Nova pesquisa mostra que Bolsonaro vence Lula em todos os estados #boato

Boato – Nova pesquisa eleitoral, do Paraná Pesquisas, mostra que Jair Bolsonaro (PSL) venceria Lula (PT) em todos os estados do Brasil.

Em um momento no qual as pessoas estão presenciando a definição das chapas para eleições presidenciais deste ano, nomes já conhecidos continuam se destacando nas pesquisas eleitorais. Com algumas variações entre pesquisas, os resultados apontam que Lula ou Bolsonaro estão na frente no primeiro turno (no segundo turno, a decisão acaba ficando mais apertada e recebendo nomes como os de Ciro Gomes, Marina Silva e Geraldo Alckmin).

Em meio a tudo isso, uma mensagem está viralizando no WhatsApp e aponta para uma “nova pesquisa” surpreendente. Nela, Bolsonaro venceria Lula “de lavada” em todos os estados do país. Ao final, a mensagem aponta que “a grande mídia não quer divulgar”. Leia a mensagem que circula online:

Nova pesquisa mostra que Bolsonaro vence em todos os estados – COMPARTILHE Atenção, a pesquisa abaixo foi feita pela instituição Paraná Pesquisas e já está registrada no TSE, porém, nenhuma emissora de TV ou jornal quis divulgar. Nova pesquisa da Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro na frente em todos os estados mesmo com Lula candidato. *A Globo não quer divulgar.*

*Pesquisa estimulada:* *Acre* Bolsonaro 43,18 % Lula 25,47% *Alagoas* Bolsonaro 48,36% Lula 29,86% *Amapá* Bolsonaro 51,29% Lula 33,01%  *Amazonas* Bolsonaro 56,18% Lula 22,95% *Bahia* Bolsonaro 38,62% Lula 23,75% […] COMPARTILHE E MOSTRE QUE O POVO CANSOU DE SER OTÁRIO!!!!

Nova pesquisa aponta que Bolsonaro vence Lula em todos os estados?

Muita gente ficou surpresa com a divulgação da tal pesquisa. Não deveriam por um motivo muito simples: a história da “nova pesquisa” que aponta que Bolsonaro vence Lula em todos os estados é uma reciclagem de um boato já desmentido no Boatos.org.

Em dezembro do ano passado, uma mensagem falsa atribuída a uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha apontava também que Bolsonaro ganhava em todos os estados. Muitos dos números “nova pesquisa do Paraná Pesquisas” também foram utilizados na notícia falsa sobre o Datafolha. Ou seja: foi só uma “repaginada em uma fake news antiga”.

Na “repaginada”, o site que espalhou a mensagem no WhatsApp (e reconhecidamente uma página de fake news) conseguiu colocar algumas das características de notícias falsas nela: caráter alarmista, erros de português e pedido de compartilhamento. Não podemos reclamar da mensagem ser vaga ou não citar fontes confiáveis. E aí chegamos ao ponto final da checagem.

Ao procurar sobre a tal pesquisa no site do Paraná Pesquisas, não só não a encontramos (há o resultado apenas em alguns estados brasileiros) como também descobrimos um desmentido oficial. Leia o que o instituto escreveu a respeito da fake news.

O Instituto Paraná Pesquisas vem a público esclarecer que não publicou pesquisa com resultados para todos os estados brasileiros. Pedimos que ao receber essa notícia não considere, pois trata-se de uma notícia falsa.  O Instituto Paraná Pesquisas estará tomando todas as medidas cabíveis e possíveis para esse caso.

Resumindo: a história que aponta que uma nova pesquisa mostrou que Jair Bolsonaro venceria Lula em todos os estados do Brasil é falsa. A pesquisa não só não existiu e foi desmentida como também é a reciclagem de um boato de dezembro de 2017 que já desmentimos por aqui. Não caia nessa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

14 comentários em “Nova pesquisa mostra que Bolsonaro vence Lula em todos os estados #boato

  • 21/09/2018 em 05:09
    Permalink

    Achei interessante e ia divulgar o site, mas parece que nao vale a pena porque este proprio site deveria se cadastrar como BOATO.

    Resposta
  • 28/08/2018 em 14:29
    Permalink

    Se em uma página de apoio à Lula bolsonaro ganhou com 86% dos votos. Sei não hein.

    Resposta
  • 24/08/2018 em 07:38
    Permalink

    E não é que já vieram taxar o boatos.org de mentiroso, lulista, comunista e etc?

    Boatos.org está provando também que eleitor do bolsonaro é tudo incluso.

    Resposta
  • 19/08/2018 em 02:54
    Permalink

    Acho que esse site veio para desmentir verdades.
    Em geral dsmentem todas as notícias contra Lula e cia e desmentem boa noticias do Bolsonaro..Logo entendo que esse site é falso.
    Não acreditem no que esse é fala!!! É um site de esquerda defensor dos petistas esse lê bandidos.

    Esse site é.o novo boato! !!
    Esse site é falso! !!

    Resposta
  • 01/08/2018 em 18:51
    Permalink

    Com certeza Bolsonaro venceria, pois a popularidade dele está bem alta !

    Resposta
  • 29/07/2018 em 20:06
    Permalink

    Estou na espera dos doutrinados que vão dizer que o blog é da globo, esquerda, comunista, ou sei lá mais o que…

    Resposta
    • 20/08/2018 em 15:17
      Permalink

      Vc nao vai ver isso. Boatos.org é serio. Não há necessidade de questionar tal informação simplesmente pq nao existe instituto(s) de pesquisas sérios no Brasil. Faça uma enquete Espontânea e, ainda que limitada à web, vc verá um boom de Bolsonaro… EM TODOS os estados. Fica a dica.

      Resposta
  • 28/07/2018 em 15:44
    Permalink

    É evidente que isto é boato. Nos Estados onde a pobretada (não confundir com pobres) não acompanha os noticiários, o Lula arrebenta. Ainda bem que ele não pode ser candidato.

    Resposta
  • 27/07/2018 em 21:22
    Permalink

    Isso não é boato não. Bolsonaro vence em tudo.

    Resposta
    • 06/08/2018 em 18:15
      Permalink

      É boato cara, o próprio já se pronunciou a respeito, você vai mesmo duvidar?

      Resposta
  • 27/07/2018 em 21:05
    Permalink

    Tá insistindo muito nessa notícia. Começo a desconfiar que o fake é você.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)