Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pesquisa do Paraná Pesquisas de hoje mostra que Bolsonaro vence em todos os estados #boato

Pesquisa do Paraná Pesquisas de hoje mostra que Bolsonaro vence em todos os estados #boato

Pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas mostra que Bolsonaro vence eleições de 2022 em todos estados no 1º turno, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Pesquisa do Paraná Pesquisas mostra que o presidente Jair Bolsonaro venceria as eleições de 2022 em todos os estados.

Como falamos no último texto que escrevemos, o início do desenho do cenário eleitoral de 2022 está fazendo com que notícias falsas já desmentidas por aqui voltassem a circular na Internet. A última delas trata se um pesquisa eleitoral bombástica do Paraná Pesquisas.

Uma mensagem aponta que o instituto de pesquisas teria divulgado uma pesquisa eleitoral para as eleições de 2022 na qual Bolsonaro estaria em primeiro lugar em todos os estados. O texto chega a aponta que o atual presidente estaria com até 82% das intenções de voto em alguns locais. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Pesquisa realizada hoje! Paraná pesquisas registrado no TSE: *Bolsonaro* Vence hoje em todos os estados, porque o povo quer que ele continue!

Acre: Bolsonaro 74,18 % Alagoas:Bolsonaro 58,36% Amapá: Bolsonaro 72,29% Amazonas: Bolsonaro 66,18% Bahia: Bolsonaro 69,62% Ceará: Bolsonaro 67,46% *Distrito federal*: Bolsonaro 71,25% *Espírito santo*: Bolsonaro 80,70% *Goiás*: Bolsonaro 77,25% Maranhão: Bolsonaro 61,90% Mato Grosso: Bolsonaro 60,36% Mato Grosso Sul: Bolsonaro 54,55% Minas:;Bolsonaro 62,81% Pará: Bolsonaro 59,67% Paraíba: Bolsonaro 60,91% Paraná: Bolsonaro 67,88% Pernambuco: Bolsonaro 68,09% Piauí: Bolsonaro 65,71% Rio Janeiro: Bolsonaro 69,72% Rio Grande Norte:Bolsonaro 76,51% Rio Grande Sul: Bolsonaro 69,39% Rondônia Bolsonaro 69,85 % Roraima: Bolsonaro 60,43%*Santa Catarina: Bolsonaro 82,41%* *São Paulo: Bolsonaro 71,47%* Sergipe: Bolsonaro 61,13% Tocantins: Bolsonaro 61,23%

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

COMPARTILHE E MOSTRE QUE O POVO CANSOU DE SER BESTA! PORQUÊ O POVO QUER RENOVAÇÃO! Se vc faz parte deste povo, confirme repassando a amigos essa aspiração de alguem honesto sentado na cadeira de presidente de um Brasil renovado. Faça isso, e não se arrependerá.

Pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas mostra que Bolsonaro vence eleições de 2022 em todos estados no 1º turno?

Não demorou muito para a mensagem viralizar na Internet (desta vez, por meio de um arquivo JPG). Porém, não é verdade que o Paraná Pesquisas fez uma pesquisa mostra esses resultados.

Na realidade, a mensagem que está circulando na Internet é uma nova versão de um boato que já desmentimos algumas vezes. Como boa parte do desmentido que fizemos na última oportunidade, em 2020, relembre o que escrevemos na época, saiba como a história surgiu e já voltamos para complementar.

Em dezembro de 2017, uma mensagem falsa atribuída a uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha apontava também que Bolsonaro ganhava em todos os estados. Muitos dos números “nova pesquisa do Paraná Pesquisas” também foram utilizados na notícia falsa sobre o Datafolha. Ou seja: foi só uma “repaginada em uma fake news antiga”.

Na “repaginada”, o site que espalhou a mensagem no WhatsApp (e reconhecidamente uma página de fake news) conseguiu colocar algumas das características de notícias falsas nela: caráter alarmista, erros de português e pedido de compartilhamento. Não podemos reclamar da mensagem ser vaga ou não citar fontes confiáveis. E aí chegamos ao ponto final da checagem.

Ao procurar sobre a tal pesquisa no site do Paraná Pesquisas, não só não a encontramos (há o resultado apenas em alguns estados brasileiros) como também descobrimos um desmentido oficial. Leia o que o instituto escreveu a respeito da fake news.

O Instituto Paraná Pesquisas vem a público esclarecer que não publicou pesquisa com resultados para todos os estados brasileiros. Pedimos que ao receber essa notícia não considere, pois trata-se de uma notícia falsa.  O Instituto Paraná Pesquisas estará tomando todas as medidas cabíveis e possíveis para esse caso.

Voltando a 2021. Resolvemos procurar no site do Paraná Pesquisas por informações sobre a pesquisa que coloca Bolsonaro na frente em todos os estados (vai que, né?). Como era de se esperar, a pesquisa não estava no site.

Vale dizer que a última pesquisa que tivemos acesso, de julho de 2021, coloca Lula um pouco à frente de Bolsonaro (na realidade, em empate técnico) e não cita resultados por estado.

Resumindo: assim como nas outras vezes, a mensagem que circula online e aponta que uma pesquisa do Paraná Pesquisas coloca Bolsonaro em primeiro lugar em todos os estados é falsa. Na realidade, é uma nova versão de um boato que já desmentimos algumas vezes aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso