Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tanques russos para intervenção militar são vistos no Porto de Santos #boato

Tanques russos para intervenção militar são vistos no Porto de Santos #boato

Tanques russos para intervenção militar são vistos no Porto de Santos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra 200 tanques russos comprados por Bolsonaro chegando ao Brasil para a intervenção militar. Agora vai!

A lógica nos mostra que o golpe (que sempre foi difícil) que manteria Bolsonaro no poder está cada vez mais inviável. Porém, as fake news querem apontar para o contrário disso. E na história de hoje, há uma “revelação” do que iria ocorrer.

Um vídeo que mostra tanques de guerra sendo carregados em uma rodovia está sendo acompanhado por mensagens que apontam que as imagens teriam sido feitas em uma estrada que vai até o Porto de Santos. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Versão 1: Tanques Russos de Guerra chegando no porto de Santos!! Deslocamento para outra região. As últimas bolas para árvore de natal Versão 2: 200 TANQUES DE GUERRA RUSSOS DESEMBARCAM NO PORTO DE SANTOS, O QUE CONFIRMA A GUERRA…

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: Gente me desculpa mais isso não pode ser normal 200 tanks de guerra russo desembarcam no porto de Santos. Vai acontecer confie no capitão os tanks de guerra desembarcaram as 11.45 de noite do dia 24 12 2022 Versão 4: SEGUNDO INFORMAÇÕES SÃO TANQUES RUSSOS SAINDO PORTO DE SANTOS ,AGORA PRA ONDE ESTÁ INDO Nos SABEREMOS APENAS NO NATAL

Tanques russos para intervenção militar são vistos no Porto de Santos?

O vídeo é impactante e muita gente que acredita na intervenção militar (algo inconstitucional e que configuraria um golpe) se encheu de esperanças. Porém, é falso que seja real o que tanques russos estejam chegando para a “intervenção militar”.

As mensagens, o histórico e uma busca por notícias sobre o assunto já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que comprovem a informação em questão.

Além disso, não é de hoje que há informações falsas sobre movimentações que “denotam” o golpe. Desmentimos fake news sobre “tanques no Santos Dumont”, sobre tanques na porta do STF e um muito interessante para hoje: sobre uma compra de tanques russos por parte de Bolsonaro.

Nesta última postagem, deixamos bem claro que é falsa a informação que aponta que Bolsonaro está comprando tanques da Rússia. Explicamos que o Brasil até comprou tanques, mas não da Rússia (que está com outros problemas bélicos para se preocupar). A compra foi da Itália.

Ao procurar mais detalhes sobre o assunto, descobrimos duas coisas: 1) Que não é verdade que há a tal compra da Rússia (corroborando com o que tínhamos escrito). 2) Que o vídeo sequer é recente. O vídeo circula na internet há, no mínimo, seis anos. E mostra blindados doados pelos EUA chegando a Curitiba por meio do Porto de Paranaguá. Assista:

Essa matéria do G1 da época aponta para as doações. Ao todo, 30 tanques foram doados pelos Estados Unidos. Na época, foi dito que os tanques iriam para o Rio Grande do Sul e ficariam no Paraná. Não tem nada de vídeo recente ou de intervenção militar.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que tanques russos foram filmados chegando ao Porto de Santos em 2022 por conta da intervenção militar no Brasil. O vídeo é antigo e nada tem a ver com a situação política do Brasil ou com a Rússia.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso