Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Michelle Bolsonaro grava áudio sobre resultado das eleições e derrota de Bolsonaro #boato

Michelle Bolsonaro grava áudio sobre resultado das eleições e derrota de Bolsonaro #boato

Michelle Bolsonaro grava áudio sobre resultado das eleições e derrota de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em áudio, Michelle Bolsonaro afirma que resultado das eleições é uma chance de Deus para mostrar à esquerda que estavam errados.

A derrota nas urnas foi um duro golpe para o presidente Jair Bolsonaro. Com apenas 2,1 milhões de votos de diferença, as eleições de 2022 foram bastante acirradas. E após o pleito, Bolsonaro permaneceu em silêncio por quase 45 horas antes de seu primeiro pronunciamento.

O atual presidente do Brasil não reconheceu, diretamente, sua derrota e nem a vitória de Lula, mas pediu para seus apoiadores não usarem “as mesmas táticas da esquerda” em suas manifestações. Já em seu segundo pronunciamento, Bolsonaro pediu para seus apoiadores desobstruir as rodovias.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a primeira-dama Michelle Bolsonaro também não teria gostado nada dos resultados. Segundo uma publicação, Michelle Bolsonaro teria gravado um áudio falando que o resultado das eleições não foi uma surpresa para ela.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Ainda segundo a história, Michelle teria afirmado que o mais importante é o sentimento que fica, de orgulho, e apontou que a luta deve continuar, mas de forma espiritual e não com armas. De acordo com o áudio, ela ainda teria dito que Deus já havia lhe mostrado o resultado antes do final das eleições e que Deus teria ficado decepcionado com a idolatria a políticos. Segundo o áudio, o resultado teria sido uma chance de mostrar aos apoiadores de Lula que eles fizeram a escolha errada e a palavra final é sempre de Deus. Confira:

Versão 1: “Áudio da primeira dama Michelle Bolsonaro”. Versão 2: “Recado de nossa primeira dama Michelle à Nação Brasileira  !!!”. Versão 3: “”Áudio da Michele, escute como uma crente” CONFIA Detalhe: 7 minutos PQP kkkkkkkkkk”.

Michelle Bolsonaro grava áudio sobre resultado das eleições e derrota de Bolsonaro?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook e acabou tranquilizando alguns apoiadores de Bolsonaro. Entretanto, o áudio não foi gravado pela primeira-dama Michelle Bolsonaro. A explicação está em alguns detalhes do áudio e na falta de fontes confiáveis.

Quando nos deparamos com a mensagem, imediatamente ficamos desconfiados. Ela tem as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre áudios atribuídos a grandes influenciadores ou pessoas de destaque não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que eu dizia que Modesto Carvalhosa teria gravado um áudio sobre as manifestações a favor de Bolsonaro e pedido por intervenção militar. Também a que indicava que Luciano Hang teria gravado áudio falando que as Forças Armadas vão entregar provas de fraude nas urnas para Bolsonaro e, por fim, a que apontava que um áudio do integrante da cúpula da Mancha Vermelha teria revelado que Lula entregaria o Brasil para a China depois de eleito.

Ao analisar o áudio, percebemos alguns detalhes que evidenciam a farsa. A mulher que aparece no vídeo possui um “R” mais acentuado, mais puxado do que Michelle Bolsonaro. A mulher do áudio tem uma fala mais anasalada (e isso fica mais evidente em palavras no gerúndio, como “ando, endo, indo”) e, em determinado momento, ela fala “cumendo”. Michelle não fala assim. Além disso, Michelle Bolsonaro tem uma voz mais grave do que a mulher que fala no áudio.

Se isso não bastasse, já mais perto do final do áudio, a mulher afirma “precisamos confiar no nosso capitão”. Michelle Bolsonaro não se refere ao marido dessa forma, ela não chama Bolsonaro de “capitão”.

Por fim, a própria primeira-dama desmentiu o caso em sua página no Instagram. Michelle Bolsonaro publicou o áudio com uma capa escrito “fake news” em cima. De acordo com a primeira-dama, a história se trata de uma informação falsa e não foi ela quem gravou o áudio.

Em resumo: a história que diz que Michelle Bolsonaro gravou um áudio de mais de 7 minutos falando sobre o resultados das eleições e a derrota de Bolsonaro é falsa! Ao escutar o áudio, fica evidente a diferença de sotaque e de tom de voz. Michelle tem uma fala menos anasalada, com um “R” mais discreto e uma voz mais grave do que a mulher que aparece no áudio. Além disso, Michelle nunca se refere a Bolsonaro como “capitão” (e a mulher do áudio sim). Por fim, a própria primeira-dama desmentiu o caso e afirmou se tratar de uma fake news. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso