Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tanques no aeroporto Santos Dumont provam que intervenção militar já começou #boato

Tanques no aeroporto Santos Dumont provam que intervenção militar já começou #boato

Tanques no aeroporto Santos Dumont provam que intervenção militar já começou, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo que mostra tanques das Forças Armadas provam que a intervenção militar já começou no Brasil.

Nos últimos dias, um movimento tem sido visto com muita frequência na internet. Começa com um vídeo de pessoas filmando militares em algum local do Brasil. Depois disso, mensagens apontam que a movimentação das Forças Armadas significaria o início da “intervenção militar federal” (é assim que fala, né?) no Brasil.

A última das histórias aponta que um vídeo que mostra diversos tanques no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, seria a prova de que a intervenção militar já começou e que Lula não iria assumir o governo. Leia algumas das mensagens que acompanham os vídeos (que não iremos exibir aqui):

Versão 1: Imagens do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Atônito, o responsável por filmar os militares, afirma não saber o que está acontecendo. Vou dar um dica. Isto é INTERVENÇÃO MILITAR! Acabou a baderna, o cerco se fecha, tudo e todos já vinham sendo monitorados e antes do anúncio oficial, nossas Forças Armadas irão ocupar todos os espaços! A guerra aos inimigos da nação está declarada e no final das contas, manda quem tem a chave do paiol! Aos porcos comunistas, selva e aço! Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

Versão 2: BOLETIM HORA DO AÇO AEROPORTO SANTOS DUMONT 03/02/2022 O GUERREIRO QUE GRAVOU O VÍDEO NÃO SABE O QUE É ISSO NÃO. VAMOS DIZER A ELE DO QUE SE TRATA: BROTHER, É INTERVENÇÃO MILITAR. É A COBRA FUMANDO. É A ONÇA BEBENDO ÁGUA. É A REALIZAÇÃO DO SONHO DE CONSUMO DE TODO INTERVENCIONISTA. É A JUSTIÇA DE DEUS NA TERRA! É O INICIO DO MAIOR MOVER DE JUSTIÇA DA HISTÓRIA DO MUNDO, PROTAGONIZADO POR MILHÕES DE BRASILEIROS QUE RECUSARAM SE CURVAR DIANTE DE BAAL. SÓ ISSO Versão 3: AEROPORTO Santos Dumont RJ Exército TOMOU o país já  #interençãojácomeçou #Brasil

Tanques no aeroporto Santos Dumont provam que intervenção militar já começou?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou para a história se espalhar entre grupos e perfis bolsonaristas em redes sociais. É uma pena para muitas das pessoas que estão assanhadas com a história que não tem nada de intervenção militar nos vídeos em questão. A prova fica, principalmente, pela situação atual do Brasil e pela falta de provas nas imagens.

Quem está compartilhando essas mensagens e vídeos têm apenas um intuito: apontar que há uma movimentação do Exército que “ouviu” as pessoas que estão em quartéis. Porém, a realidade nos mostra que as autoridades (inclusive o próprio presidente Jair Bolsonaro) não dão mostras de que estão caminhando para um golpe.

O governo de transição está dando passos largos para definir como será o mandato de Lula e Bolsonaro tem se mantido recluso. O próprio atual vice-presidente Hamilton Mourão já apontou que não haverá intervenção. O Exército também já apontou que vai sentar à mesa com Lula.

E a movimentação? Não é possível dizer exatamente do que se trata, mas o fato é que é possível dizer, com base no contexto que vivemos, que não se trata de uma intervenção militar. Aliás, se os tanques (que foram filmados de passagem pelo aeroporto) tivessem tomado o local, isso viraria notícia (o que não ocorreu).

Para terminar, temos o histórico recente de fake news sobre as tais movimentações. Nenhuma delas significa (ao contrário do que apontam mensagens) que começou a intervenção militar no Brasil. As mesmas pessoas que estão compartilhando o vídeo estão falando que traficantes foram mortos pelos Exército, que favelas estão sendo invadidas e que há uma movimentação atípica das Forças Armadas.

Resumindo: o vídeo de tanques no Exército no aeroporto Santos Dumont não significa que houve intervenção militar no Brasil. Os tanques não estão mais no local e todo o cenário (ao contrário do que querem vender) não aponta para um golpe iminente no país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso