe, é uma questão de cumprimento do dever deles, né? Que é garantia de ordem. Da lei e da ordem entendeu? Então tem que ser feito isso. Cabe a cada um de nós fazer sua parte nesse processo. Espalhe esse áudio agora, passe pras pessoas e peça a elas pra contactar seus amigos e familiares no exterior pra fazer barulho. A hora é essa. Está chegando a hora. O que todos realmente esperavam está para acontecer. Eu estou vendo isso, estou vendo essa movimentação e pra quem estava fora do jogo fazer o que está sendo feito, né? Não fazem nenhum sentido. Se o presidente fosse só passar o bastão, ele não faria essa movimentação toda que ele está fazendo Isso aí meus amigos, é mexer no tabuleiro, é preparar pro xeque-mate, tá? Preparar pro xeque-mate. Atenção, está sendo preparado o xeque-mate. Tá está certo? Então amigos um excelente dia que Deus abençoe a cada um de vocês repasse esse áudio não fique com esse áudio pra você repasse ele pro máximo de pessoas que você conseguir

Tarcísio Gomes de Freitas grava áudio sobre manifestações em frente aos quartéis?

Não demorou para a história circular com todas as forças na internet. Só que, além de ele estar com diversas informações falsas, não foi gravado pelo governador eleito Tarcísio Gomes de Freitas.

A mensagem segue aquele “combo básico” das fake news na internet. A mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação em questão.

Não bastasse isso, o que não tem faltado é fake news que aponta para supostos áudios de autoridades incitando o golpe ou incentivando manifestações antidemocráticas como essa em frente a quartéis. Já desmentimos, por exemplo, áudios falsamente atribuídos a Janaína Paschoal, Michelle Bolsonaro e Flávia Arruda.

Ao analisar o áudio, podemos perceber algumas coisas. A primeira é que há informações falsas como a que aponta que “Bolsonaro trocou pessoas das Forças Armadas”. Houve, de fato, uma reunião, mas não há nada sobre troca de comandantes.

Além disso, há ilações contra Alexandre de Moraes, o Judiciário e a imprensa e também a falácia de que uma intervenção militar seria algo legal. Vale apontar que, apesar de ser apoiador de Bolsonaro, não é do feitio de Tarcísio de Freitas endossar conteúdos com viés golpista. Postagens no Twitter como essa comprovam este posicionamento.

A voz, apesar de semelhante, não é igual a do governador eleito. Há diferença sensíveis no sotaque e no tom. Por fim, não há qualquer fonte oficial que comprove que o áudio tenha sido gravado por Tarcísio de Freitas. Pelo contrário, a informação foi desmentida por pessoas próximas ao governador eleito (como aponta esta matéria do Antagonista).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Tarcísio Gomes de Freitas gravou um áudio falando sobre intervenção militante e pedindo para que as pessoas continuem acampando nas portas dos quarteis. O conteúdo tem informações erradas e não foi gravado pelo governador eleito de São Paulo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso