Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Saiu o Ibope! Bolsonaro: 88%, todos os outros juntos (Ciro, Marina e Lula): 12% #boato

Saiu o Ibope! Bolsonaro: 88%, todos os outros juntos (Ciro, Marina e Lula): 12% #boato

Saiu o Ibope Bolsonaro 88%, todos os outros juntos (Ciro, Marina e Lula) 12%, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Ibope aponta que o presidente Jair Bolsonaro está com 88% das intenções de votos para as eleições de 2022. Todos os outros candidatos (Ciro, Marina, Lula etc) estão com 12%.

Nós do Boatos.org já desmentimos muitas notícias falsas sobre pesquisas eleitorais, mas parece que o pessoal que gosta de uma fake news sempre se supera. Falamos isso porque, de acordo com mensagens que estão circulando na internet, o Ibope aponta um resultado estrondoso a favor de Bolsonaro.

Uma imagem que está circulando em redes sociais e no WhatsApp aponta que a pesquisa Ibope apontaria que o presidente Jair Bolsonaro estaria com 88% das intenções de votos para as eleições de 2022 e todos os outros candidatos estão com 12%. Além da imagem de Bolsonaro, são utilizadas charges de Ciro Gomes, Marina Silva e Lula. “Saiu o Ibope! Bolsonaro: 88% Todos os outros juntos: 12%”, diz a mensagem.

Saiu o Ibope: Bolsonaro 88%, todos os outros juntos (Ciro, Marina e Lula) 12%?

Já falamos inúmeras vezes que tem alguns boatos que parecem vindos de uma realidade paralela em que Bolsonaro seria um “líder supremo” e “um ótimo presidente”. A imagem que está circulando por aí parece ser mais uma deste naipe. Isso porque a mensagem não só é falsa como não faz o mínimo sentido.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Vale lembrar que não é a primeira vez que fake news de pesquisas de opinião apontando para uma vitória estrondosa de Bolsonaro circulam por aí. Já desmentimos informações falsas sobre pesquisas do Paraná Pesquisas (aqui, aqui e aqui) e também sobre uma “pesquisa similar” a de hoje que apontava que Bolsonaro teria 87,5% das intenções de votos. Assim como as outras pesquisas, a de hoje não existe.

Além de os números destoarem de todas as últimas pesquisas de intenção de voto para 2022 (que apontam Lula em primeiro, Bolsonaro em segundo e o atual presidente sendo derrotado por Lula, Ciro, Doria e outros), o instituto citado sequer existe. A marca Ibope Inteligência, de pesquisas de opinião, foi encerrada no início deste ano.

Vale apontar que há um logo de um site simpático a Lula na imagem. Logicamente, o tal site não fez qualquer divulgação de pesquisa favorável a Bolsonaro. Ao buscar pela fonte da informação, só achamos as postagens em grupos bolsonaristas.

Resumindo: é falsa a história que aponta que o Ibope fez uma pesquisa na qual Bolsonaro teria 88% das intenções de votos para 2022. A pesquisa surgiu do nada e cita um instituto que sequer está em atividade neste nicho.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso